quarta-feira, 27 de maio de 2009

A Caminhada continua

Prefeito da cidade de Porto Feliz, Claudio Maffei tem recebido apoio de diversos populares nessa sua caminhada contra a instalação de presídio no município Na noite de segunda-feira, 25, a comitiva recebeu a visita do coordenador da Macro-Região do PT, Geninho, e sua esposa Déia, vereadora em Mairinque. O local do encontro foi no km 39 da rodovia Castelo Branco, onde a comitiva montou acampamento para passar a noite.
O prefeito ficou muito grato pelo gesto de solidariedade da vereadora Déia e, também, prestou sua solidariedade aos mairinquenses que estão lutando contra a instalação de presídio em Mairinque.
Lembrando que a vereadora Déia(PT) é autora de projeto que proíbe a instalação de unidades prisionais no município. Projeto este que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

ANIMAIS EM CIRCO

O Projeto de Lei 9/09-L da vereadora Déia que proibi animais em circo foi aprovado e o Prefeito enviou Veto total do projeto.

O artigo 1º, alterou artigo da lei nº 2.752/08 e passou a ter a seguinte redação: "Fica proibida a instalação e a expedição de alvará de licença para circos, espetáculos congêneres e eventos, ou similar, que utilizem ou exibam animais como atrativo."
E estabelece multa pelo não cumprimento ao disposto de 900 (novecentos) UFM (Unidade Fiscal de Mairinque) por espetáculo apresentado.

Na justificativa, esta registrado que nunca podemos nos esquecer que os circos são importantíssimos instrumentos culturais. Nos últimos anos tem intensificado o movimento pela proibição de animais em espetáculos circenses, com os mais diversos argumentos, entre eles o de que sem os animais os artistas são mais valorizados, pois sozinhos conseguem maravilhar as platéias. Esta é a evolução natural do circo: prestigiar o ser humano.
O maior exemplo disso é que diversos países já optaram pela proibição do uso de animais em circos (Áustria, Costa Rica, Dinamarca, Finlândia, índia, Israel, Cingapura e Suécia), e, no Brasil, a proibição existe em 5 estados e em mais de 50 cidades.
Animais em circo sofrem uma vida inteira de maus-tratos. Estes não incluem apenas as formas desumanas de treinamento (em sua maioria com o uso de choques, chicotes ou bastões pontiagudos), mas também os espetáculos em si, onde os animais por sofrerem agressões para um suposto aprendizado, se comportam como nunca se comportariam na natureza, apenas por um capricho do ser humano. Além disso, passam suas vidas em espaços muito pequenos e em constante transporte, circunstâncias que causam alto grau de estresse aos animais. E, para piorar a situação, muitas vezes não têm à disposição alimento de qualidade ou em quantidade suficiente.

Em Mairinque a nossa luta é pela derrubada do veto do Prefeito.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

CPFL Cultura retoma programação do Café Filosófico em Sorocaba

"A crise e a atualização das relações amorosas" será o primeiro tema do ano

"A crise e a atualização das relações amorosas" é o tema do primeiro módulo do ano no Café Filosófico CPFL Cultura em Sorocaba, que será retomado no dia 29 de maio, às 19 horas, no Auditório da CPFL Piratininga. A série de quatro encontros, com curadoria do psiquiatra, psicoterapeuta e sexólogo Joaquim Zailton Motta, debaterá perspectivas e alternativas dos relacionamentos interpessoais, refletindo sobre o conforto das idealizações, o impacto das verdades, a objeção aos instintos, a natureza concreta dos sentimentos e a abstração dos romances.

O curador
Autor de vários livros, entre eles "Amores Humanos, Traições Divinas" (Casa do Psicólogo), Joaquim Zailton Motta é articulista do jornal Correio Popular, de Campinas, e foi professor-convidado do curso de especialização em sexualidade humana da Unicamp e membro do Departamento de Neuropsiquiatria da PUC-Campinas.

Programação
29/5 - 19h"A crise e a (re)pulsão amorosa e sexual"Oswaldo Martins Rodrigues Jr - psicólogo e psicoterapeuta sexual.
5/6 - 19h"Amar: iludir ou esclarecer?"Joaquim Zailton Motta - médico pela UNIFESP, psiquiatra, psicoterapeuta e sexólogo.

12/6 - Não haverá programação.

19/6 - 19h"Amor X Sexo: a crise da contemporaneidade"Ana Cristina Canosa - psicóloga, especialista em educação sexual e terapia sexual.

26/6 - 19h"As conexões e desconexões do amor"Suzana Herculano-Houzel - neurocientista com pós-graduação nos EUA, França e Alemanha, bióloga formada pela UFRJ, professora e pesquisadora da UFRJ.

Serviço

A programação da CPFL Cultura em Sorocaba é realizada no Auditório da CPFL Piratininga (Avenida Armando Pannunzio, 1555 Jd. Romilda), aberto a partir das 18h. A entrada é gratuita e por ordem de chegada (capacidade: 90 lugares). Mais informações pelo telefone (15) 3229-4191 ou pelo site http://www.cpflcultura.com.br/lista/sorocaba

Corte de Eucaliptos!!!!

O corte de eucaliptos em áreas públicas tem preocupado a todos. Pessoas ficam indignadas, já que diante dos problemas das mudanças climáticas os especialistas alertam para que se tenha muito cuidado com as interferências no meio ambiente.
Na última sexta, 15 de maio de 2009, populares me ligaram e constatei que uma equipe prestadora de serviço já havia carregado em um caminhão toras de eucaliptos, retiradas da área pública situada atrás da Escola Lellis Ito. Liguei para a Guarda Civil Municipal que encaminhou para a Delegacia de Polícia a equipe, motos serra, o caminhão carregado e um trator.
O responsável pela equipe disse que tinha autorização do Sr. Benedito do Meio Ambiente, mas apresentou-nos somente uma cópia de um Decreto Municipal. Até o Prefeito Denys compareceu à Delegacia e novamente o autuado apresentou a mesma cópia do Decreto Municipal 5.338/09. Devemos aguardar o desenrolar desse fato, mas esses cortes de eucaliptos nas áreas públicas precisam parar. Outras ocorrências relacionadas à corte de eucalipto em área pública na av. Alberto Cocozza, Av. Paulo Azzine na cabeceira de nascentes foram registradas recentemente, e na Câmara esse assunto tem sido muito discutido.
Muitas são as dúvidas sobre o que motiva esses cortes. Há muitas árvores já tombadas nas áreas citadas e na área entre a Av. Alberto Cocozza e o Jd. Reneville, o encaminhamento é do interesse de todos.
Dias depois, segunda-feira (18/05/2009), novamente a denúncia que mais eucaliptos estavam sendo cortado. Dessa vez era no conhecido “morrinho”, no Jd. Cruzeiro, especificadamente na linha férrea que ali passa. A concessionária ALL (America Latina Logística), com a intenção de não prejudicar o trânsito de trens, começou a cortar eucaliptos que de alguma forma apresentava perigo.






Novamente a Guarda Municipal interveio juntamente do Dept. de Meio Ambiente, tomaram as atitudes cabíveis para que essa madeira parasse de ser cortada e levada para venda. Isso tudo acontecendo sem a devida autorização da Prefeitura. Esta Vereadora recebeu a denúncia, e solicitou que fosse verificada a veracidade, comprovando assim, mais um atentado ao nosso bem natural.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

"Defendo que a Prefeitura retome o serviço de água e esgoto"

Com um Plano de Saneamento, diagnosticando a situação, pontuando as obras, prazos e até a estimativa de custos para que se possam captar recursos dos Governos, Estadual e Federal para investimento no setor. Pelos jornais temos acompanhado os municípios de Sorocaba, Votorantim, Porto Feliz e Cerquilho onde o serviço é da Prefeitura, pelos SAAE’s e onde nos últimos 5 anos construíram estações de tratamento de esgoto elevaram o atendimento de redes de água e esgoto para quase 100% da população urbana.

Relembrando:
Em 2007 depois de 10 anos o Supremo Tribunal Federal julgou irregular o contrato de prestação de serviços de água e esgoto entre a Prefeitura de Mairinque e a Ciágua. Essa empresa saiu devendo contas de energia elétrica de mais de 5 milhões de reais, não cumpriu o contrato pois não fez a Estação de Tratamento só para citar um dos descumprimentos. Desde então a prefeitura tem firmado contratos emergenciais com empresas para a prestação do referido serviço. Inicialmente foi a Uniáguas e atualmente a Qualitá que paga à Prefeitura um valor de R$20mil por mês.
O projeto de autoria do Prefeito Dennis, O PL 08/2009 de concessão desses serviços por mais 30 anos, deu entrada na Câmara há algumas semanas. Como presidente da Comissão Permanente de Orçamento me juntei às Comissões de Justiça e a de Obras para que numa Audiência Pública esse projeto fosse debatido, assim como a própria Lei Federal 11.445/07 que esta vigor e determina que os municípios devam ter planos de saneamento pontuando os problemas, onde falta rede de esgoto, quando será feito o tratamento, entre tantas outras ações não somente relativo a esgoto, mas a água, drenagem e lixo.
Na audiência, Plenário tomado pelos munícipes, falamos pelas comissões e a Qualitá, Sabesp, Prefeito e sua consultora Infra Engenharia, vereadores e a população fez perguntas e dirigiu algumas por escrito.

No dia seguinte, conforme pactuado na audiência vereadores e prefeito, conversamos com a Promotora Pública.Na sessão de 13 de maio o PL 08/09 foi retirado por 6 sessões e isso nos dá um prazo, embora curto, voltando o projeto no final do mês de junho para a votação. Estudos, visitas e outras audiências públicas serão necessárias para esclarecimentos sobre as modalidades Concessão e Autarquia.

Vereadora Déia Questiona

Na última Sessão (13/05/2009), a vereadora Déia enviou requerimento ao Executivo, questionando quando poderá ser efetuada alguma medida para não expor os cidadãos ao esgoto a céu aberto, como se encontra o córrego Carvalhal, localizado no bairro do Jd. Cruzeiro.

Leia na íntegra o presente requerimento:

Considerando que nos fundos das casas da Prefeitura, ocupadas por servidores municipais, passa o córrego carvalhal, que recebe esgoto in natura do loteamento Jardim Cruzeiro “A”, entre outras localidades, causando inúmeros transtornos, principalmente para os moradores;

Considerando que o local indicado na foto situa-se no final da referida rua e é outro ponto de lançamento de esgoto;

Considerando que esse caso é parte da questão do planejamento das obras de interceptores, emissário e tratamento de esgoto do município, cujo cronograma das obras não se tem conhecimento, é que

Requeiro do Chefe do Executivo, nos termos regimentais, as seguintes informações:
1) Qual a tratativa da Prefeitura com a empresa Qualitá para a solução desse problema?
2) Para quando poderá ser feito, pelo menos, o afastamento desse esgoto?

Gabinete da Vereadora Déia, 12 de maio de 2009.










É claro, que o melhor para nossa cidade seria uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), mas enquanto isso não surge para o município, que pelo menos os mairinquenses não tenham que conviver com mau cheiro, risco de infecções, problemas com animais que vivem perto desse esgoto... entre tanto outros fatores prejudiciais à saúde.
Aguardemos agora, a resposta do Executivo.

quinta-feira, 14 de maio de 2009






Telessaúde: tecnologia a serviço do SUS. Participe de debate ao vivo no Canal Saúde, sexta (15), às 13h.

Como a tecnologia pode diminuir distâncias físicas e de conhecimento, circulando informação especializada por todo o país. Perguntas para http://mce_host/compose?to=canal@fiocruz.br ou ligue 0800 701 8122.


O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, vai debater a telessaúde a serviço da saúde pública brasileira, sexta-feira (15), às 13h. Veja qual o impacto dessa tecnologia na rotina de um posto de saúde no interior do país no momento de o médico do PSF ouvir a opinião de um especialista da Capital, por exemplo. A equipe de reportagem do Canal Saúde esteve no Rio Grande do Sul, onde mais de 40 municípios recebem apoio e consultoria a distância para mostrar como o Telessaúde Brasil funciona. Participe.



O público poderá esclarecer dúvidas ao vivo pela WEB <http://www.canalsaude.fiocruz.br/>, no chat, ou assistindo pela NBR e ligando 0800 701 8122. Se preferir, pode antecipar a pergunta pelo e-mail canal@fiocruz.br

Convidados – para debater o tema, estarão no estúdio representantes: da coordenação do Telessaúde Brasil, diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), Ana Estela Haddad; da coordenação do Núcleo de Telemedicina do Amazonas, professor Cleinaldo de Almeida Costa; e da Universidade de São Paulo, Drº Chao Lung.

Integração – O Telessaúde Brasil tem por objetivo integrar as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) das diversas regiões do país com os centros universitários de referência, para melhorar a qualidade dos serviços prestados em atenção primária, diminuindo o custo de saúde através da qualificação profissional, redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e por meio do aumento de atividades de prevenção de doenças (Fonte: Telessaúde Brasil).

Sala de Convidados – Na internet, acesse <http://www.canalsaude.fiocruz.br/>, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas: http://mce_host/compose?to=canal@fiocruz.br. No caso da televisão, é necessária uma antena parabólica conectada ao aparelho. Para saber como sintonizar a NBR em sua cidade, acesse http://www.radiobras.gov.br/nbr/cidadesn-br_2004.htm ou http://www.radiobras.gov.br/estatico/tv_nbr_sintonize.htm. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.

Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz

Marcelo de Castro Neves(21) 3194-7700 / 3194-7704 / 0800-701-8122 / ascom@fiocruz.br

Canal Saúde/FiocruzLevando educação em saúde e cidadania para todo o Brasil

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Caravana do PT mobiliza militância da Macro Sorocaba neste Sábado

O Diretório Estadual do partido está realizando as Caravanas do PT em todas as Macros Regiões. O objetivo é organizar o partido, por meio da militância e dos movimentos sociais, para os desafios atuais e para a disputa de 2010, por meio de uma oposição mais intensa ao governo estadual do PSDB.

A proposta é que cada Caravana seja um acontecimento político, com a participação de companheiros e companheiras, diretórios municipais e comissões provisórias. A intenção é mobilizar os representantes de nossa frente institucional - prefeito, vices, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, como também a militância que está organizada nos movimentos sociais - sindical e popular, e, por fim, os filiados e filiados de nosso partido. As Caravanas servirão à construção de um programa de governo alternativo para o estado e, portanto, contam com a participação de dirigentes e lideranças de envergadura nacional e estadual.

A Caravana Estadual do PT estará na Macro Sorocaba no próximo final de semana.

Estão confirmadas as presenças do Senador Aloísio Mercadante; do Presidente Estadual, Edinho Silva; do Deputado Estadual Hamilton Pereira; da Representante do MEC/SP, Iara Bernardi e dos prefeitos Cláudio Maffei(Porto Feliz), Carlos Pivetta(Votorantim) e Geremias Ribeiro(Piedade)

DIA: 16 DE MAIO, PRÓXIMO SÁBADO
Local: Universidade Paulista - UNIP Sorocaba Av. Independência, 412 - Jardim Éden - Sorocaba - SP(MAPA ANEXO)
Tel.: (15) 3412-1000
HORÁRIO: 8h30
A programação da Caravana à Sorocaba começa, às 8h30, com um café da manhã com a presença de dirigentes partidários, parlamentares, prefeitos e lideranças dos movimentos sociais.


Estrutura básica
1. Mesa de abertura: 9:30h às 10:30h
2. Mesa de conjuntura - nacional, estadual e local: 10:30h - 12:00h
3. 12:00h - 14:00h - almoço
4. Painel sobre organização partidária e trabalho em grupo - 14:00h - 17:00h
5. Leitura das propostas dos grupos e encerramento - 17:00h - 17h30
Mobilizar o PT para derrotar a direita em São Paulo e no Brasil Construir 2010 desde já

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Projetos Aprovados

Na última sessão (14ª), no dia 06/05/2009, dois importantes projetos foram votados.

O primeiro refere-se ao projeto de autoria da vereadora, referente a firmar um convênio a entre o Gov. Federal e a Prefeitura, para a implantação da Farmácia Popular do Brasil. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, mas o prefeito Vetou por completo. Depois de uma breve discussão, a vereadora apresentou os benefícios do Programa: remédios de marca por até 90% mais barato. A lista de remédios chega por volta dos 110 medicamentos, muitos deles para diabéticos e hipertensos, hoje os vilões do bolso da população.
Ao final, a votação foi nominal: rejeitaram o veto os vereadores: André, Jorginho, Geovana, Teixeira, Dr. Arlindo e Déia; votando favorável ao veto: Dr. Sérgio, Ricardo e Alex.
Portanto, o prefeito terá 48hs pra promulgar o projeto em lei, ou se ele não se manifestar, o presidente da câmara tem poder para fazer isso.

O segundo projeto da noite foi o referente à Proibição de Construção de Presídio em Mairinque, ou qualquer outra do gênero. Com menor discussão nesse, lembrou-se o fato de como o Governador José Serra, de maneira autoritária, decretou a vinda do CDP para MK e outras 48 cidades.
Não consultando a população, não realizando audiências públicas, sem ao menos saber dos impactos possíveis na área escolhida. Assim, por unanimidade o projeto foi aprovado e agora Mairinque conta com mais uma ferramenta para poder derrubar o Decreto do Governador, conquistando a idéia do Governador trazer esses CDP pra cá.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Falando à Rádio

Na última quarta-feira (06/05/2009), esteve na Rádio Gazeta News, de Mairinque. Recebida com gentileza do locutor Castellani, a vereadora discorreu sobre questões de interesse da população, levando a todos através das ondas sonoras, informações que todo munícipe deve estar sabendo.

Por volta de 30 minutos de bate-papo, a vereadora relatou sobre o CDP que foi decretado pelo Governador José Serra. Assim, apontou o repúdio perante essa decisão e em reposta, entrou com projeto 12/2009, referente à Proibição de Construção ou Instalação de Presídios, Cadeias, Centros de Ressocialização no município de Mairinque.
Muitas reuniões já foram feitas no bairro, onde se localiza a propriedade destinada para esse fim. Na Câmara, a presença de populares já foi marcante, sensibilizando os vereadores para a questão delicada.
Para finalizar, convidou a população mairinquense para comparecer na Câmara e acompanhar a votação.

Aproveitando o momento, ressaltou o convite para uma Audiência Pública no dia 12/05, às 18hs30. Nessa audiência, será discutido o projeto de lei do Prefeito, que dispõe sobre a Concessão do serviço de água e esgoto em nossa cidade. Assim, espera-se uma grande participação nesse dia para ouvir as reclamações do povo, as sugestões e deixar claro se a maioria da população prefere Autarquia (Prefeitura assume o serviço), ou, se deixará para uma empresa privada uma concessão, como foi o caso da Ciágua.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Bernardo: Alterações na poupança não causarão prejuízos aos investidores

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, disse na última quinta-feira (30), após reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), que as mudanças na caderneta de poupança não trarão prejuízos aos poupadores. O ministro também garantiu que não haverá anúncios de surpresa sobre as alterações.
“Qualquer mudança que seja feita no governo do presidente Lula não será tempestiva. Vai ser feito com divulgação prévia e não vai ser da noite para o dia. E não vamos prejudicar os poupadores”, disse Bernardo.
O ministro negou ainda que o debate sobre as mudanças nas cadernetas de poupança seja “ideológico” no momento. Ele defendeu que as discussões sobre as alterações devem ser cuidadosos e sobretudo preventivo. “Não queremos que apareça aqui uma pessoa como George Soros, que tem muito dinheiro, e ele já falou que é um especulador, para depositar US$ 15 milhões na poupança e achar que tem a mesma garantia do seu Antônio e dona Maria, que tem que ser protegido e vão continuar.”
Bernardo afirmou ainda que não se deve cair no que ele chamou de “propaganda mau-caráter na televisão", que dizia que o governo vai mexer na poupança, numa referência a propaganda partidária exibida pelo PPS.

(fonte: www.pt.org.br)

UMA BOA HORA PARA TROCAR ALGUNS ELETRODOMÉSTICOS


BB vai lançar linha de financiamento para linha branca com juros de 1,99%

O Banco do Brasil vai lançou, na última quinta-feira (30), uma linha de financiamento para produtos que tiveram redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) – geladeiras, fogões e máquinas de lavar. A taxa de juros será a partir de 1,99% ao mês, e o prazo de pagamento vai até 60 meses. A primeira parcela pode ser paga em até 180 dias, mas nesse casos os juros serão maiores.
A taxa de 1,99% é a menor já oferecida pelo banco para o financiamento direcionado. Antes, a menor era de 2,66%. 18 grandes varejistas já fecharam contrato com o BB para oferecer esse financiamento.
Segundo o presidente do BB, Aldemir Bendine, a idéia de lançar esse nova linha surgiu porque deve haver uma procura maior por esses produtos, por causa da decisão do governo de reduzir o IPI.