segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Jornal Le Monde elege Lula como o "Homem do Ano"


A publicação francesa apontou o presidente brasileiro como o responsável pelo renascimento do Brasil como um gigante na cena mundial.
O jornal espanhol El Pais também escolheu Lula como a "Personalidade do Ano", destacando que ele passará à história pela ambição realizada de tornar o Brasil um país desenvolvido. Para o Le Monde, o presidente soube ser um democrata, lutando contra a pobreza sem ignorar os motores de um crescimento mais respeitoso dos equilíbros naturais.
"A consagração de Lula acompanha a renovação do Brasil", resume o jornal.

LEIA:

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

BOM NATAL, VIVA 2010 !!!


recebam os votos de um Bom Natal e Ano Novo com espírito de recomeço, pois muitos obstáculos foram superados em 2009, e, em 2010 que o espírito de maiores conquistas renove à todos para alegrias e sucessos!!!

Orçamento de 2010 só será votado em janeiro

Enquanto muitas Câmaras de vereadores de cidades da região, como Sorocaba, Votorantim e Araçoiaba da Serra, estão no recesso parlamentar, o mesmo não ocorre em Mairinque. O legislativo local não deverá ter recesso, que acontece em dezembro e janeiro, já que o projeto de lei do orçamento municipal de 2010, encaminhado pelo prefeito Dennys Veneri (PTB) ainda não foi à votação. A perspectiva ainda não é nada positiva, já que as assessorias técnicas, jurídica e de orçamento do legislativo, já encontraram equívocos no projeto do orçamento, inclusive com falta de documentos e a matéria será reencaminhada ao executivo para sanar os problemas encontrados. Diante do regimento interno, não se pode iniciar o recesso sem a aprovação do orçamento do ano subsequente. A previsão é que o orçamento seja colocado em votação no final de janeiro, perto do que seria o fim do recesso, com as sessões sendo iniciadas em fevereiro.
Numa reunião ocorrida na tarde de ontem, entre vereadores e as assessorias técnicas, conforme explicou a vereadora Ildea Maria de Souza (PT), Déia, foi informado que não há problemas do orçamento ser aprovado somente no ano que vem, no caso em janeiro. Ela indicou que neste caso fica valendo o orçamento deste ano (2009). Déia acrescentou dizendo que os vereadores estarão na Câmara, no aguardo do orçamento. Amanhã estaremos lá até às 12H. Quem sabe os documentos são enviados, disse.
Outras matérias importantes, como o Plano de Diretrizes Orçamentárias (PDO) e Plano Plurianual (PPA) quadriênio 2010 a 2013, também foram apresentadas com falhas e tiveram que ser encaminhados novamente para o executivo para correções e adequações. A vereadora Déia disse que a LDO foi rejeitada pelos vereadores na sua primeira votação, já que apresentava falhas, inclusive não havia previsão orçamentária para o próprio legislativo e outros programas importantes no tocante à saúde pública. Readequado e corrigido, a LDO foi aprovada em segunda votação no dia 25 de novembro.
Da mesma maneira, o PPA nem chegou a ser colocado para apreciação do legislativo, porque teve parecer contrário das assessorias jurídicas e orçamento do legislativo. O PPA quadriênio 2010 a 2013 continha irregularidades e foi remetido novamente ao executivo para correções, com reencaminhamento futuro à Câmara para apreciação dos vereadores.
A assessoria de imprensa da Câmara de Mairinque informou que nos dias 23 e 30, o prefeito Dennys Veneri (PTB) decretou ponto facultativo após o meio dia. Nos dias 23 e 31, o ponto facultativo será durante todo o dia. As duas sessões ordinárias que ocorreriam, dias 23 e 30, foram canceladas. A assessoria informou ainda que estão programadas sessões ordinárias para o todo o mês de janeiro, com a primeira ocorrendo no dia 2.
Mairinque

A prefeitura de Mairinque respondeu em nota da assessoria de imprensa que a LDO não foi rejeitada e foi aprovada em suas sessões, no aguardo apenas o autógrafo com as emendas. Já o PPA teve o parecer contrário do jurídico do Legislativo devido às exigências de um membro da Câmara e por novas determinação do Tribunal de Contas. A reportagem questionou qual era a situação do orçamento e quando iria a votação. No entanto, a nota da prefeitura não trouxe qualquer informação do orçamento.
Entretanto, o Cruzeiro do Sul teve acesso a uma resposta dada pelo prefeito Dennys Veneri num requerimento solicitando informações do Plano Plurianual encaminhado pela vereadora Déia. Na resposta, o prefeito alega o seguinte: em razão do assoberbamento dos trabalhos por afastamentos e licenças, exiguidade de prazo e desconhecimento técnico do pessoal do quadro, o projeto em questão não atendeu a uma série de requisitos.
Wilson Gonçalves Jr. (Jornal Cruzeiro do Sul)

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

EDUCAÇÃO AMBIENTAL


É sem dúvida um campo aberto de possibilidades. E interessante é que muitos estudantes do ensino fundamental estão buscando profissões na área ambiental, mas eles reclamam que precisam ter acesso a eventos da área.

No Comitê das Bacias dos Rios Sorocaba e Médio Tietê há representantes das entidades da sociedade civil, sejam as associações de profissionais liberais, ONG's, entidades de classe e representantes dos governos estadual e municipal, mas todas as pessoas podem e devem acompanhar os trabalhos e podem usar da palavra.

As reuniões são a cada dois meses, e entre as plenárias do Comitê, acontecem reuniões das Câmaras Técnica e outros eventos, e, aí vai um convite gratuito, não só para os estudantes assim como para todos os interessados em meio ambiente: IV Fórum Permanente de Educação Ambiental do CBHSMT.

Dia 8 de dezembro em Sorocaba

Vereadora Déia

Encontro da Micro Região do PT


Neste sábado (amanhã), 05/12/2009, na Câmara Municipal de Mairinque com ínicio às 10hs, um encontro do Partido dos Trabalhadores com as presenças de: Iara Bernardi (Representante do MEC em SP), Deputado Estadual Hamilton Pereira (PT) e Prefeito de Osasco Emídio de Souza (a confirmar).
O debate ocorrerá em uma análise do Governo Lula, o modo Petista de governar: avanços, posição do Brasil no mundo, novos desafios, ou seja, o Legado do Governo Lula e os desafios para 2010, o fortalecimento da militância do Partido dos Trabalhadores.
Sua presença é aguardada!Saudações Petistas
Não se esqueça, dia 05/12/2009 às 10hs, Câmara Municipal de Mairinque (Av. Dr. Gaspar Ricardo Jr., 185 - Centro - Mairinque)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Vereadora Déia 2ª Secretária



Na sessão da última quarta-feira, 02/12/2009, após o Expediente de costume (ofícios da Prefeitura, requerimentos, moções, indicações, ofícios diversos), seguido da Ordem do Dia (projetos de Lei), houve em especial nesta sessão, a eleição para Presidente e Mesa da Câmara, para o ano de 2010.

Embora a votação em si durou poucos minutos, os Vereadores já estavam conversando há algumas semanas. Por fim, chegaram a um acordo e elegeram o Vereador Teixeira (PSL), próximo Presidente da Câmara. Os demais: Vereador André do Bar (PSDB), Vice-Presidente, Vereadora Geovana Souto (DEM), 1ª Secretária e Vereadora Déia (PT) 2ª Secretária.

O PT em Mairinque nunca teve um representante na Mesa Diretora da Câmara, acredito que ocupando tal função poderei contribuir ainda mais com o trabalho do Legislativo, com sua independência, legitimidade e funcionalidade para garantir sempre o bem comum, tanto à Mairinque quanto aos mairinquenses.

Confiantes num bom trabalho no ano de 2010, sempre torcendo para que a participação do Partido dos Trabalhadores possa estar sempre presente na Câmara de Mairinque, e, que na próxima eleição possamos eleger uma bancada de Vereadores.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

JACARANDÁ DE MAIRINQUE X JACARANDÁ DE IBIUNA

Enquanto a prefeitura de Mairinque, implacável com a moto-serra, acaba com quatro Jacarandás, árvores plantadas no centro da cidade há mais de quarenta anos, o município vizinho de Ibiúna elege o Jacarandá como símbolo da cidade.
(ao lado, Jacarandá Mimoso, que existia no centro de Mairinque)



O Jacarandá foi eleito a Árvore Símbolo do Município de Ibiúna. O anúncio foi feito no último dia 27, durante o evento de Aniversário da APA – Área de Proteção Ambiental de Itupararanga, realizado na Praça da Matriz em Ibiuna.
O concurso, promovido pela ONG SOS Itupararanga, em parceria com a Fundação Florestal, UFSCar/Sorocaba e Secretaria Municipal de Educação de Ibiúna, teve início em Outubro, e contou com a participação de mais de 15 mil alunos da Rede Municipal, Estadual e Particular; desde as crianças do Ensino Infantil até os estudantes do Ensino Médio. Os alunos realizaram a pesquisa sobre as árvores do Município, e cada Escola indicou aquela que deveria ser o Símbolo de Ibiúna.

Violência contra a mulher, um problema de saúde pública


Um grande empecilho, por muito tempo, para a formulação e execução de programas e políticas que enfrentem o problema da violência contra mulheres é justamente a crença arraigada de que a violência no âmbito doméstico contra mulheres ou meninas era um problema da ordem do privado e familiar. Este problema, no Brasil, pode ser visto na expressão popular “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”. A violência contra a mulher é, na verdade, um problema de saúde pública. No Brasil, uma em cada cinco mulheres (20%) já sofreu algum tipo de violência física, sexual ou outro abuso praticado por um homem. O artigo é de Andréa Fachel Leal.

Leia a matéria acessando: