terça-feira, 27 de março de 2012

ENCONTRO COM MARTA

Sexta feira passada a Senadora Marta Suplicy esteve em Sorocaba. A Senadora cumpriu uma agenda muito curta em função de compromissos na capital e que não foram possiveis serem adiados. Mesmo assim Marta fez uma visita a sua amiga e pré candidata a prefeitura de Sorocaba pelo PT, a Professora Iarar Bernardi. Logo após Marta foi para foi para o auditório da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), no centro de Sorocaba, onde promoveu o debate “Mais mulheres uma responsabilidade de toda a sociedade”.

A atividade é um diálogo entre representantes da sociedade civil e do poder público visando ações que coloquem homens e mulheres em pé de igualdade.
A Vereadora Déia, juntamente com uma caravana de mairinquenses, esteve presente no evento e fez uso da palavra e enfatizou a importância das mulheres nas instâncias de poder. "Esse é um caminho que a sociedade não pode prescindir, temos que ocupar mais espaços na política, no trabalho e na sociedade de forma respeitosa e sem machismo. Aí sim caminhamos para uma sociedade justa e fraterna". disse a vereadora.



 

segunda-feira, 26 de março de 2012

DIA DE ITUPARARANGA, DIA MUNDIAL DA ÁGUA E A COMUNIDADE

Terminamos o dia de comemorações e reflexões.
Apesar de datas simbólicas, como essa do dia 22 de março, serem canalizadas para um clima emocional e até mesmo romântico, principalmente quando direcionadas para jovens estudantes, acredito termos um saldo muito positivo. O fato de estabelecermos parceria com a comunidade estudantil, onde a comemoração extrapola a disciplina meramente cívica/professoral, alcançando um patamar político/social, já é positivo. Mas ver a comunidade interagindo e participando efetivamente é mais empolgante ainda, é um bom motivo de esperança.
Foi assim que senti quando fizemos a caminhada com os estudantes até a represa e foi assim que senti quando terminamos nosso dia de atividade junto com estudantes dando sua contribuição nas reflexões sobre o meio ambiente.
A última atividade aconteceu no CEMEC. Estava previsto uma apresentação de slides seguida de palestra, a ser proferida por mim. Pouco antes de começar, alunos do ensino médio da ETEC Mairinque me pediram para compartilhar minha apresentação com uma performace preparada por eles. Sem vacilar aceitei a proposta. Enfim, todos os presentes puderam acompanhar o trabalho dos alunos que de forma educativa fizeram suas reflexões, sem se preocupar com a presença de seus mestres professores, mas com a visão que o jovem tem quando se trata do futuro do meio ambiente.
Só posso dar parabéns a tudo que realizamos no dia 22, o Dia Mundial da Água e o Dia de Itupararanga.

sexta-feira, 23 de março de 2012

DIA MUNDIAL DA ÁGUA E O DIA DE ITUPARARANGA

Ontem foi um dia de intensas ativdades educativas, de concientização e de cidadania focada nas reflexões do Dia da Água e do Dia de Itupararanga.

O Dia da Itupararanga foi criado através de um Projeto de Lei de minha autoria. Aprovado em 2009, o projeto se transormou na lei que instituiu no município de Mairinque o dia 22 de março como o Dia da Itupararanga.


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992.

Logo pela manhã participei de uma atividade, chamada de Caminhada Diagnóstica, junto com alunos da Escola Municipal Gabriel Rocha. Saimos da escola, que fica no bairro da Sebandilha, e fomos até a margem da represa. De frente para a represa pudemos contemplar a sua beleza e fazermos uma série de considerações e sugestões para o bom uso dessa dádiva da natureza. Daí o termo Caminhada diagnóstica.
 
Lá, os alunos acompanharam uma palestra com os ambientalistas Lucélia Ferrari e Davi Genesi, da ONG Grupo de Trabalho Ambiental (GTA) Jerivá, de Votorantim, junto com o vereador Chicão do Flora, a diretora Thais, a vice-diretora Tânia e a professora Regina.


Lucélia e Davi falaram sobre a importância da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga, sobre o Conselhor Gestor dessa APA e sobre a importância da represa para as comunidades ribeirinhas e para a população de toda a região, que utiliza da água da represa para consumo.
 
Esse evento foi coordenado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Mairinque, que tem a vereadora Déia como presidente e os vereadores Chicão do Flora e Dr. Arlindo como membros.
 
Após o almoço participei de um evento no Cemec, em parceria com a concessionária Saneaqua e às 16h proferi uma palestra para alunos do ensino médio da Escola Técnica e alunos da 8ª série da rede municipal.
 
"Foi um dia carregado de sonhos e espectativa para buscar um futuro  com qualidade para as próximas gerações."

terça-feira, 20 de março de 2012

CÓDIGO DO CONSUMIDOR, UM INSTRUMENTO DA CIDADANIA

Esse jovem de 20 anos que  precisa de atualização. É o Código do Consumidor. Um instrumento da cidadania brasileira.
Hoje, é muito fácil ter às mãos um exemplar desse código e muitos consumidores já sabem de um trecho ou outro porque muitas vezes já precisou recorrer a ele. Penso que já se pode dizer que o Código do Consumidor foi assimilado pela população e influencia nossa conduta. Também já se fala em atualização devido às mudanças todas acontecendo em velocidade vertiginosa. Nos últimos nove anos somam 40 milhões de pessoas que foram incluídas no consumo. O mercado de eletrônicos - telefones, computadores, etc - e a oferta agressiva de crédito são os dois pontos que os especialistas apontam como geradores de conflitos e situações novas que não estão contemplados no código.


Lembro-me de um caso, faz uns quinze anos, em que fiz uma reclamação no Juizado de Pequenas Causas, baseada no Código do Consumidor. Comprei um pote de doce de leite de uma determinada marca em um super mercado e ao abri-lo, no mesmo dia, senti cheiro forte e somente daí verifiquei que a data de validade estava vencida. Fechei o pote, voltei à loja e falei direto com a proprietária. Expliquei o ocorrido e disse para ela retirar a mercadoria da prateleira. Ela me ouviu e, em seguida em voz alta me disse: “é isso que dá querer economizar e comprar o mais barato”, e me deixou com o pote na mão, sem resposta.

Reclamei na vigilância sanitária e estava dando por encerrada a questão quando dias depois fui a uma filial da loja e verifiquei que dezenas de potes iguais ao que eu comprei estavam com a data de validade raspada e sobre ela um selo com prazo dentro da validade e tal. Comprei esse pote e juntei ao estragado e levei ao Juizado de Pequenas Causas. Registrei reclamação e guardei as provas por semanas.

Ao retornar ao juizado, ficamos na frente do mediador eu, a empresária e os potes, provas do crime. Leram a reclamação, fizeram perguntas para nós duas e daí o mediador discorreu sobre as infrações e determinou que me fosse devolvido o dinheiro ou, se eu quisesse, em mercadorias. A empresária do alto da sua arrogância ainda disse: “se ela quiser dou dois potes da Nestlé!”.
Fiquei decepcionada com o resultado pouco enérgico, mas me deliciei com o doce de leite da marca recomendada pela infratora, que por sua vez ...

ENTREVISTA COM MARCOS BOI


Meu grande amigo, Marcos Boi, é um músico que saiu de Mairinque e foi desenvolver sua arte em outros cantos. Há muito tempo vivendo em Sorocaba, Marcos Boi optou por um grande centro para poder viver da música. Hoje, seu trabalho é consolidado e respeitado no meio profissional da música.
Conheça um pouco da sua história contada numa entrevista ao pregrama Leoa. Boa curtição.



acesse:

segunda-feira, 19 de março de 2012

RAPIDINHA

Na semana passada a vereadora Déia esteve na Assembléia Legislativa visitando o Deputado Estadual e Presidente do Diretório Esttadual do PT/SP, Edinho Silva. Nesse encontro Déia tratou de assuntos sobre nvestimento em Mairinque através de programas do governo do Estado. Nesse encontro Déia esteve acompanhada do Geninho e do Jorge Alves, dirigente do PT/Itapetininga.

Segundo a vereadora Déia: “essas visitas são importantes para estreitar relações com lideranças políticas e buscar apoio para projetos que queremos trazer para Mairinquue”

sexta-feira, 16 de março de 2012

O DIA DE ITUPARARANGA E O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Estamos chegando no dia 22 de março, “O DIA DE ITUPARARANGA E O DIA MUNDIAL DA ÁGUA.”


O Dia da Itupararanga foi criado através de um Projeto de Lei de autoria da Vereadora Déia. Esse projeto, aprovado em 2009 instituiu no município de Mairinque o dia 22 de março como o Dia da Itupararanga.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992.

Mairinque, juntamente com outras oito cidades, compõe o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Represa de Itupararanga – APA ITUPARARANGA. São as cidades que fazem fronteira com a represa mais a cidade de Sorocaba que, embora não faça fronteira, alimenta a sua população com a água da represa de Itupararanga. O conselho gestor da APA tem representantes das prefeituras, do governo do estado e das entidades civis e é desse segmento que a vereadora Déia faz parte parte desde 2005.

Na próxima semana, estaremos celebrando o Dia Mundial da Água e o Dia de Itupararanga. Ocorrerão muitas atividades para comemorar a data. Entre outras será realizado um curso de educação ambiental para os professores da rede pública do município.

Déia afirma: “tudo isso contribui para o cuidado que temos que ter com as águas de Itupararanga para que tenha qualidade boa e quantidade suficiente para abastecer nossa Mairinque, além das cidades de São Roque, Votorantim e Sorocaba que dela retiram diretamente, milhares de litros de água todos os dias.”

Também já está sendo divulgado o relatório de 2011, elaborado pela Gestora da APA, Sandra Beu, Mais informações sobre o trabalho, informações e a história da nossa represa pode ser obtidas pelo o blog e o site da APA ITUPARARANGA. Não deixe de conhecer.



Blog da APA Itupararanga> www.apaitupararanga2.blogspot.com
Twitter da APA Itupararanga> @apaitupararanga

Ou se for o caso, a vereadora Déia está a disposição para palestras e bate papo sobre a importância da APA Itupararanga.

terça-feira, 13 de março de 2012

UM POVO SOFRIDO

Quando uma pessoa falece na casa, a menos que esteja em tratamento e o respectivo médico assuma a descrição das causas para a certidão de óbito, se faz necessário acionar serviços especializados para que se tenha o laudo da causa da morte. O IML – Instituto Médico Legal, é acionado em casos de morte violenta, produzida por traumas, etc.. Quando não há essa necessidade o poder público municipal pode prestar o serviço.


Em Mairinque a prefeitura não oferece esse serviço o que trás mais transtornos às famílias, já sensibilizadas com a perda de um ente querido.

Foi assim que aconteceu no mês passado, precisamente no dia 17, quando uma família humilde, residente em Moreiras teve que aguardar mais de 15 horas para fazer o velório, por falta do atestado de óbito. Foi uma situação de grande constrangimento e desespero, tanto para a família como para as pessoas que tentavam ajudar no problema.

Após muitas idas e vindas, em mais de 15 horas de espera, foi emitido o atestado de óbito e liberado o corpo para um velório digno.

Pois bem, requeri ao prefeito, através da Câmara de Vereadores, informações sobre esse caso e se a prefeitura vai implantar esse tipo de atendimento no município. Enquanto isso não acontece estou solicitando informações para saber como deve ser o encaminhamento desses casos pela prefeitura.

É muito triste e revoltante ver pessoas humildes e de poucos recursos serem feitas de ping pong, principalmente num momento de consternação por conta do falecimento de um famiiar.

segunda-feira, 12 de março de 2012

AÇÃO PARLAMENTAR

RAPIDINHAS

Na última sessão de câmara a vereadora indicou à prefeitura :


Construção de calçadas da rua Horácio Maney Lane, que interliga os bairros da Granada e a Vila Barreto. O local tem grande movimento de pedestre e não oferece nenhuma segurança.

Que o prefeito encaminhe a Câmara um projeto de lei para fornecer aos servidores municipais vale refeição. “muitos funcionários trabalham longe de suas residências e por isso é inviavel almoçar em casa.” A vereadora esclarece que esse benefício já está sendo utilizado pelos funcionários da Câmara, porém no caso dos servidores da prefeitura, para se implantar esse benefício tem que ser através de uma Lei apresentada pelo prefeito.

A Vereadora Déia solicitou da prefeitura, através de requerimento:
 
Informações a respeito do CEMEC – Centro Municipal de Educação e Cultura.

A prefeitura alugou da SRM em 2006 o espaço para funcionar o CEMEC, contrato por 20 anos. Pelo contrato a prefeitura se comprometeu a reformar, adaptar e conservar o prédio. Antes de iniciar as atividades o prédio passou por uma reforma que custou ao cofre público R$376mil.
Passados pouco mais de 5 anos o local tem apresentado goteiras que podem causar sérios danos aos equipamentos lá instalados. Diante disso a vereadora Déia quer saber informações sobre a empresa de seguro para o prédio do CEMEC e se a empresa construtora que fez a reforma fará os reparos necessários p/ eliminar as goteiras.

Creche
informações para saber se existe estudo para a implantação de creche na região de Dona Catarina e Jardim Vitória.  A Vereadora tem sido muito procurada por mães residentes nesses bairros, que vem pedir por vaga em creche. A falta de vagas em creche é sensível em Mairinquue e prejudica as mães trabalhadoras. 

sexta-feira, 9 de março de 2012

HOMENAGEM A DONA NENA

Déia afirma: ‘É uma honra homenagear Dona Nena, essa encantadora senhora!’




Ontem, a Câmara Municipal de Mairinque realizou Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. Durante a deddão a vereadora Déia (PT) homenageou Dona Nena, costureira há mais de 70 anos. “É uma honra homenagear a dona Nena. Ela é uma guerreira. As criações dela estão espalhadas pela cidade e são verdadeiras obras de arte”, comentou Déia.

Albina Lopes Proença, conhecida por todos como Dona Nena, nasceu em São Roque. Desde muito nova, sempre foi independente e aos 12 anos aprendeu a costurar com sua madrinha, Dona Luiza Guerrero. Aos 14 anos, essa exímia costureira começou a trabalhar profissionalmente e não parou até hoje. Casou-se com Orlando Rodrigues Proença, o Orlandão, com quem teve três filhos: Ivany, Irani e Orlandinho. Tem também uma neta, Luise. Moradora da Vila Sorocabana, essa mulher calma tem disposição invejável e recebe suas clientes sempre com sorriso. Para inúmeras mulheres, fez o vestido de batismo, de primeira comunhão, de debutante, de casamento e de bodas de prata nesses mais de 70 anos de profissão.

As meninas Karine e Bruna estão vestindo criação da dona Nena.



Bruna, Karine, Déia, D. Nena, D. Nair(mãe da Déia), Irany e Orlando


quinta-feira, 8 de março de 2012

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DE MULHER

...Dia de celebração pelas conquistas, reconhecimento das Mulheres que constróem essa história e reflexão sobre os Direitos que ainda não são reconhecidos. Assista a esse importante documentário sobre as milhares de mulheres de uma categoria de trabalhadoras ainda não reconhecida. São mais de 7 milhões de empregadas domésticas, diaristas ...assista e repasse esse documentário.


http://www.bacaroco.org/2012/01/15/trabalho-domestico-e-tema-do-documentario-classe-trabalhadora

quarta-feira, 7 de março de 2012

DÉIA PROMOVE DEBATE SOBRE DROGAS E O ALCOOLISMO

 Vereadora Déia, que faz parte da Comissão de Saúde da Câmara, promoveu segunda feira passada, juntamente com o vereador Dr. Arlundo, um debate sobre a situação das drogas e o alcoolismo em Mairinque. Segundo Déia, o objetivo desse encontro é iniciar um debate sobre o assunto e buscar alternativas de combate, tratamento, prevenção do uso de álcool e drogas no município de Mairinque.


Déia lembrou que na região há cidades - conforme divulgado no Cruzeiro do Sul de 3/3/2012 – onde o Ministério Público esta exigindo ações do executivo para atendimento e tratamento dos usuários.

Esse encontro foi motivado a partir de uma conversa com o vereador Dr. Arlindo, para buscar informações e ouvir os Conselhos de Direito sobre os serviços existentes no município. Infelizmente o Departamento de Saúde, apesar de convidado, não compareceu. Diante disso foi apresentada a sugestão para que seja convocado o Departamento Saúde para falar desse tema na Câmara.

segunda-feira, 5 de março de 2012

SAMU EM MAIRINQUE

O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, já está funcionando em Mairinque.

Déia e Irma - responsável regional do SAMU
A Vereadora Déia participou do ato de inauguração do SAMU, que ocorreu na sexta feira passada. O SAMU, na nossa região vai ficar sediado em Sorocaba, e estará ligado em rede com mais 11 municípios, inclusive Mairinque.

“Com o funcionamento do SAMU, nós teremos uma melhor expectativa no salvamento de vidas, já que o sistema está preparado para atender situações de extrema gravidade”. falou Déia.
De acordo com o sistema, quando acionado, o SAMU terá já no primeiro contato um profissional fazendo as orientações básicas e, conforme a necessidade, o atendimento adequado até o encaminhamento final, que pode ser a internação em UTI.
Déia junto com o prefeitode Piedade,
Geremias Ribeiroe o secretário de
saúde Francisco Rolim
Déia e Geninho junto a placa de inauguração
“Foi possível perceber o entusiasmo com que os prefeitos presentes no decerramento da placa receberam esse programa do Governo Federal. É mais uma ferramenta de saúde pública que atenderá a população, seja em que região estiver da cidade. Confesso que fiquei emocianada”, comentou Déia

 Em Mairinque o SAMU está instalado junto ao Pronto Atendimento do hospital.

A cidade de São Roque foi a única da nossa micro região que não quis participAr do program SAMU.

quinta-feira, 1 de março de 2012

PLANO DE METAS, O(A) ELEITOR(A) DE OLHO!

Temos acompanhado ao longo dos anos o desrespeito e o desprezo com que muitos eleitores e eleitoras são tratados. A prática das promessas mirabolantes e de fachada, com o objetivo de ludibriar a população, continua sendo o principal combustível na campanha de muit@s candidat@s que, depois de eleit@s, não cumprem as promessas.

Em toda a trajetória da minha vida pública, nunca me permiti ou transigi com o uso desse inescrupuloso expediente.
Pois bem, no decorrer desse meu mandato tenho observado e pesquisado muito sobre esse desconfortável assunto, lembrem-se que sou da política e é comum as pessoas colocarem tod@s @s políticos no mesmo barco. Como resultado dessas minhas reflexões e de muitas conversas comecei a esboçar um projeto para coibir e penalizar os que se valem dessa prática para enganar @ eleitor(a).

Esse projeto é o Plano de Metas. É uma idéia em construção que estarei apresentando, seus primeiros traços, na próxima sexta feira às 19h, na Câmara Municipal.