segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Formatura PLP´s


As mulheres da 4a. turma do curso Promotoras Legais Populares - PLP - receberam certificados no dia 26 de novembro. A Câmara Municipal de Mairinque estava tomada pelas ex-PLP'S, familiares, convidados e palestrantes do curso. A Sessão Solene aberta pelo Vice-Presidente, Vereador Teixeira que convidou a Vereadora Déia para conduzir os trabalhos.
A Vereadora Déia que também é uma das coordenadoras do curso, esclareceu a origem e importância do curso em seguida convidaram a Sra. Elza R.B. Merguizzo e o Dr. Wilson Medina representando os palestrantes, o Sr. Justo Vice Prefeito de Alumínio e a Professora Iara Bernardi representante do Ministério da Educação para mesa.Esse curso é gratuito e dirigido ás mulheres. A iniciativa é da União de Mulheres de São Paulo e tem o apoio do Instituto de Advocacia Pública e do Movimento do Ministério Público Democrático. Os palestrantes, todos voluntários, passam às mulheres conhecimento nas áreas de saúde, feminismo, direito,meio ambiente, cidadania.O objetivo é fortalecer a cidadania. A entrega dos certificados acontece nos 16 Dias de Ativismo que começa no Dia 25 de novembro Dia Latino Americano de Combate a Violência Contra as Mulheres, segue no dia 1 de dezembro Dia de Combate a AIDS e termina no 10 de dezembro.Ao final a coordenação agradeceu os parceiros e colaboradores do curso Prefeitura de Alumínio, Associação de Apoio a Criança e ao Adolescente de Alumínio,Padaria Ponsoni e Ótica Sorocaba e à Câmara Municipal de Mairinque.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PRESIDIO e SABESP em Mairinque


Na última reunião do CBHSMT - Comitê da Bacia dos Rios Sorocaba e Médio Tietê - eu, Ildéia Maria de Souza - membro titular do colegiado, cobrou a manifestação que solicitou do CBHSMT sobre a instalação do presídio no bairro Cristal em Mairinque. Há meses aguardamos.

O estado havia recuado e agora a licitação foi reaberta, ou seja, o processo para contratação de empresa para a construção dos pesídios. É preciso retomar a luta.

Também perguntou à SABESP, que também é membro titular, se havia interesse da empresa pelo serviço de água e esgoto em Mairinque, o que foi confirmado pela SABESP.

O PREFEITO VAI CONTRATAR UMA OUTRA CIÁGUA?
Dia 26 de novembro, o prefeito Dennys marcou a abertura do certame licitatório, ao qual ele deu início há dois meses para análise das empresas privadas interessadas no saneamento em Mairinque. Parece que a SABESP, cuja maior parte do capital é do Estado, também participará.

O certame licitatório é pública e esta marcada para 10h na prefeitura.
A Câmara rejeitou a Lei que o Prefeito encaminhou para concessão dos serviços e, em seguida o Prefeito seguiu o processo com aquela Lei, do século passado, e que deu origem à CIÁGUA, a empresa que veio, deixou um rastro negativo e que depois de 10 anos a Ação Popular a expulsou daqui.
Agora vem o Prefeito Dennys de novo acenando com nova empresa privada, para prestar o serviço de água e esgoto de nossa cidade!!!

Já é publico que defendemos que a prefeitura monte um serviço autônomo forte. Defendemos o emprego dos funcionários da empresa Qualitá, atual prestadora do serviço em caráter emergencial e estão desde a década de 90, e ontem (24/11), protocolamos REPRESENTAÇÃO no Ministério Público no sentido de impedir o processo de entrega, do que temos de mais precioso: nossa água.
Outra representação sabemos que tramita no MP, originadas em ONG´s e Associações de Mairinque.
As próximas horas são fundamentais. Acompanhe.

A licitação é um ato público, qualquer cidadão poderá comparecer na Prefeitura para ver o momento da abertura dos envelopes com as propostas.

Entrega de Certificados


A Câmara Municipal de Mairinque terá o prazer, dia 26 de novembro de 2009 às 18hs30, em sessão solene proceder à entrega de certificados de participação no Curso Promotoras Legais Populares (PLP´s), às cidadãs residentes no município de Mairinque e cidadãs residentes no município de Alumínio, que concluíram o 4º Curso Promotoras Legais Populares.
Todos estão convidados!!!
O Curso Promotoras Legais Populares é um curso da União de Mulheres de São Paulo, apoiado pelo Movimento do Ministério Público Democrático e pelo IBAP Instituto de Advocacia Pública.
É a 4ª Turma de PLP’s da nossa região. Em 2006 ele foi realizado em São Roque em parceria com OAB – Ordem dos Advogados de Brasil. Em 2007 aqui em Mairinque em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos, e ano passado e no presente ano em Alumínio.

O compromisso das mulheres PLP´s é com a defesa dos Direitos das Mulheres, as lutas feministas. A promotora legal é uma liderança capaz de dar orientação diferenciada sobre os direitos das mulheres, observar e agir quando no dia a dia esses direitos são violados. Não há que se confundir a atuação de uma PLP com a atuação do profissional e da profissional do Direito já que esses tem a capacidade postulatória. Enfim as PLP são fundamentais na construção de um mundo mais justo e solidário.
Lembrem-se: Dia 26 de novembro, às 19hs30, na Câmara Municipal de Mairinque

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Exame de HIV



Saber é um direito Seu!

Faça um Exame Gratuito, de 16 de Novembro à 1º de Dezembro. No Centro de Saúde da Vl. Sorocabana:
06hs às 19hs (segunda à sexta)
07hs30 às 16hs (dia 28, sábado)
07hs30 às 12hs (dia 29, domingo)

Por que fazer o teste anti-HIV?
Por enquanto, a AIDS não tem cura, mas tem tratamento.
Os medicamentos oferecidos a todos os portadores de HIV/AIDS garantem qualidade de vida.
Quem tem HIV e não sabe, além de não se cuidar pode transmitir o vírus involuntariamente.
Não deixe o medo e o preconceito impedi-los de fazer o teste anti-HIV.
Quanto antes for feito o diagnóstico, maior a possibilidade de sucesso do tratamento.
Fazer o teste e saber o resultado pode ser uma decisão difícil, mas é um passo decisivo para sua saúde e para o controle da AIDS no país.

HIV ou AIDS? AIDS ou HIV?
Você sabe a diferença entre HIV e AIDS? Muitas pessoas acham que se trata da mesma coisa, mas HIV é o vírus da imunodeficiência humana e a AIDS é a doença provocada pelo vírus. Uma pessoa pode ter o HIV e não ter AIDS. A doença pode levar anos para aparecer.
Quando alguém tem AIDS, o HIV destrói as células de defesa do corpo, o organismo enfraquece e as doenças oportunistas podem se manifestar.
Atenção! Uma pessoa com HIV pode transmitir o vírus sem ter desenvolvido AIDS. Por isso, é importante usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringas e agulhas.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

PED 2009

Domingo tem eleição no PT
Das 9h às 17h
Câmara Municipal de Mairinque


O PT É UM PROJETO COLETIVO
COMPAREÇA E EXERÇA SUA CIDADANIA PETISTA


PRESIDÊNCIA MUNICIPAL

José Davi - 500

CHAPA MUNICIPAL

Partido de Lutas e de Massa - 600

PRESIDÊNCIA ESTADUAL

Edinho - 330

CHAPA ESTADUAL

Partido de Lutas e de Massa - 400

PRESIDÊNCIA NACIONAL

José Eduardo Dutra - 180

CHAPA NACIONAL

O Partido que Muda o Brasil - 280

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Pedido de Cassação do Prefeito Dennys será votado segunda-feira



Será nesta segunda-feira, 16/11/2009 às 09hs.

O pedido foi protocolado pelo Vereador Jorginho da Esperança (PMDB), pois o Prefeito desatendeu o estabelecido pela Lei Orgânica do Município, no que diz respeito às respostas de requerimento formuladas pelos vereadores.
Então, a acusação foi enviada ao Prefeito que teve 10 dias para apresentar sua defesa prévia, por escrito à Câmara. Após o recebimento, o Presidente da Câmara, estabeleceu a próxima segunda-feira (16/11/2009) às 09hs, como sessão extraordinária para acolhimento ou não da defesa.
Caso a defesa seja aceita, o pedido de cassação será arquivado, mas, se rejeitada, na mesma sessão será composta uma comissão de 3 vereadores a fim de gerar investigação para uma cassação.
O plenário da Câmara estará repleto de populares.

Presidente Lula é o 33º mais poderoso do mundo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a 33ª pessoa mais poderosa do mundo, segundo um ranking preparado pela revista americana Forbes e divulgado nesta quinta-feira.
O ranking completo, com 67 nomes, traz ainda o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, que é o maior produtor mundial de soja, na 62ª posição.A lista é encabeçada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, seguido pelos presidente da China, Hu Jintao, e pelo premiê e ex-presidente russo Vladimir Putin.O presidente do Fed, o Banco Central dos Estados Unidos, Ben Bernanke, é considerado pela revista o 4º homem mais poderoso do mundo.Segundo a revista, a compilação da lista tentou responder a questões como que influência as pessoas têm sobre outras, o controle que elas têm de grandes recursos financeiros e o poder que elas têm em múltiplas esferas.
A revista justifica a escolha de Lula como 33º de sua lista dizendo que ele “governa o maior produtor de alimentos do mundo, o maior exportador de açúcar, de suco de laranja, de café, de carne e de frango”.A Forbes comenta que seu “projeto de estimação” é a exploração dos vastos campos de petróleo na costa brasileira, “tornando o país o número 1 no mercado de carbono projetado em US$ 125 bilhões”.
BBC Brasil

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

MACRO SOROCABA DEBATE PROGRAMA DE GOVERNO E CHAPA ESTADUAL


No último sábado (07/11) a Macro de Sorocaba, que é coordenada pelo companheiro Geninho, realizou no período da manhã um debate sobre as Diretrizes do Programa de Governo do PT para o Estado de São Paulo a ser apresentado nas eleições do ano que vem e no período da tarde ocorreu o debate das chapas que disputarão o PED Estadual.
O encontro transcorreu durante todo o dia com a participação de aproximadamente 100 pessoas entre militantes, filiados e simpatizantes.
Para o debate sobre as Diretrizes do Programa de Governos para São Paulo foram abordados três tópicos. O Deputado Estadual Hamilton Pereira explanou sobre a atual conjuntura do governo estadual; o Presidente do Sindicato dos Médicos de Sorocaba, Dr Sérgio Ismael, abordou o desmonte da saúde pública no governo do PSDB e a ex deputada Federal e atual Representante do MEC em São Paulo, Iara Bernardi, discorreu sobre os avanços da educação no governo Lula e a falta de projeto para a educação no governo Serra. Ao final de cada exposição foi aberto um amplo debate com os petistas.
À tarde houve o debate com representantes das chapas que disputarão a direção estadual. Estiveram representadas as chapas: PT de Lutas e de Massas; Um Novo Rumo para o PT; Esquerda Socialista; Mensagem ao Partido; Construindo um Novo Brasil – Articulação São Paulo e Virar a Esquerda, Reatar com o Socialismo. Com o mesmo entusiasmo da manhã a militância debateu com os representantes das chapas sem arredar pé do encontro.
Para o coordenador da Macro, o encontro teve grande êxito, já que estiveram representadas 16 cidades da macro e contou com a participação entusiasmada da militância petista do começo ao fim dos debates. “O encontro de hoje é uma afirmação da capacidade que o partido tem em construir um projeto de governo e da mesma forma construir um PT cada vez mais forte e mobilizado”. Concluiu Geninho.
VEREADORA DÉIA DISCUTE GOVERNO ESTADUAL

Déia em sua fala enfatizou que o Governo do Estado esta em falta com os municípios, que vivem graves problemas na área de saúde. O Governo deixou de aplicar, anos seguidos, milhões de reais em diversas áreas do governo, mas, principalmente na saúde. Isso afeta a todos e constatamos diariamente na nossa região: Mairinque hospital fechado, Ibiúna enfrenta grave crise e assim por centenas de municípios.
Precisamos que em São Paulo, as políticas sérias que deram e estão dando certo no Brasil, sejam aplicadas no estado mais importante da Nação.

UMA VIDA SEM VIOLÊNCIA


Ações e atitudes que podem fazer a diferença para o fim da violência contra as mulheres.
Acabar com a violência contra as mulheres é um dever de todas/os, não basta apenas esperar que algo seja feito, é necessário agir. Organize um evento de sensibilização e mobilização em seu estado ou município no período da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres que, no Brasil, acontece entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro.
O Slogan da Campanha 2009 - “Uma vida sem violência é um direito das mulheres. Comprometa-se. Tome uma atitude. Exija seus direitos” convoca a sociedade a repensar suas ações e assumir uma postura radical de enfrentamento à problemática.
COMPROMETA-SE: todas e todos somos responsáveisToda as pessoas e Instituições têm responsabilidade para eliminar a violência contra as mulheres. Trabalhando juntos – mulheres, meninas, homens, meninos, e pessoas de todas as gerações, ofícios, orientações sexuais, posições políticas e estratos socioeconômicos – podemos acabar com a violência contra as mulheres. Existem diversas maneiras de se comprometer com essa causa, seja de forma coletiva ou individual. Apóie a Campanha 16 Dias de Ativismo e estimule a participação de outras pessoas. EU APOIO
TOME UMA ATITUDE: podemos fazer a diferença
Há diversas datas e documentos importantes que refletem o resultado de ações e atitudes de milhares de ativistas e defensoras dos direitos das mulheres no Brasil e no mundo afora. A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres convoca as pessoas, organizações e governos a se comprometer e tomar uma atitude para acabar com a violência contra as mulheres. Cada compromisso assumido – uma promessa pessoal, uma lei local ou nacional, uma convenção ou resolução internacional, como a Plataforma de Ação de Beijing – deve ser considerado como uma promessa às mulheres. JÁ É O MOMENTO de tornar realidade essas promessas.
EXIJA SEUS DIREITOS: violência não
Uma vida sem violência é um direito das mulheres assegurado na Constituição Federal (artigo 226, § 8º) e em outros tratados internacionais ratificados pelo Brasil. A Lei Maria da Penha, Lei 11.340/2006, é o principal instrumento para o enfrentamento da violência contra as mulheres no âmbito doméstico e familiar. Também na esfera nacional, o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (2008) e o Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra as Mulheres (2007) reforçam a prioridade de ações articuladas de enfrentamento à violência contra as mulheres. Exija seus direitos, não se cale perante a violência, cobre do poder público e faça valer esses compromissos.
Faça sua parte
No Blog http://www.agende.org.br/16dias/ da Campanha 16 Dias de Ativismo são disponibilizadas informações e sugestões de ações de mobilização para o fim da violência contra as mulheres, bem como os materiais da Campanha deste ano e dos anos anteriores.
Não deixe de encaminhar para nós (campanha16dias@agende.org.br ) os eventos que serão realizados em seu estado ou município. Todos os eventos e ações serão visualizados no Calendário de Eventos do Blog. Para o envio da mensagem é necessário informar:
Nome do evento/ Data / Horário e Local/ Cidade e Estado/ Promoção e Organização

terça-feira, 10 de novembro de 2009

"Por mais alto que os tucanos possam voar, nunca alcançarão as estrelas."


"Por mais alto que os tucanos possam voar, nunca alcançarão as estrelas."

Esta foi uma das frases de um vice-prefeito no encontro dos prefeitos e prefeitas, vices-prefeitos e vices-prefeitas do PT com a pré-candidata Dilma Roussef, em Guarulhos no último dia 07 de novembro.
Saudada com um grito de olê, olé, olé, olá, Dilma, Dilma, por centenas de prefeitos (as) e vices, além de outros militantes, a atual ministra da casa civil, mostrou para que veio, fazendo um discurso competente e militante.
Intransigente na defesa do governo Lula e intransigente na defesa do povo brasileiro, Dilma demonstrou que está preparada para enfrentar a eleição das nossas vidas. A eleição que consumará de uma vez por todas a democracia brasileira, e aprofundará a discussão política de dois projetos: o neo-liberal de FHC e Serra, o projeto tucano e o projeto popular do presidente Lula e da ministra Dilma, o projeto petista e de seus aliados.
É o projeto dos exterminadores do futuro, o projeto das privatizações, da petrobrax, contra o projeto da esperança que venceu o medo, o projeto do estado como indutor de desenvolvimento e do pré-sal.
Nós militantes petistas temos certeza que o povo saberá discernir fazendo uma comparação dos oito anos do governo do presidente Lula em comparação com os 8 anos do governo tucano de Fernando Henrique Cardoso.
Governo tucano onde qualquer marola internacional causava um tsunami no Brasil, contra um governo popular aonde o maior tsunami vindo dos Estados Unidos causou apenas marolas na nossa economia.
Graças à política econômica do nosso governo, garantiu-se, através dos nossos bancos federais e da redução da taxa de juros, além da desoneração de vários impostos, que acreditar no mercado interno é a melhor forma de debandar uma crise.
O Brasil vive seu melhor momento tanto econômico, quanto social, além do grande respeito internacional, por isso nós militantes da esquerda brasileira sabemos que, democraticamente, o terceiro mandato do presidente Lula será a eleição da companheira Dilma como a primeira mulher presidente do Brasil.
CLÁUDIO MAFFEI – Prefeito de Porto Feliz (08/11/2009)

Nota Executiva PT-SP, sobre episódio UNIBAN

A executiva estadual do PT-SP reunida nesta segunda-feira debateu o episódio da violência sexista contra a estudante da UNIBAN de São Bernardo do Campo, Geisy Arruda, ocorrido no último dia 22 de outubro e também o anúncio, por meio de nota oficial, da expulsão da mesma pela direção da universidade realizado ontem, oito de novembro.

A violência física e simbólica contra as mulheres ainda é uma marca presente em nossa sociedade - machista e marcada pela desigualdade de gênero. O episódio de agressão a Geysi Arruda chocou o país pela brutalidade. Em plena ambiente universitário, uma jovem foi submetida à humilhação extrema, quase foi estuprada e agredida fisicamente. Só saiu da universidade sob escolta policial.

Neste episódio, ficam evidentes a intolerância e o falso moralismo, colocando em questão quais os valores estão sendo transmitidos naquele ambiente educacional, e abre um precedente gravíssimo, dada a conduta conservadora dos alunos e alunas que participaram da manifestação.

O mínimo que se espera da direção da UNIBAN é a investigação rigorosa desse episódio terrível de violência sexista, a punição dos agressores, e a apuração das responsabilidades, promovendo um grande debate sobre a opressão às mulheres, sobre os direitos humanos e as liberdades democráticas.

Ao invés disso, a direção da Universidade Bandeirantes (Uniban), em uma inversão total de valores, resolve punir a vítima e expulsar a aluna Geysi Arruda do seu quadro discente. Uma atitude estarrecedora, vazada por meio de nota reacionária, que fere os princípios mais básicos dos direitos humanos, como o respeito à dignidade, à privacidade, a autonomia e à liberdade de expressão.

Pior ainda, uma covardia que coloca a direção da Universidade como cúmplice do que há de mais obscurantista, que é o desrespeito às mulheres, a intolerância e o autoritarismo.

Neste sentido, repudiamos a atitude arbitrária, intolerante e sexista da UNIBAN.

Defendemos a reintegração da aluna expulsa e reafirmamos nosso compromisso com a construção de uma sociedade de mulheres e homens iguais – sem machismo, racismo e homofobia.

SP, 9 de novembro 2009.
Executiva Estadual do PT-SP

DEPUTADO ENIO TATTO E IARA BERNARDI VISITAM MAIRINQUE


Estiveram visitando Mairinque no último, dia 20 de outubro, o Deputado Estadual do PT, Enio Tatto e a professora Iara Bernardi, ex Deputada Federal e atual representante do Ministério da Educação - MEC no Estado de São Paulo. A visita foi a convite da vereadora Déia. O deputado Enio Tatto reservou para Mairinque neste ano, dois aportes de recursos por emenda parlamentar. A professora Iara tem uma relação antiga com a cidade. Lecionou em Mairinque na década de 80 e enquanto deputada esteve muito presente encaminhando demandas do município, onde tem atuação política há muitos anos.
O Deputado conversou com representantes dos transportadores de Van´s de Mairinque. Os mesmos reclamam da forma como são tratados no exercício da profissão, já que são cadastrados como pessoas jurídicas e recolhem os impostos previstos em lei. O deputado se comprometeu a marcar uma audiência com o secretário Estadual dos Transportes e com a ARTESP.
A primeira atividade da visita foi um encontro com a diretoria da APAE, onde o deputado Enio Tatto apresentou uma emenda parlamentar para o orçamento estadual deste ano, no valor de R$50 mil, para a aquisição de equipamento. Tatto e Iara elogiaram o trabalho realizado pela entidade. Ao final da visita o deputado Enio se prontificou a apresentar para o próximo ano um novo pedido de recurso.
A segunda atividade foi na Escola Estadual Maria de Oliveira Lellis Ito, no bairro Jardim Cruzeiro, onde Enio e Iara foram recebidos pela diretora da escola – Professora Ana Zolaide. Para essa escola o deputado canalizou um recurso de R$170 mil, que já está liberados e as obras iniciadas. O recurso foi destinado para obra de adaptação, adequação e reforma para a acessibilidade do deficiente físico. Iara e Enio, em companhia do professor Giovane Hugller, que trabalha com a comunidade da escola há quase dez anos, aproveitaram a oportunidade para ver o andamento da obra.
É a segunda vez esse ano que o deputado Enio Tatto visita Mairinque, já Iara Bernardi tem presença constante em Mairinque, desde quando era deputada Federal.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

THEATRON


Prestigie a Arte e a Cultura de nossa cidade, feita por pessoas que realmente amam se expressar por esses meios.
Lembrando sempre, que arte e cultura são essenciais para a real EDUCAÇÃO.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Diga NÃO ao Ato Médico

Você sabe o que é o Ato Médico?

Projeto de lei polêmico tramtita na Câmara dos deputados do Ato Médico (PL nº 7.703/2006), na forma aprovada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), pela Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJC) e pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), acaba com o direito da população de ter livre acesso aos serviços dos profissionais da saúde.
Esse Projeto de Lei transforma os profissionais da saúde em técnicos dos médicos. Ele estabelece que, somente após o diagnóstico nosológico (da doença) e da prescrição terapêutica feita pelo médico, a população poderá ser atendida pelos profissionais da saúde.