quarta-feira, 25 de julho de 2012

A GRANDE LARGADA

Sábado passado aconteceu a primeira carreata da campanha "GENTE DO BEM".

Com muita alegria e confiança num futuro melhor, nosso povo esteve presente.

Na foto, da esquerda para a direita:
Minha mãe Nair, eu, Henrique Belquior, Henrique Alves, Geninho, Douglas e minha irmã Adriana.

CENTROS DE CONVIVENCIA E ESPAÇOS DE LAZER: MAIRINQUE TEM?

Os centros de lazer e convivência são espaços destinados ao fortalecimento das atividades de convivência e contribuem definitivamente para a autonomia, vida ativa e saudável, prevenção do isolamento social, socialização e até geração de renda.

É o local onde gerações se encontram e ali desfrutam de um ambiente que facilita e estimula a melhoria da convivência entre os membros da comunidade a que pertence.

Num centro de convivência é necessário que aconteçam atividades planejadas e sistematizadas, porém de forma simples e em parceria com as divisões de esporte, lazer e cultura do município respeitando os valores sócio-culturais e as necessidades manifestas das pessoas que irão freqüentar o espaço.

Outra característica muito importante é que o espaço seja de fácil acesso e, preferencialmente, próximo à rede de saúde, comércio ou demais serviços que fazem parte do cotidiano das pessoas, para que estas possam participar ativamente da qualificação desse espaço de convivência.

Em Mairinque, temos o Centro Esportivo Ida Ponsoni, situado atrás do Posto de Saúde da Lagoinha. Este espaço está abandonado à própria sorte. Sem banheiros, iluminação, telhados quebrados. A Prefeitura alega que a divisão de esportes tem atividades regulares no referido espaço, no entanto, fica muito aquém de cumprir com as reais finalidades de um centro de convivência para a comunidade.

O Ida Ponsoni poderia servir a cerca de 3.000 pessoas que residem nos bairros Lagoinha e Terras de São José. Milhares de jovens estão sendo violados em seu direito mais básico que é o acesso ao lazer, cultura e esporte, sendo que temos no município um espaço que poderia ser voltado à convivência artística, esportiva e ou simplesmente de convivência.

VEREADORA DÉIA

PROMOTORAS LEGAIS POPULARES PROMOVEM PALESTRA

A COORDENAÇÃO DE MAIRINQUE DO CURSO DE PROMOTORAS LEGAIS POPULARES PROMOVEU PALESTRA SOBRE ORATÓRIA E DESINIBIÇÃO

O curso de Promotoras Legais Populares promoveu mais um evento voltado às mulheres.

No último dia 19 de julho, no CEMEC, Nanaia de Simas, professora de oratória e desinibição proporcionou à dezenas de mulheres uma reunião dentro do PLP, para pensar a “voz” da mulher na sociedade contemporânea. Numa discussão informal e descontraída, as mulheres tiveram a oportunidade de pensar a sua “voz” diante da sociedade atual. A mulher tem sua voz valorizada e legitimada na sociedade? Sua voz é reconhecida em sua comunidade, ela tem o poder de transformação?

Nesse sentido, Nanaia foi aos poucos abordando a função e o papel da mulher em sua comunidade, em sua família e especialmente, o poder que a mulher tem para a transformação da sociedade.

Ao final da palestra, Nanaia ofereceu uma atividade dinâmica com técnicas vocais e de respiração o que muito animou as mulheres. Foi a oportunidade de vivenciar naquele momento tudo o que foi conversado durante a palestra.

O evento se realizou com o apoio do CEMEC – Centro Educacional e Cultural de Mairinque e do Polo Educacional Uniasselvi e por isso nossos sinceros agradecimentos.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

FATOS QUE REGISTRAMOS

A vereadora Déia esteve prestigiando o encontro da Embaixada Japonesa com a Colônia Japonesa de Mairinque, que aconteceu nas dependências do CEMEC - Centro Municipal de Educação e Cultura, no mês de março.



Um dos objetivos desse encontro foi fazer o recadastramento das famílias japonesas e seus descendentes em Mairinque.

REFLEXÃO

LAURECY FELIPE MATOS da EE Prof. Maria Oliveira Lellis Ito

Vencedor do concurso de foto em comemoração ao Dia do Meio Ambiente organizado pela comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal


terça-feira, 10 de julho de 2012

SINAL VERMELHO PARA NOSSA REPRESA

 GILCLEY GABRIEL DOS SANTOS da EE Prof. Maria Oliveira Lellis Ito
Vencedor do concurso de desenho em comemoração ao Dia do Meio Ambiente
organizado pela comissão de Meio Ambinte da Câmara Municipal



Foi veiculado no dia 6 de julho, na Agência de notícias da FAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo, um estudo recente sobre a qualidade da água da Represa de Itupararanga.



A publicação traz uma preocupação muito grande sobre o futuro da nossa represa. Estamos caminhando a passos largos para a “luz vermelha”. Os resultados sobre indicadores de qualidade da água na represa demonstram que o manancial está sofrendo uma rápida deterioração da sua qualidade devido, principalmente, a falta de políticas públicas relacionadas ao saneamento ambiental e a ocupação territorial desordenada. Essa informação vem corroborar o que foi apresentado no relatório de qualidade das águas da CETESB de 2011


É preciso, com urgência, que se monte uma agenda de ações, envolvendo as Prefeituras, o Conselho Gestor da APA Itupararanga e o Comitê de Bacia Hidrográfica de Sorocaba e Médio Tiete, para enfrentar esse grave diagnóstico elaborado pela FAPESP.


Acompanhe a matéria que saiu no site da FAPESP no dia 06/07:
http://agencia.fapesp.br/15843.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Durante a Rio+20, realizada entre 15 e 23 de junho passado o IBGE divulgou os 62 Indicadores de Desenvolvimento Sustentável – IDS 2012 do país, ou seja indicadores referentes a quatro dimensões: ambiental, social, econômica e institucional. Esse indicadores mostram aspectos positivos, mas também as fragilidades do país


POSITIVOS
-redução em 77% do desmatamento bruto da Amazônia Legal em 6 anos de
-queda da mortalidade infantil pela metade, em 10 anos de acompanhamento

FRAGILIDADES
-temos a permanência das desigualdades socioeconômicas e de gênero
-combate a poluição nas áreas urbanas, saneamento e violência.

A reflexão sobre o meio ambiente abre a pesquisa. No levantamento de 20 indicadores que avaliam diretamente a qualidade do ar, terras e águas, a Dimensão Ambiental do IDS – 2012 retomam temas de debate constante, como o do uso de agrotóxicos. Mas, a complexidade da questão ecológica também pode ser avaliada no âmbito de um tema menos explorado, o das espécies invasoras, que podem se transformar ainda em pragas agrícolas ou vetores de doenças, tal como aconteceu com o mosquito da dengue, originário da África.

A publicação completa dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IDS 2012 está disponível na página www.ibge.gov.br

Se, no nosso município também queremos desenvolver de forma sustentável, esse é um importante documento base para se estudar e, podemos avançar em direção á sustentabilidade, em menor tempo, pois, não estamos em áreas de conflito como muitos países, falamos um só idioma, entre tantas vantagens.



Vereado Déia