terça-feira, 25 de junho de 2013

 AUDIÊNCIA PÚBLICA DO AEROPORTO

 
Hoje, 25/06/2013 acontecerá a 1ª audiência pública sobre a construção do Aeroporto Executivo e Outlet em São Roque, próximo á divisa daquele município com mairinque.

Também haverá audiência em mairinque no Casm dia 27/06 às 17 hs ,Essas audiências são feitas pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente que esta analisando esses empreendimentos para aprovação nos dias das audiências e documentação do estudo de Impacto Ambiental deverão ser disponibilizado para a população no site.

Veja no WWW.ambiente.sp.gov.br/consema/category/audiencias-publicas



segunda-feira, 17 de junho de 2013

Eu já comentei nesse Blog que  um dos meus grandes orgulhos foi estudar Saneamento no Colégio Técnico Federal de Jundiaí. Isso foi  em 1977.
Esse curso mudou muitos as nossas vidas  e   alguns da turma seguiram a profissão na SABESP e CETESB. Como a nossa querida Rosangela Ciampi que  vez em quando aparece na mídia e aí vai uma faceta interessante   dela  que é coordenadora da equipe de “ Degustadores de Água” da SABESP da Capital.

 
 
 16ªSESSÃO ORDINÁRIA-13ª LEGISLATURA-CÂMARA MUNICIPAL DE MAIRINQUE-29 DE MAIO DE 2013.

A primeira parte da sessão é o Expediente onde é lida a Ata da sessão anterior e colocada em votação. Também é o momento quando são lidos os  ofícios, convites recebidos, assim como os projetos de leio encaminhados  pelo executivo e legislativos.
.
Em seguida são lidas e locadas em votação as Proposituras dos Vereadores
De minha autoria foram aprovados: Requerimento 202/2013 ao Prefeito solicitando  informações sobre quais providencias serão tomadas para reaver o material do MAPA DIGITAL e solicita relação de notas fiscais pagas referentes ao trabalho de implantação do mapa digital;
Requerimento 203/2013 ao Prefeito pedindo  informações sobre a doação de área de 53.305,55 metros quadrados à empresa Rodoborges;Requerimento 204/2013 requerendo à CERIM informações de registros de problemas com abastecimento de água devido ao não fornecimento de energia elétrica durante um período no Bairro de Dona Catarina.
Apresentei a  INDICAÇÃO 494/2013 ao Prefeito solicitando a implantação de academia ao ar livre no loteamento Terras de São José.
O Tema Livre é  o espaço de tempo antes do intervalo da sessão, para que os  vereadores e vereadoras discorrem sobre  vários assuntos: 
Da concessionária CERIM  cobrei a responsabilidade que esta deve ter com os munícipes, lamentando que  a CERIM tenha suspendido oo fornecimento de energia elétrica  à  base da Guarda municipal e ao Ginásio de esportes de Dona Catarina devido a dívida  da prefeitura para com a concessionária  de meses  do ano passado; Sobre  a reunião que facilitou entre a Saneáqua e moradores do bairro Roseiras, ano passado, quando a empresa  foi até  o local e  chegou a   apontar  custo para extensão da rede de água para todos os moradores de roseiras, mas  até  o momento  essa obra não foi realizada. Sobre a duplicação da Rodovia Raposo Tavares registra que   representante da CCR Via Oeste virá á Câmara  para falar aos vereadores sobre  a obra;Ano passado  a vereadora déia  reivindicou |à Cel Fátima responsável pela PM da região fosse  designada policial feminina para Mairinque e que, acaba de ocorrer; a prefeitura  finalizou a entrega dos materiais escolares, destacando que os estudantes estão satisfeitos com a qualidade do material; Sobre a implantação do TREM RÁPIDO de passageiros de São Paulo para Sorocaba, lembrando que a CPTM informou que esse trem não vai ter ponto de parada em Mairinque, por isso, ela fez um requerimento para que aquele órgão reveja essa decisão, mas lamenta que ainda não recebeu resposta, lembrando que técnicos da área  já se manifestaram que   mesmo não tendo possibiliddade de paradas  nos  horários de pico, mas que  sejam feitas paradas  nos  horários intermediários, os chamados “VALE”; citou o  evento, realizado pela Escola Municipal do Jardim Flora, para a conscientização sobre as drogas, parabenizando a direção daquela unidade escolar pela iniciativa; a construção do presídio que esta  acontecendo no bairro Cristal, ressaltando que existe um projeto de lei, da Deputada Estadual Ana Perugini, que obriga a compensação, por parte do Estado, aos municípios que contam essas unidades, exatamente, para  suporte aos  diversas demandas decorrentes  das implantações;reforçou o convite para que  todos  participem das atividades da  Semana do Meio Ambiente. Através do www.camaramk.com.br a sessão pode ser assistida ao vivo e  há links sobre  vários temas.
Após o intervalo  acontece a Ordem do Dia quando são lidos, discutidos e colocados  em votação os projetos de lei 
Aprovado projeto de lei nº 34/13, do prefeito, que dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 35.000,00, para aluguel de imóvel para o Centro de Atendimento ao Cidadão.
Adiada por uma sessão a discussão do projeto de resolução nº 13/13, do vereador Alexandre Peixinho, que altera o Regimento Interno, dispondo sobre a publicação de proposições no sítio eletrônico da Câmara.

Aprovado o projeto de resolução nº 14/13, do vereador Professor Giovani, que altera o Regimento Interno, dispondo sobre o prazo para manifestação das Comissões Permanentes
É HORA DE DISCUTIR A CIDADE PARTICIPANDO DA CONFERÊNCIA DA CIDADE


As Conferências da Cidade já se tornaram parte dos calendários tanto dos governos quanto das entidades.  A presidenta á convocou a  5ª Conferência Nacional das Cidades, que terá  como foco principal o debate sobre a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integrará, consolidará e definirá os papéis dos entes federados, (Governo Federal, Estadual e Municipal) no que tange as políticas de Moradia digna, Mobilidade, Saneamento, Planejamento Urbano.

O QUE É A CONFERÊNCIA?
A Conferência da Cidade, que acontece a cada 2 anos no mínimo e existe exatamente para conferir se os compromissos firmados nas conferências anteriores foram realizados e estabelecer novas metas. É também um  momento de se conectar com as demais cidades do país.
A etapa municipal, além de discutir as questões locais, deve avaliar os avanços e resultados das últimas conferências, deve mobilizar as pessoas dos segmentos sociais envolvidos com as temáticas da cidade - habitação, cultura, mobilidade, urbanismo, saúde, meio ambiente e educação. Somente a participação de muitas pessoas, colocando suas reivindicações e debatendo sobre os mais diversos temas, é que dará legitimidade a todo esse processo.

QUANDO ACONTECEM AS CONFERÊNCIAS MUNICIPAL, ESTADUAL E NACIONAL?
 Conferência municipal acontecerá até junho e,  em setembro acontecerá a etapa estadual . O encontro das delegações das cidades brasileiras será em novembro de 2013.
                  A  Conferência  consolida um processo que se iniciou na constituição de 1988 com a inclusão dos artigos 182 e 183, que tratam da questão urbana, tendo o histórico de uma realidade social de inexistência de políticas e estruturas institucionais que dessem conta da realidade e da complexidade das Cidades no Brasil. Após a constituição do Ministério das Cidades e a criação do Conselho Nacional das Cidades em 2003,inicia-se a construção de políticas e programas que integrados buscam a justiça social e a  democratização do Estado através do controle social, nas intervenções para regularização fundiária, urbanização de assentamentos precários, acesso à moradia digna para população de baixa renda, assim como a implementação da função social da propriedade e da cidade.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

EM GABRIEL ROCHA É A NOSSA ESCOLA  DA APA ITUPARARANGA



Pelo terceiro ano consecutivo estive na EM Gabriel Rocha falando sobre o 5 de  junho Dia Mundial do Meio Ambiente.  Reforcei a necessidade da preservação da represa, da sua importância para o abastecimento de água das cidades, incluindo a nossa. Nessas atividades é sempre importante o que os jovens nos passam sobre a relação deles com a represa, pois moram lá no bairro e a represa  é  praticamente  o quintal deles.

Falei sobre as possibilidades de lazer que já ocorrem e a importância  de termos um local público de acesso à represa.
Decorrente do Piquenique  do ano passado levei o croqui que  mostra  a represa em relação às cidades do seu entorno e estradas  que  já são utilizadas para trilhas, passeios a cavalo,etc
Segue o mapa: 

DÉIA(PT) deiapt@bol.com.br  ;  4708-2910 ramal 218  ACOMPANHE NOSSO TRABALHO:  www.vereadoradeia.blogspot.com  www.camaramk.com.br (sessão ao vivo)




     INICIA JOESMA 2013 


    Na abertura do joesma os alunos dançam com a presença do Prof° Alexandre
    Nesta semana teve inicio ao JOESMA 2013 (Jogos Estudantis de Mairinque) com a 11ª Copa de Atletismo, realizada no Estádio Municipal  de Mairinque e alunos das escolas municipais. 
    O Atletismo é  muito importante para o futuro desses alunos  é também  um incentivo à cultura.  
    A origem do Atletismo está relacionada com a própria origem do ser humano que, por necessidade, defesa ou até prazer, já corria, saltava ou lançava.Nos nossos dias, o Atletismo é uma modalidade desportiva que engloba várias disciplinas, como corridas, marchas, saltos, lançamentos e provas combinadas.

DÉIA PARTICIPA DO INICIO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE


No dia 03   de junho ás 8h  iniciou-se a  Abertura oficial da Semana do Meio Ambiente no saguão do Paço Municipal de Mairinque com a palestra da Profª. Drª. Glória Coelho do (IFSP- SR)
Laíne;Henrique;Ludi;Déia e Profª Drª Glória coelho

Grupo de Dança e Teatro “Várias Formas” (Coreógrafa Vanusa Vieira) e músico Mesaque da Silva e ás 19h  no Plenário da Câmara de Vereadores a  Palestra “Recuperação de Floresta Estacional no Reservatório de Itupararanga”, com a Prof. Dra. Vilma Palazzetti (PUC – Sorocaba)
DÉIA PARTICIPA DA ENTREGA DO KIT ESCOLAR


A prefeitura já  esta entregando nas escolas os Kits de material escolar para serem entregues aos alunos.

No início do ano a prefeitura divulgou para que os pais não comprassem a lista de materiais escolares que algumas escolas entregaram aos alunos  em dezembro de 2012.
Semana passada acompanhei o prefeito Binho e a vice prefeita Marli durante uma visita á escola municipal Profª Augusta Camargo no Jd. Vitória.



quarta-feira, 5 de junho de 2013

 DÉIA: A LUTA DAS MULHERES É TEMA DE PEÇA TEATRAL

No último dia 16 de maio o curso Promotoras Legais Populares de Mairinque - PLP, que este ano está em sua 8ª turma, proporcionou às mulheres PLP’s, as PLP’s da 1ª turma da cidade de Alumínio e convidadas,  a peça teatral que aborda a questão de gênero.
O Kiwi Cia de Teatro, um grupo de mulheres atrizes apresentou a peça Teatro Carne, com as atuantes Fernanda Azevedo; Fernando Kinas; Maysa Lepique; Mônica Rodrigues com a produção de Luiz Nunes.

Cenas teatrais que abordam a discriminação e violência de gênero, no caso violência contra as mulheres são retratadas  nesse trabalho. De forma criativa, o cotidiano das famílias, agressões domésticas,  o preconceito  contido na publicidade,as jornadas duplas e triplas de trabalho são  tratadas para trazer a reflexão.
Cerca de 60 mulheres assistiram à peça e ao final aconteceu uma mesa de debates entre platéia, artistas e produtores da peça.

“Para Adriana, “coordenadora das PLPs da cidade:” será importantíssimo que grupos teatrais locais tratem também desse tema em seus trabalhos”.
As atividades do PLP em Mairinque contam com o apoio da Ótica Sorocaba e da Vereadora Déia (PT) e em Alumínio da Vereadora Ana Paula(PSD).
Adriana complementou: “Nossos agradecimentos à OSOMU , Secretaria Municipal de Assistência Social pelo apoio”.



terça-feira, 4 de junho de 2013

SEMANA DO MEIO AMBIENTE: 

CONVIDAMOS Á TODOS A PARTICIPAREM DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE!!


NÃO PERCAM!!