segunda-feira, 30 de junho de 2014

CRESCE NÚMERO DE EMPRESÁRIOS MEI E SEBRAE VAI ATENDER EM MAIRINQUE

     Tem sido constante o aumento de profissionais trabalhadores autônomos de Mairinque que se  cadastram como  Micro Empreendedores Individuais-MEI e ficamos contentes de ver que a cartilha que disponibilizamos com esclarecimentos aos profissionais contribuiu para  isso. O MEI é o autônomo que se  legaliza como empresário com mais de 70  atividades como cabeleireiros, alfaiates, animadores de festas, caminhoneiros, catadores de recicláveis, pedreiros, manicures e vendedores de cosméticos.
VANTAGENS
- Proteção do INSS: auxílio-doença, salário-maternidade e aposentadoria.
-10 cursos gratuitos pelo portal Sebrae
-Empréstimos com taxas a partir de 0,35%.
-O microempreendedor será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL) .
REQUISITOS PARA SER MEI
-Faturamento anual de até 60 mil reais ou 5.000/mês.
-Ter apenas 1 funcionário recebendo um salário mínimo.
QUANTO CUSTA?
 Feito o cadastro o pagamento é mensal e as taxas cobradas são INSS, ICMS e ISS (Prefeitura). Todos os valores são recolhidos numa única guia, a DAS – Documento de Arrecadação Simplificada, no valor de R$ 39,90 por mês.
TIRE SUAS DÚVIDAS COM O SEBRAE  EM MAIRINQUE
     As pessoas interessadas em expandir seu negócio que já são MEI ou aquelas que desejam tirar as dúvidas  não podem perder a vinda do SEBRAE móvel nos dias 7, 8,10 e 11 de julho  na Praça  da Matriz, a partir das 10 horas.
    Déia declara “o MEI foi criado em 2009 pelo então presidente Lula  e a  presidenta Dilma tem ampliado os benefícios do Programa para milhões de brasileiros. Veja como se tornar um microempreendedor. Acesse o site: portaldoempreendedor.gov.br e utilize as ferramentas do Sebrae “ finaliza.

DICAS AMBIENTAIS

     Vereadora Déia informou à Prefeitura sobre o trabalho desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA) no canal de vídeos YouTube (www.youtube.com/anagovbr) e redes sociais sobre a ÁGUA.
     A ANA contribui para que qualquer pessoa interessada em aprender sobre a importância da preservação das águas e os caminhos que elas percorrem antes de chegar às torneiras, irrigar as plantações e serem usadas pela indústria. Há materiais e cursos gratuitos oferecido pela ANA e as escolas municipais poderão incorporar passar para os alunos e pais.


sexta-feira, 27 de junho de 2014

COMISSÃO DE SAÚDE PARTICIPA DE REUNIÃO NA BHM

     Vereadores Déia e Biula, representaram a Comissão de Saúde da Câmara na reunião da BHM - Beneficência Hospitalar de Mairinque, realizada hoje (27),  com  a Secretaria de Saúde  do município para receber a  visita  ilustre  do Dr. William Abrão Saad, médico  e prof. titular da Faculdade de Medicina de Sorocaba há 25 anos, professor da UNiCID e  da UNISA.Também atua no Hospital das Clínicas há 52 anos e, é   conhecido  aqui no Brasil e  no Exterior  por seu excelente trabalho em cirurgia do fígado e transplantes.
      Os diretores da BHM Paulo Faria e Marcos  Melo  relataram  aos  presentes sobre o trabalho administrativo que  realizam à frente do hospital no sentido de reabri-lo.
    O Dr. Ismael, Secretário da Saúde, acompanhado de sua  equipe – as enfermeiras Vanessa Paulino e Evelin Siqueira, o Dr. Frank Akira e  o diretor administrativo Milton Campioni reafirmando  o apoio da Prefeitura à entidade.
     O Dr. Saad chegou à Mairinque  e se  interessou pela unidade  através do Sr. Pedro Cornélio. O médico posicionou-se: “Temos  que   nos juntar e lutar para  a reabertura do hospital”.
    A Comissão de Saúde se colocou a disposição  e, em breve  será marcada  uma reunião para que  a Diretoria  da BHM possa  apresentar seu trabalho.

Vereadora Déia
Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social





quarta-feira, 25 de junho de 2014

Confira o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica. Comparem: Governos Lula e Dilma enfrentaram o desafio de diminuir o desmatamento


  A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgaram nesta terça-feira (27/5/2014), Dia da Mata Atlântica, os novos dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, no período de 2012 a 2013. O levantamento mostra que, após dois anos da aprovação do novo Código Florestal, a taxa de desmatamento nas áreas de Mata Atlântica continua a subir.  Comparado ao período anterior, o desmatamento aumentou 9%.Os dados podem ser acessados nos sites www.sosma.org.brwww.inpe.br ou diretamente no servidor de mapas http://mapas.sosma.org.br
Download de imagens das áreas monitoradas, em alta resolução, em: http://bit.ly/1jV7UH0 (Créditos para SOS Mata Atlântica/INPE)

Confira o total de desflorestamento na Mata Atlântica identificados pelo estudo em cada período (em hectares):

Abaixo, gráfico do histórico do desmatamento desde 1985:


Mapa da Área da Aplicação da Lei no 11.428

   Desde sua quinta edição, de 2005-2008, o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica considera os limites do bioma Mata Atlântica tendo como base o Mapa da Área da Aplicação da Lei nº 11.428, de 2006. Em 2004, a SOS Mata Atlântica e o INPE lançaram o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, de forma a fornecer instrumentos para o conhecimento, monitoramento e o controle para atuação local. A partir desse estudo, cada cidadão pode ter fácil acesso aos mapas e atuar em favor da proteção e conservação deste conjunto de ecossistemas.           
    O desenvolvimento da ferramenta de publicação dos mapas na internet foi realizado pela ArcPlan, utilizando tecnologia do MapServer (Universidade de Minnesota), com acesso nos portais www.sosma.org.br e www.dsr.inpe.br.
    A versão de 2013 do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica abrangeu todos os 17 Estados (AL, BA, CE, ES, PI, GO, MS, MG, RJ, SP, PB, PE, PR, SC, SE, RN, RS). O Piauí foi incluído pela primeira vez após a realização do trabalho de campo para identificação dos remanescentes florestais e o lançamento da carta 1:1.000.000 de Vegetação da Folha SC.23 – Rio São Francisco. Volume 36 da Série Levantamento de Recursos Naturais – RADAMBRASIL pelo IBGE, confirmando a ocorrência da Floresta Estacional Decidual. Os dados dos Estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, gerados pela Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE), anos base 2000 e 2004 e de Pernambuco, Alagoas e  Sergipe, que têm como ano base 2005 e foram atualizados para este período, na medida da obtenção das imagens com qualidade e baixa cobertura de nuvens.




Residências terapêuticas: um estímulo à vida

      A reforma psiquiátrica no Brasil é recente e Sorocaba era uma das cidades que até pouco tempo atrás tinha um dos maiores números de leitos psiquiátricos  do País. Muitos escândalos, muita denúncia de maus tratos e abandono de paciente por familiares   fazem parte dessa  história. A literatura e  a sétima arte são fontes  de casos  verídicos que nos  causa indignação e tristeza.   A reforma psiquiátrica entre inúmeras mudanças   trouxe as residências  terapêuticas, o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS e outros  equipamentos  para  suporte e acolhimento das pessoas com sofrimento mental.
      Chamar essas pessoas de loucas, querer interná-las diante de crises, sem que se dê o tratamento adequado é coisa  do passado. Há alguns séculos atrás, as sociedades medievais queimavam as  pessoas vivas em praça  pública,     como  forma de dizer que elas  não se encaixavam nos modelos comportamentais da época.
      Vamos  fazer uma audiência pública para tratar do CAPS que  é uma estrutura  que  em breve  o município terá. Convidaremos pessoas  de entidades, religiosos, técnicos  da saúde, assistência social e educação. É preciso que  reunamos   toda gente para  ouvirmos   quem já está  adequado à lei e mais que isso, atendendo adequadamente as pessoas com sofrimento mental.
      As residências terapêuticas representam um item dessa estrutura e  na  internet  achei o de Casa Branca - SP  - cidade de 30mil habitantes do noroeste  paulista.  “Atualmente, o município  de Casa Branca SP é responsável por apenas uma residência terapêutica. Porém, em parceria com o Centro de Reabilitação mais oito serão implantadas, sem custo nenhum à Prefeitura”.
       Há cerca de dois anos, a Prefeitura Municipal implantou, em Casa Branca a primeira residência terapêutica sob os cuidados do município.___Nela residem seis pacientes: Faruki Hanamoto, 81 anos;  Luiz Antonio Bilatto, 72 anos; Alfredo Marciano Golveia, 63 anos; Marcos Lourenço, 47 anos; Luiz Carlos de Jesus, 42 anos e Marcos Godinho, o caçula da família com 33 anos.___Porém, em parceria com o Centro de Reabilitação, mais oito residências terapêuticas serão implantadas na cidade.___Ao município, cabe realizar o contrato de locação e oferecer suporte aos pacientes através da equipe do Ambulatório da Saúde Mental. No entanto, todos os gastos, inclusive com o aluguel, ficam por conta dos Governos Federal e Estadual, através do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, respectivamente.___As residências terapêuticas são mantidas com recursos financeiros anteriormente destinados aos leitos psiquiátricos. Assim, os recursos destinados ao paciente durante sua internação são realocados para os fundos financeiros do município para manutenção dos Serviços Residenciais Terapêuticos. ___Segundo a coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental Margarete Aparecida Fernandes Bernardi, “O município não tem gasto com nada. Até os móveis da casa são comprados com recursos estaduais, por isso, a implantação destas residências terapêuticas só tem a contribuir com a sociedade”.___A medicação aplicada aos pacientes é oferecida pela rede de saúde. A alimentação, o vestuário e os produtos de higiene pessoal são adquiridos pelo próprio paciente através dos benefícios por ele recebidos através da Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS e do Programa “De volta para casa”._
      A residência terapêutica ou Serviços Residenciais Terapêuticos são casas nas quais pessoas com transtornos mentais, submetidas a longas internações psiquiátricas, têm a oportunidade de voltar a viver em sociedade, nos moldes de uma família.___“A maioria dos pacientes não tem mais contato com a família de origem, e estas casas oferecem a eles a possibilidade de viver num ambiente familiar”, explica a coordenadora.___Instituídas pelo Ministério da Saúde, no ano 2000, as residências terapêuticas integram o Programa “De volta para casa”, cujo objetivo é reinserir na sociedade pessoas acometidas de transtornos mentais.___
      “A ideia é motivar o paciente ao convívio social sem deixar de assisti-lo, isto é, ele continua recebendo todos os cuidados necessários para o conforto, saúde e segurança”, assegura Margarete.___Esses seis pacientes, por exemplo, vivem em uma casa aconchegante, organizada e estruturada. Além de receber atendimento contínuo da equipe do Ambulatório da Saúde Mental, contam com o a presença diária da cuidadora Selma Figueiredo. “Eu sinto como se eu vivesse em uma família. Eu cuido deles e eles me respeitam muito. Criamos uma relação de respeito”, afirma Selma.___A cuidadora é responsável por cuidar da higiene dos pacientes, da limpeza da casa, das roupas, preparar as refeições e gerenciar as compras da casa. Mas, ela garante que eles também colaboram com a limpeza e organização do lar: “Sempre tenho a ajuda de alguém, às vezes, para varrer o quintal, ou então, para lavar a louça”.___Selma afirma que após dois anos de convivência percebe o quanto os pacientes evoluíram. “Quando vieram morar nessa casa, eles eram muito dependentes, hoje não são mais tão dependentes. É claro, eles têm limitações, estas devem ser respeitadas, mas, eles melhoraram bastante”.___Exemplo dessa melhoria notável é o Luiz Carlos de Jesus, que cuida de tudo quando a Selma não está. “A noite eu dou o remédio e esquento no microondas a comida pra todos. Às vezes até lavo a louça”, revelou Luiz, todo feliz e orgulhoso por poder ajudar os amigos.___A cuidadora fica com a família: oito horas diárias de segunda a sexta-feira, e quatro horas aos sábados. “Quando me ausento deixo tudo pronto para facilitar a vida dos rapazes. Para o jantar a comida fica preparada, basta esquentar. Os remédios também são todos organizados com a dose correta para cada um”, explicou.___A rotina da família é semelhante à das nossas famílias. Para se locomoverem, os rapazes às vezes fazem uso de carro (carro da Selma), outras vezes de ônibus. Saem a passeio ou para fazer compras. Participam da Oficina Terapêutica da Saúde Mental e caso necessário, passam por consultas médicas. Em casa, assistem TV, ouvem música e conversam. Aliás, segundo Marcos Godinho, conversam muito. O Marcote ou boca larga, como é chamado, é o mais falante da turma e reconhece sua aptidão: “Eu sou o mais falador daqui”.___Quando indagado sobre como se sente morando na casa com seus colegas ele respondeu; “Eu vivia numa prisão, hoje eu tenho liberdade. Hoje eu sou feliz”, declarou emocionado.___Com a implantação de mais oito residências terapêuticas em Casa Branca, outros pacientes, até então internados no Centro de Reabilitação (e muitos deles advindos de outros hospitais psiquiátricos)  terão uma nova oportunidade de recomeçar e de reconquistar a felicidade.__Fonte: http://www.casabranca.sp.gov.br/index1.asp?qm=s&ed=0&m=214&t=3677






Vereadora Déia indica ao Prefeito que seja colocado placas no trecho da Estrada Governador Mário Covas, para coibir as pessoas de jogarem lixo e queimarem objetos poluindo o meio ambiente






quarta-feira, 18 de junho de 2014

Déia participa do Encontro Estadual do PT

        O PT terá como candidato a governador Alexandre Padilha, cujo nome foi homologado no último domingo (15). Participaram do evento os representantes dos partidos coligados, prefeitos, vereadores, líderes partidários, a militância petista e o ex-presidente Lula. 
        Déia afirma “nós do PT temos orgulho do que representou para o País e aos brasileiros os dois governos LULA , reelegeremos a Presidenta Dilma e vamos eleger Padilha como governador do Estado, para prosseguir distribuindo renda, garantindo mais e melhores empregos e proporcionando aos nossos jovens mais acesso aos cursos superiores ”finaliza. Fotos Macro Sorocaba e Jorge Ferraz





Déia visita Instituto Federal - Campus São Roque

       A vereadora Déia visitou o Instituto Federal de Educação e Tecnologia – IFS- Campus São Roque e foi recebida pelo diretor geral Profº Dr. Ricardo dos Santos Coelho, que demonstrou muito orgulho ao falar dos avanços do Instituto. “Nossa história com o IFS é antiga e de amor – as fotos são da inauguração e da luta para retomada da obra que ficou paralisada entre 2001 e 2003” salienta o diretor.
       Durante a conversa, Coelho falou dos cursos oferecidos pelo Ministério da Educação gratuitamente na unidade e do suporte que os alunos recebem do Governo Federal por residirem em cidades distantes, bolsa moradia de R$ 300,00, alimentação de R$120,00 e transporte de R$80,00 reais.
       O IFS oferece curso técnico de administração, alimentos e meio ambiente integrado ao ensino médio, atendendo a demanda específica da Prefeitura de São Roque. 
Agora em nossa região, estudantes podem cursar o ensino superior no IFS, os cursos oferecidos são licenciatura em Biologia (4 anos), técnico em gestão ambiental(2,5 anos), viticultura(3 anos) e bacharelado em administração (4 anos). 
       São 37 unidades do Instituto Federal no Estado de São Paulo e o Campus São Roque é o primeiro a oferecer o curso de administração. Déia argumenta: “já são muitos os alunos de Mairinque que estudam lá. Tenho certeza que muitos outros que estão terminando o Ensino Fundamental poderão iniciar seus estudos no IFS. Estou me empenhando para que mais pessoas conheçam e tenham acesso ao Ensino Técnico e Superior gratuito de qualidade”.
       Recentemente Déia protocolou o requerimento à Viação São Roque, para que a empresa estude a possibilidade de viabilizar uma extensão da linha até o IFS que fica na Rodovia Quintino de Lima, 2100, Bairro Goianã e irá agendar um encontro com o Diretor do IFS e o Prefeito Binho para seja encontrada uma solução para facilitar o acesso dos alunos de Mairinque para o IFS. Conheça mais pelo www.ifs.edu. br unidade São Roque


Vereadora Déia, Geninho e autoridades no IFS

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Estrada de Roseiras é denominada como Família Okamoto

           Na última sessão (11), a Câmara Municipal de Mairinque aprovou o PL 21/2014 de autoria da vereadora Déia, que homenageia a família Okamoto pela contribuição no desenvolvimento econômico e cultural do município.
       A família Okamoto, imigrantes japoneses, se instalaram no bairro Moreiras em 15/07/1956, plantando  hortaliças e flores. Eles foram um dos primeiros expositores da “Festa do Pêssego” festa tradicional do município por  muitos anos.
       A tradição do plantio de flores está na terceira geração da família, preservando a atividade agrícola e gerando renda para muitas famílias do bairro Roseiras.
       As mudas de rosas e os Bonsais que  a família Okamoto cultiva  são famosas   e  enaltecem o nome  de Mairinque.
      Déia reconhece a importância da homenagem: “é  uma alegria para mim  homenagear essa família, que também foi indicada pelos moradores do bairro,  que estão  muito satisfeito pela instalação da rede  de água que há anos esperavam” finaliza.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

PAC: Funcionário recebe capacitação para operar novas máquinas

        A máquina Patrol e o caminhão que a presidenta Dilma já entregou para Mairinque além de serem equipamentos novos, fabricados no Brasil e trazerem benefício direto para o município, é importante que lembremos que os operadores, motoristas experientes, que estão na lida há tempos, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC recebem capacitação.
        Para as próximas semanas receberemos uma Patrol, máquina que ajudará na manutenção e conservação das estradas de terra.

        Confira na foto o motorista José Cerqueira de Oliveira com o certificado no dia da entrega do caminhão em Limeira, onde centenas de cidades com menos de 50mil habitantes receberam os caminhões.   

DEP IARA BERNARDI VIBRA COM O AUMENTO DE 5% PARA 10% DO PIB PARA EDUCAÇÃO

      Acaba de ser aprovado o Plano nacional da Educação (PNDE). Isso é da conta de tod@s nós. Por inúmeras vezes já falamos nesse blog o porque de certos embates no Congresso Nacional demorar tanto tempo.
   São matérias que geram muitos conflitos e a demora é um absurdo. Precisamos entender que há os que defendem essa demora, pois significa retardar as mudanças para melhoria de situações ruins para a população. Foi assim com a escravidão dos negros que durou mais de 300 anos.  O Brasil foi o último país do ocidente a acabar com a escravidão dos negros arrancados da África!
     Voltando ao PNDE que estabelece metas para os próximos 10 anos e 20 delas, urgentíssimas, sendo a Meta 1 para 2016, daqui dois anos: a Educação Infantil na pré-escola para crianças de quatro a cinco anos de idade e a ampliação da oferta de Educação Infantil em creches, de forma que atenda, no mínimo, 50% das crianças de até três anos.
    Já nos contrapondo aos que dirão que é pouco afirmamos que essa meta quando cumprida será um marco na política brasileira para a Primeira Infância e uma porta aberta para o futuro.     
   Outras metas referem-se à expansão da oferta de educação em tempo integral para 50% das escolas públicas, valorização dos profissionais, equiparação salarial da categoria, elevação da taxa de matrícula no ensino superior e a Meta 20 é o salto decisivo que vai garantir recurso financeiro para garantir a elevação do investimento público em educação pública, passando a alocar 10% do PIB para esse setor (hoje, o Brasil investe 5,1% do PIB em Educação).
     A Deputada Iara Bernardi (PT) assim como toda bancada do PT na Câmara Federal e do Senado dedicaram-se anos para essa aprovação do PNDE. Iara enviou mensagem à tod@s parlamentares do PT para que divulguem nos nossos municípios essa conquista: “essa é  uma conquista  da população brasileira ” disse Iara.


Foto Assessoria Deputada Federal Iara Bernardi

Déia participa de Audiência Pública no Reneeville

Pela primeira vez em Mairinque uma comunidade se manifestou sobre  uso e ocupação do solo, ou seja,  sobre  a instalação ou não de comércio e serviços no bairro. Isso foi necessário porque o loteamento Reneeville tem registrado um regulamento próprio que  setoriza  a implantação de  comércio e, com o passar dos  anos os moradores  querem   estabelecimentos comerciais mais próximos.
       A Associação de Moradores formalizou o pedido na Prefeitura em 2012, mas antes disso sempre houve tratativas sobre o assunto. Acertadamente, agora em 2014, a Prefeitura elaborou um anteprojeto e enviou para a Câmara conduzi-lo junto à Associação.
     No último dia 07, foi realizada uma Audiência Pública para que os moradores se manifestassem contra ou a favor. Os moradores presentes se posicionaram sobre o assunto e a direção da audiência  abriu espaço para que  um morador fizesse a  defesa da proposta e  outro  apresentasse  argumentação contrária.
    O Sr. Joel que tem propriedade no bairro e pretende instalar um supermercado, defendeu o comércio no sentido de gerar emprego, dar comodidade aos  moradores, principalmente  aos idosos e favorecer o  recolhimento de mais  impostos. Sabemos que, no bairro tem costureiras que trabalham em casa, pessoas  que prestam serviços  via internet, montadores, revendedores de utilitários, construtora e  tudo sem os devidos  alvarás de funcionamento. Apenas um estabelecimento comercial do bairro tem alvará de funcionamento, concedido pela Prefeitura em  2012.
      Déia se posiciona “tenho defendido a alteração, pois há inúmeros tipos de comércio que   fazem bem às  residências e  não atrapalham e os estabelecimentos que os moradores acham que é ruim ou incompatível, podem ser restringidos na alteração do plano diretor. Vou continuar apoiando os que querem comércio no Reneeville e estou com o Sr. Joel. Divirjo totalmente da posição defendida pelos que votaram contra, puro preconceito, quando disseram que o comércio  deixaria  o bairro mais  inseguro ou que  há  "trombadinhas..." e nem citarei aqui o bairro mencionado, porque sei que  centenas e centenas de  moradores  do tal bairro ficariam indignados com o comentário. Só para lembrar o Pablo Escobar, aquele traficante perigoso que foi preso  anos atrás morava  em um condomínio, classe A, todo fechado e "seguro", mal sabiam os vizinhos que  o perigo morava ao lado.Voltando ao Reneeville parabenizo a Associação pelo trabalho e juntos buscaremos  uma solução para o caso”finaliza.





quinta-feira, 5 de junho de 2014

5 de junho: Meio ambiente sustentável é com respeito aos catadores

       
            Participei essa manhã da caminhada da Coleta Seletiva com catadores de 20 cidades e diferentemente, dos outros anos, os catadores de Mairinque estavam presentes. VIVA os catadores!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Governo Federal investindo na capacitação profissional. Inscreva-se para os cursos de garçom e auxiliar de RH

           Estão abertas as inscrições do Pronatec para os cursos de garçom e auxiliar de recursos humanos. Serão oferecidas 30 vagas e os interessados deverão comparecer de 2 à 13 de junho na  Secretaria Municipal de Assistência Social, das 8h às 17hs, situada na Avenida Francisco de Assis Pinto de Oliveira, 25, Centro.
           Poderão participar os beneficiários do Cadastro Único ou  Programas Sociais. Os cursos são gratuitos e os alunos selecionados terão auxílio transporte e alimentação. Para mais informações ligue 4718-2884.


Está assinado o convênio de R$160mil emenda do Dep. Enio Tatto para Ruas Mario S.Bernardo, Castorino e Maria Antonia

      A vereadora Déia esteve presente, quinta (22), no Palácio dos Bandeirantes quando o Prefeito Binho (PMDB) assinou o convênio de recursos para pavimentação asfáltica das Ruas Mário dos Santos Bernardes, Maria Antonia Vieira e Castorino de Almeida, do Jardim Vitória, fruto de emenda do Deputado Estadual Enio Tatto(PT). Déia declara “Estamos acompanhando as obras de pavimentação da Rua Raul Seixas e adjacências e o Deputado quando esteve em Mairinque visitou o Jardim Vitória e outros bairros e não mediu esforços para atender aqueles moradores” finaliza. 
Vereadora Déia, Secr. Des. Econômico Eugenio Fattori e Prefeito Binho 

Déia preside reunião da saúde

SAÚDE  DE T@DOS. Déia, presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, presidiu a Prestação de Contas da Saúde referente ao período de  janeiro a abril de 2014 feita pela equipe  da Saúde. Durante a reunião, o Secretário da Saúde Dr. Ismael expôs os dados de produção de todas as unidades e  os recursos  da Saúde. Citou ainda: a finalização da  habilitação do Samu iniciada há  2,5 anos o  que  possibilitará o recebimento dos recursos  federais; a compra  de 4 veículos novos para  transporte de pacientes; a compra de um caminhão para os serviços da Saúde; compra de cardioversor; informou que as obras de reformas  dos postos de saúde dos bairros Nova Mairinque e  Granada estão na fase  de contrato, bem como, a construção de  uma unidade  em Pitangueiras/Vale da Esperança. Finalizando, a Dra. Joyce, Chefe da Saúde Bucal apresentou os dados de atendimento em todas as unidades, falou que  o Ministério da Saúde  e a Prefeitura  estão executando o Programa  Escovação dos Dentes em todas as escolas para crianças de 3 a 6 anos e a cada 3 meses  novos kits de escova,pasta serão entregues. O Programa Brasil Sorridente, que fornece próteses dentárias atendeu mais de 44% da demanda de 700 pessoas, só no Governo Binho mais de 300 pessoas receberam a prótese e cerca de 100 pessoas não foram atendidas por telefone inexiste, é muito importante que os dados sejam atualizados no Centro de Especialidades Odontológicas.   

Déia homenageia a parteira "Dona Virginia"

   Dona Virginia Lenci Ribas D’avilla foi homenageada  pela Câmara Municipal de Mairinque com a aprovação da Lei 3102 que denomina a  Estrada do Lago, como Virginia Lenci. Ela foi por muitos anos a parteira de Mairinque. Imaginem  as dificuldades  que as  gestantes da Vila Mairinque tinham quando aqui não havia hospital. Embora já existisse a Santa Casa de São Roque  muitas  mulheres  não tinham acesso e, era a parteira que as atendia, principalmente, as mulheres mais humildes.  
Sua trajetória de vida mostra a luta de uma mulher que com apenas 30 anos ficou viúva e teve que trabalhar muito para criar os filhos. Durante anos, foi merendeira  na Escola Manoel Martins Villaça, além de vender seu famoso pão caseiro para complementar a renda.
              Nos dias de hoje ainda existem muitas Virginias, pois ainda há  milhares de parteiras no país, principalmente no Centro Oeste, Norte e Nordeste do País. Há um Programa Parteiras Tradicionais  para sensibilizar gestores e profissionais de saúde para que reconheçam as parteiras como parceiras na atenção à saúde da comunidade e desenvolvam ações para resgatar, valorizar, apoiar, qualificar e articular o seu trabalho junto ao do Sistema Único de Saúde (SUS) e, dessa maneira, possibilitar a preservação de seus saberes e práticas, bem como promover o encontro desses saberes com o conhecimento técnico-científico respeitando as especificidades étnicas e culturais (indígenas e quilombolas).

              Déia disse da importância de reconhecer  a história de Dona Virginia “é importante que, principalmente, os mais  jovens saibam da história de pessoas  como Dona Virginia e  o que  ela representou para  o município”. 

Déia indica ao Prefeito que seja divulgado no Pronto Atendimento – PA, postos de saúde e funerária, informações como requerer o seguro por Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre – DPVAT.


Obras de pavimentação na Estrada Fabiano Fabiani

     Segue o preparo do solo para a pavimentação da estrada Fabiano Fabiani, que liga a Estrada do Sertanejo à Alberto Cocozza. Essa  ligação depois de asfaltada  vai  possibilitar que os caminhões e veículos pesados  parem de circular pelo centro, o que  traz  grandes transtornos, principalmente, para os moradores da Rua Elias Sodré.
     A obra será feita em 1,5km de extensão e custará 2,6 milhões de reais e está  prevista   para ser finalizada em  4 meses. A empresa  Obragen foi contratada  pelo Estado para executar a obra.
  Indiquei ao Prefeito que não sendo possível durante as obras de  pavimentação ser feita a ciclovia, que seja feito um projeto e orçamento para angariarmos recursos para  concretizar o que poderá ser uma ciclovia ao redor do Horto Florestal,  ligando a trilhas internas ao Parque. 



Semana do Dia internacional do Meio Ambiente

Um ponto de Cultura passou por Mairinque e não foi no céu e sim pelo que a cidade tem de mais charmoso: seus trilhos. O João Carlos da ALL foi quem articulou esse evento e está de parabéns. 
           O vagão ambiental da ALL é um ponto de cultura instituído pelo Ministério da Cultura para ações socioambientais. Estudantes de várias idades e  de escolas  da rede  pública e particular assistiram vídeos ambientais e receberam informações para preservar o meio ambiente. Tudo aconteceu dentro do vagão que ficou estacionado no pátio da estação.
                   Estive lá  e a Mel que é a coordenadora do vagão falou do projeto e, eu entreguei à ela  uma revista  da  cidade e, como não poderia  deixar  de aproveitar a  oportunidade  falei da Área de Proteção Ambiental – APA e entreguei às  professoras o manual da APA, que aborda temas sobre a fauna,flora e  outras especificidades da nossa APA.
           Já estamos avançando num projeto socioambiental e quem quiser participar é só entrar em contato através do email vereadoradeiapt@bol.com.br ou através do telefone 11 4708-2910- ramal 218.
           No dia 5 de junho, é o Dia Internacional do Meio Ambiente e estaremos participando das atividades programadas pela  Prefeitura. Acompanhe a programação dos eventos pelo www.mairinque.sp.gov.br, também convidamos os interessados à  nos acompanhar  a Reunião do Comitê das Bacias dos rios Sorocaba e Médio Tietê, dia 13, às 14 horas em Araçoiaba da Serra. “Essa reunião terá um caráter muito especial para os mairinquenses, pois será anunciado que  a área  para construção da  Estação de Tratamento do Esgoto - ETE  e agora caberá a Saneaqua os encaminhamentos” finalizou a vereadora Déia. 


terça-feira, 3 de junho de 2014

Livros antigos digitalizados

       Muitas pessoas alérgicas não podem folhear livros antigos, por exemplo, pensando nisso o Instituto Fraunhofer criou uma tecnologia que digitaliza livros bem antigos. Com um simples movimento dos dedos os leitores têm acesso a livros de até 1000 anos de idade. Acompanhe os desenvolvimentos tecnológicos através do site: www.vdibrasil.com.br

Parabéns à atleta Viviane da Cruz Lima

       Ano passado a administração assumiu o compromisso com  o esporte e a realização dos Jogos Escolares de Mairinque - Joesma é sem dúvida muito importante.
   Tomara que se consiga dar mais estrutura e que apareçam mais professores como o Anderson Luiz Bruno e o Mauro Corrêa.
     Há muitos esportistas pelas escolas assim  como a Viviane  à quem desejamos muito sucesso!  
Foto: Prefeitura Municipal de Mairinque