segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Emenda de Iniciativa Popular: Mairinque indica para a Saúde


veredores Dr. Sérgio,Teixeira e vereadora Déia 

Em audiência pública, realizada no último dia 06, a sociedade civil, junto com a vereadora Déia e os vereadores Dr Sérgio e Teixeira, aprovou a destinação de recurso de R$600mil para a saúde de Mairinque. Esse recurso, que deve estar disponível em 2012, é proveniente de u
m proposta do Deputado Federal Arlindo Chinaglia(PT), que
garante às cidades com menos de 50 mil habitantes o direito de pleitear, através de uma emenda popular,o valor de até R$600mil a ser investido em saúde e/ou saneamento.

Para pleitear esse recurso uma das exigências era a realização de audiência pública e que deveria ser convocada pelo prefeito. No caso do prefeito não cumprir essa tarefa a Câmara de Vereadores, através de seu presidente, poderia fazer. E foi isto o que aconteceu.



Sociedade civil presente

Foram apresentadas várias propostas para o uso do recurso. Após uma boa rodada de debate os presentes resolveram por consenso acatar as reivindicações dos bairros de Dona Catarina e Pitangueiras, além de canalizar recurso para melhorar o atendimento de saúde no município. No caso dos dois bairros foi proposta a construção de unidade básica de saúde, quanto aos recursos para a melhoria do atendimento foi aprovado a compra de equipamentos como eletrocardiograma a serem colocados em todas as unidades da
 rede municipal de saúde.

Além dos vereadores já citados estiveram presentes representantes da Associação de Moradores de Pitangueiras; Associação Comunitária Mairinque Transparente – ACOMT; do Partido dos Trabalhadores e cidadãos mairinquenses preocupados com a aplicação desse recurso.


Geninho, Jorge Ferraz, Hermes e Gino

Como nenhum representante da prefeitura se fez presente a audiência deliberou sobre as propostas e encaminhou para o prefeito assinar, portanto, dando ciência sobre o resultado da audiência, e enviou para a Comissão Mista do Orçamento da União.

A Vereadora Déia ficou muito entusiasmada com a audiência pública. Segundo Déia, emenda de iniciativa popular é uma forma de democratizar o uso dos recursos públicos e também diminui a margem de negociatas, que muitas vezes estão mais focadas em atender interesses eleitoreiros do que atender a população.

“Valeu pela participação popular, valeu pela transparência e pela forma democrática que está sendo conduzida essa proposta de emenda de iniciativa popular”, reafirmou Déia.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

SUSPEITA DE POLUIÇÃO E LEVANTADA PELA VEREADORA DÉIA

credito: mandato Vereadora Déia
Ontem, quarta feira, a Vereadora Déia ao passar pela Rodovia Raposo Tavares, próximo ao km 71, bairro Pantojo, deparou com grande quantidade de espuma que se formava no Ribeirão do Varjão, num ponto onde é despejado o esgoto do Jardim Vitória e Jardim Cruzeiro.


Mairinque não tem estação de tratamento de esgoto, portanto faz o despejo "in natura" em ribeirões da cidade.
O que chamou a atenção da Vereadora foi a formação continua de grande quantidade de espuma, sendo que isso não é uma ocorrência de rotina.


Acompanhe mais detalhes pela reportagem do Jornal Cruzeiro do Sul edição dessa quinta feira.

http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=349445




sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

MULHERES CAPACITADAS PARA A CIDADANIA

No último dia 18 aconteceu a formatura da 6ª turma do curso de PLP – Promotoras Legais Populares, realizado em Mairinque.

O curso PLP tem como objetivo capacitar mulheres sobre seus direitos assegurados juridicamente e sobre as orientações e encaminhamentos a serem feitos em situações de violações desses direitos. Após formadas essas mulheres adquirem condição legal para poderem atuar junto a comunidade.

Nesses seis anos de curso em Mairinque foram capacitadas mais de cento e cinquenta mulheres, muitas vindas das cidades vizinhas de Alumínio, São Roque, Araçariguama e Ibiúna. É importante ressaltar que todo(a)s o(a)s palestrantes do curso são profissionais da área e que prestam esse trabalho de forma voluntária.
A realização do curso em Mairinque tem contado com importantes parceiros como OAB – Mairinque, Associação Comercial de Mairinque e o Clube Atlético Sorocabana de Mairinque.
A Vereadora Déia que foi coordenadora do curso em Mairinque nos tres primeiros anos, hoje é também parceira e tem colocado seu mandato a disposição. Esse ano o curso PLP contou com a coordenação da Adriana Maria que tem acompanhado esse projeto desde o início e da Marlene Sanches, que fez o curso em 2009.


ENCONTRO SOBRE DESENVOLVIMENTO

Encontro sobre desenvolvimento aponta necessidades do município
Com a presença de aproximadamente 50 representantes de empresas do comércio, da indústria e dos diversos setores e da sociedade civil organizada de nosso município, foi realizado no último dia 24, no CEMEC – Mairinque, um encontro para debater o tema “DESAFIOS, PERSPERCTIVAS LOCAIS E O DESENVOLVIMENTO DA NOSSA REGIÃO”.


Com riqueza de detalhes, as exposições dos palestrantes fizeram um raio x do município onde foram detectadas suas necessidades e apontando diretrizes para soluções e propostas para o desenvolvimento do nosso município.

O professor e economista Manoel Justo, apresentou diversos comparativos econômicos entre todos os municípios da nossa Região mostrando nossas fragilidades. Com o foco no desenvolvimento sustentável, o palestrante, prof. Dr. José Salatiel Rodrigues Pires, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) chamou a atenção de todos, entre outras coisas, para os reflexos do desenvolvimento nas questões ambientais.

Também participaram como palestrantes os professores Germano Luiz Cardoso e Bruno Pereira Santos Almeida do SENAI e ETEC, respectivamente, onde, além das exposições dos cursos e suas estruturas pedagógicas, também falaram da importância de se estabelecer parcerias com o empresariado para a implantação de cursos específicos voltados para o setor.

O Encontro foi organizado pela Comissão de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Prestação de Serviços da Câmara Municipal de Mairinque, que tem a Vereadora Déia como presidenta.