quarta-feira, 28 de abril de 2010

Encontro Estadual PT

O 17º Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), aconteceu no último sábado (24/04/2010), homologou os nomes dos nossos candidatos do PT a Governador, Mercadante e, Marta Suplicy para o Senado Federal. A defesa dos nomes dos companheiros foi feita pela pré-candidata a Presidente Dilma.

A quadra do Sindicato dos Bancários estava lotada e a alegria tomou conta do encontro, quando foi lida a mensagem do presidente Lula aos delegados e delegadas.
(Foto: Geninho, Deputado Estadual Enio Tatto e Vereadora Déia)

Ganharemos as próximas eleições o PT e os partidos aliados, derrotaremos esse projeto liderado pelo Serra que é adversário do PT e inimigo do povo paulista, quando segue num projeto que desmonta o ensino do estado de São Paulo.

Visite o site do PT-SP: http://www.pt-sp.org.br/

JCC Comprometidos com Meio Ambiente

Fui convidada para dar uma palestra no último dia 20 de abril sobre o Meio Ambiente, especificamente materiais recicláveis e possibilidades de coleta para os alunos das escolas Ignês Blanco Abhreu, Educador Paulo Freire e Escola Estadual Profª Maria Oliveira Lellis Ito, que integram o JCC (Jovens Construindo Cidadania). O convite partiu dos Coordenadores, os Policiais Militares Soldado Justi e Soldado Estevão.
Esse programa, JCC, tem por finalidade auxiliar na educação, cultura e lazer, nos aspectos relacionados à prevenção criminal juvenil, às drogas e à violência, na promoção da cidadania, destinados a colaborar na orientação, estudos, trabalhos e atividades diversas, abrangendo a área criminal e sua respectiva prevenção, no ambiente escolar e na comunidade.
Os estudantes estão informados sobre a necessidade de coleta seletiva, certamente esse tema tem sido tratado nas disciplinas dos cursos que estão fazendo e querem realizar ações concretas nas escolas. Isso é fundamental para o aprendizado.
O projeto (JCC) é desenvolvido no Brasil desde 1999 pela Polícia Militar do Estado e a primeira cidade a aderir a iniciativa foi Bauru, no interior de São Paulo, cujo objetivo é identificar e desenvolver nos jovens lideranças positivas, espírito de cidadania e participação, capacidade de identificação de problemas, habilidade em solucioná-los, além de criar um ambiente seguro para se viver criando comprometimento com a escola e a comunidade. Um dos compromissos dos jovens é com o meio ambiente sustentável, equilibrando uso e reuso para a preservação de nosso ecossistema, ou seja, o planeta como um todo.
Em minha fala ressaltei: “É uma forma de interação do mandato com os alunos das escolas, com a comunidade, e deixei com as professoras e coordenadores (a) um Guia do Lixo desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente para orientar projetos nas escolas”.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Muitos são os espaços onde estão acontecendo a discussão das cidades. Um deles foi 5° Fórum Urbano Mundial da Organização das Nações Unidas de 22 a 26 de março último aconteceu no Rio de Janeiro e ao final foi divulgada a Carta do Rio. Em seis pontos, o documento defende a busca por cidades mais justas, democráticas, sustentáveis e humanas. Segundo a carta, o mundo se urbanizou e neste milênio haverá um fluxo de pessoas para as cidades ainda maior do que o já ocorrido.

Essa tendência representa uma oportunidade de mudança, que deve gerar uma nova perspectiva dentro do conceito de direito à cidade, detalhado ao longo do documento. Ele abrange a garantia de que não haja discriminação de gênero, idade, raça, condições de saúde, renda, nacionalidade, etnia, status migratório, orientação política, religião e orientação sexual. Com mais de 20 propostas para melhorar as cidades e ampliar o acesso à moradia em áreas com infraestrutura, a Carta do Rio de Janeiro marca o encerramento do Fórum Social Urbano, evento organizado por movimentos sociais e pesquisadores, que reuniu cerca de 10 mil pessoas durante toda a semana, na capital fluminense.
O documento defende a redução das desigualdades sociais nas cidades, com casas populares em áreas urbanas e próximas ao mercado de trabalho, o fim de remoções e despejos para realização de megaeventos, a regularização de bairros pobres e acesso ao transporte público de qualidade, além da reforma agrária e opções de trabalho. A idéia é que possa ser utilizada na elaboração de políticas públicas em vários países.

A próxima edição do fórum será realizada no Bahrein, em 2012. (fonte Ministério das Cidades)

http://wuf5.cidades.gov.br/pt-BR/Home.aspx

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Audiência Pública - Saúde Mairinque

Na próxima terça-feira, 27 de abril às 18hs, na Câmara Municipal de Mairinque, haverá prestação de contas da Prefeitura, através do Departamento de Saúde, referente ao sistema de Saúde de nossa cidade. Pariticipe!!! 

Inauguração Instituto Federal em São Roque

VITÓRIA DA JUVENTUDE
A publicação ao lado (clique para ampliar), do Jornal da Economia (São Roque) de 16 de maio de 2003, demonstra a luta para instalação de uma Escola Técnica Federal na Região de São Roque, para nossos jovens. No dia 22 de abril de 2010, às 18hs, houve a inauguração simbólica do Campus IFSP. A inauguração oficial feita pelo Presidente Lula, ocorreu em 1º de fevereiro em uma cerimônia no Palácio em Brasília.
O IFSP (Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo), localiza-se na Rodovia Prefeito Quintino de Lima, no bairro Paisagem Colonial. Oferece os cursos: Técnico em Agronegócio e Técnico em Agroindústria; a partir do 2º semestre de 2010 oferecerá o curso superior em Biologia.
As pessoas estão percebendo o quanto a educação é importante para o desenvolvimento do país. Não tem uma cidade no Brasil que não queira uma escola técnica.” (Lula)
Realmente é uma conquista e tanto para nossa região. Uma universidade ou Instituto Federal muda a realidade de um município, pois os jovens têm acesso ao ensino que trará capacitação necessária para o mercado de trabalho. Além disto, em nossas cidades existe muitos jovens promissores e criativos, que poderão desenvolver novas técnicas e conhecimentos para a comunidade acadêmica. (ao lado Diretor do Campus, Edson d´Avila, Vereador Júlio Mariano- PT [São Roque], Reitor do IFSP, Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, Vereadora Déia- PT [Mairinque] e Geninho; clique para ampliar)
“Com apoio dos reitores dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, o MEC foi capaz de fazer 100 anos em quatro, dobrando a rede de educação profissional e tecnológica.” (Ministro da Educação: Fernando Haddad)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

CURSO SUPERIOR GRATUÍTO DA REGIÃO


INSTITUTO FEDERAL (IFSP) - São Roque (antigo CEFET) OFERECE PRIMEIRO CURSO SUPERIOR GRATUÍTO DA REGIÃO
O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é o primeiro Curso Superior gratuito da região de São Roque.
Esse curso será oferecido com objetivo de formar professores de Ciências Biológicas com forte fundamentação conceitual e habilidades pedagógicas para promover o desenvolvimento do interesse científico e tecnológico nos futuros alunos.
O mercado de trabalho para o Licenciado em Ciências Biológicas é bastante amplo, abrangendo as instituições de ensino públicas e privadas, institutos de pesquisa, laboratórios de Biologia, o mercado editorial, a área de educação ambiental e o entretenimento, principalmente em relação à divulgação científica e elaboração de materiais didáticos. Além disso, o licenciado em Ciências Biológicas depois de formado poderá prosseguir seus estudos em programas de pós-graduação latu e strictu sensu nas áreas de Ensino de Ciências, de Biologia e Educação, visando uma formação que lhe ampliará as possibilidades de docência e pesquisa em instituições de ensino superior.
Dentro do curso, os alunos terão contato com disciplinas na área de ecologia, zoologia, botânica, genética, química, sempre voltados para o ensino e pesquisa.
Para isso, o IFSP Campus São Roque conta com um corpo docente com bom nível de qualificação acadêmica e excelente experiência profissional.

INAUGURAÇÃO IFSP
Dia 22/04, às 17hs, haverá inauguração do IFSP São Roque, compareça e prestigie o Ensino Superior Público Federal de qualidade.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Controle Social – Conselhos municipais e controle social

O controle social pode ser feito individualmente, por qualquer cidadão, ou por um grupo de pessoas. Os conselhos gestores de políticas públicas são canais efetivos de participação, que permitem estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade. A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.
Os conselhos são espaços públicos de composição plural e paritária entre Estado e sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. Os conselhos são o principal canal de participação popular encontrada nas três instâncias de governo (federal, estadual e municipal).
Os conselhos devem ser compostos por um número par de conselheiros, sendo que, para cada conselheiro representante do Estado, haverá um representante da sociedade civil (exemplo: se um conselho tiver 14 conselheiros, sete serão representantes do Estado e sete representarão a sociedade civil). Mas há exceções à regra da paridade dos conselhos, tais como na saúde e na segurança alimentar. Os conselhos de saúde, por exemplo, são compostos por 25% de representantes de entidades governamentais, 25% de representantes de entidades não-governamentais e 50% de usuários dos serviços de saúde do SUS.
 Nessa linha de raciocínio que minha fala, na Tribuna Livre da Câmara Municipal, o importante trabalho dos Conselhos Municipais de Mairinque. Todos devem participar para garantia dos direitos das cidadãs e dos cidadãos. Confira o VIDEO.

Dilma Ganha Força, Cresce e Empata com Serra

Dilma cresce e empata com Serra também no segundo turno, aponta Sensus.
Pesquisa do Instituto Sensus divulgada nesta terça-feira (13) indica empate técnico entre os pré-candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na sucessão presidencial de outubro. A sondagem, encomendada e divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado de São Paulo (Sintrapav), mostra Serra com 32,7 % das intenções de voto e Dilma, com 32,4 %. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 %.
O deputado Ciro Gomes (PSB) aparece com 10,1 % e a senadora Marina Silva (PV), com 8,1 %. No cenário sem Ciro Gomes, Serra fica com 36,8 %, Dilma com 34,0 % e Marina, com 10,6 %. Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre 5 e 9 de abril em 136 municípios de 24 Estados.
Na simulação de segundo turno entre Dilma e Serra também mostra um empate técnico. O candidato tucano tem 41,7% dos votos válidos, enquanto a candidata petista atrai 39,7% dos eleitores consultados, dentro da margem de erro. Os votos brancos e nulos chegam a 10,1% e 8,5% das pessoas ouvidas não responderam.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

7 de Abril – Dia Mundial da Saúde

Defender a saúde é lutar pela vida.
Usuários e trabalhadores da saúde cada vez mais se convencem da importância do SUS, e que a privatização não significa melhora nos serviços de saúde, muito menos nas condições de trabalho.
Tal amadurecimento é importante para que o entendimento dos nossos problemas, aqui em Mairinque, com a saúde sejam compreendidos.
O capitalismo, na sua defesa do lucro e do consumo desenfreado também na saúde, faz uma busca insaciável pelo lucro, sem dar respostas às necessidades da maioria da população. Embora a tecnologia se desenvolva a cada minuto, as pessoas ainda morrem de doenças evitáveis. É como se algumas vidas valessem mais; e outras, nada. Estas mortes evitáveis são um genocídio que o sistema verdadeiramente universalizado é uma forma de sobrevivência daqueles que dela dependem diretamente.
Neste dia Mundial de luta pela Saúde, defendemos que é necessário dobrar as verbas para a saúde pública nos níveis: federal, estadual e municipal, para que o Brasil atinja, pelo menos, 6% do PIB, o mínimo de investimento preconizado pela Organização Mundial da Saúde, para sistemas de saúde universalizados.
Nossas gestantes estão indo para outras cidades ter seus bebês sendo que antes, aqui em Mairinque, tínhamos uma maternidade referência. A incompetência da prefeitura, na gestão do sistema, nos tirou o hospital. O Estado de São Paulo, o mais rico da nação, nos causa perplexidade com a falta de sensibilidade do governo estadual diante do fechamento do hospital e os problemas que essa medida acarreta aos cidadãos mairinquenses.
Estamos no estado mais rico da nação, e cada vez mais estarrecidos, pois o governo estadual não se sensibiliza com os problemas que cidadãos e cidadãs de Mairinque têm de conviver desde o fechamento do hospital.
Está em vigor o programa Pró-Santa Casa do Governo do Estado, uma composição de recursos com as prefeituras. E depois de tanta espera nos apresentaram referências de atendimento para os mairinquenses para Santa Casa de Salto de Pirapora, Santa Lucinda e Santa Casa de Sorocaba, quando esperávamos apoio técnico e material para reabertura do Hospital.

Pela reabertura imediata do Hospital!
VEREADORA DÉIA (PT)