terça-feira, 29 de julho de 2014

Não perca essa oportunidade! Divulgue!


Etec de Mairinque formando mais técnicos

     No último dia 18, a vereadora Déia esteve presente na cerimônia de formatura do 1º semestre de 2014 dos cursos técnicos em Administração, Logística e Cozinha, da Etec de Mairinque, realizada no Cemec. Professores e funcionários da ETEC, o Presidente do Conselho Nacional de Logística Reversa, Paulo Roberto  Leite, os pais e amigos dos formandos estavam em ritmo de festa e não poderia ser diferente diante da conquista.

      Fundada em 2010, a Etec de Mairinque, transforma a realidade de muitas pessoas não só de nossa cidade, mas da região, por conta de seu trabalho diferenciado. Déia argumenta: “cursos técnicos são fundamentais, pois muitos alunos ao ingressarem no ensino técnico já conseguem um estágio durante o curso e, se sentem mais preparados para enfrentarem não só o mercado de trabalho, mas também lidar com as diversas situações que surgem durante a caminhada. O diretor Divanil Urbano e sua equipe têm pleiteado junto ao Estado, a implantação de mais cursos e a Etec vai crescer ainda mais. Não posso deixar de mencionar que a ETEC é parceira da cidade, pois abre suas instalações para que a Prefeitura, pelo segundo ano, ofereça cursos de capacitação profissional aos beneficiários dos Programas Sociais como, Cadastro Único e Bolsa Família” finaliza.   






Banda Conselheiro recebe apoio do Ministério da Cultura

       A restauração da Estação Ferroviária é uma obra que vai demandar um certo tempo, dada a complexidade que envolve um patrimônio tombado, como é o caso da Estação. Evidentemente, se não fossem os anos e anos sem a conservação, o prédio estaria menos deteriorado.
       Graças ao esforço da atual administração em acertar toda documentação, já se tem a liberação de recurso pelo Governo Federal para iniciar essa etapa de obra de conservação. Serão necessárias várias etapas, até que todo o prédio e entorno sejam restaurados.
       A ministra da Cultura, Marta Suplicy, tem reafirmado que havendo bons projetos a chance de se obter recursos do Ministério da Cultura é sempre maior.

      Temos feito convite para que a Ministra venha à Mairinque, para que ela conheça essa riqueza que é a nossa estação ferroviária, mas enquanto aguardamos essa visita, não poderíamos deixar de mencionar que o Governo Federal, dentro do seu compromisso com a cultura, no mês de março, entregou à Banda Sinfônica Conselheiro Mayrink, instrumentos musicais, como incentivo a inclusão social e apoio a cultura, através do Programa da Fundação Nacional de Artes – Funarte. A entrega simbólica aconteceu em Itapeva, juntamente com outros municípios paulistas. Déia comenta: “a Funarte, sem dúvida alguma, é a instância que poderá contribuir muito para fomentar atividades culturais em Mairinque, seja a música, teatro, dança. É o alicerce para que muitos projetos aconteçam e que as pessoas tenham acesso e consumam arte”.

Marcha das Feministas na Avenida Paulista, em 08 de agosto. Nós mulheres e homens feministas precisamos, nessa campanha, dar visibilidade ao fato de que nas campanhas eleitorais as pautas das mulheres precisam ser discutidas. Há candidaturas contra as mulheres e que podem significar retrocesso!

A conexão PSDB X Bolsonaro!

Tirem as crianças da sala! Dessa vez o PSDB foi longe. Vamos ver se o partido vai expulsar o candidato ou vai se assumir de vez como uma legenda de extrema direita.
Candidato do PSDB propõe criação do ‘Kit Macho’ e chama Dilma de ‘presidanta’
          Matheus Sathler, candidato a deputado federal por Brasília, diz que “ prevenir o homossexualismo é melhor do que remediar”
Listado como candidato a deputado federal pelo PSDB de Brasília, o advogado Matheus Sathler tem recebido uma saraivada de críticas nas redes sociais. Internautas têm apontado o discurso preconceituoso, homofóbico e machista dele. Num vídeo publicado pelo próprio Santhler no Youtube, no último dia 7 de julho, ele aparece defendendo a criação do “kit macho” e do “kit fêmea”, para defender crianças da ‘influência homossexual’.

          Gravando em frente ao 2º Cartório de Registro Civil do Distrito Federal, Sathler anuncia que está registrando um compromisso público de doar 50% do seu salário de deputado, caso seja eleito, “ao combate e também à recuperação de crianças vítimas do estupro homossexual”.
          “Eu me comprometo em criar o kit macho e também o kit fêmea, um nome carinhoso para poder rivalizar com o kit gay que está sendo distribuído nas escolas brasileiras, ensinando o homossexualismo ao seu filho a partir dos 4 anos de idade, agora com a antecipação da idade escolar de 4, 5 anos de idade. Seu filho já vai ser educado [entendendo] que dois homens ou duas mulheres não são família”, prossegue Sathler, que não se acanha em comparar a homossexualidade a uma doença. “Prevenir o homossexualismo é melhor do que remediar”, arremata o candidato tucano em seu vídeo.

          Em seu discurso, Santhler vai contra as instituições como ONU (Organização das Nações Unidas) e OMS (Organização Mundial da Saúde), que condenam a definição da homossexualidade como doença, inclusive rechaçando o termo ‘homossexualismo’.
Visto por quase 10 mil pessoas até a noite da última quarta-feira(23), o vídeo recebeu críticas na própria página onde está hospedado no Youtube. “Ninguém escolheria ser homo* em uma sociedade tão escrota, com pessoas como você, Matheus Sathler, que pregam ódio e intolerância, contra minorias e mulheres”, comentou um internauta no site de vídeos.
          Mas os homossexuais não são o único alvo do candidato. Ele também ataca outros setores da população. Num vídeo intitulado como “Feminismo: Advogado desmascara Dilma Rousseff”, ele critica o discurso feito pela presidente no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 2014.
          Veja vídeo gravado por Matheus Sathler:   https://www.youtube.com/watch?v=bp8sFRzjlJ4

“Quando tive acesso a esse discurso da Dilma Rousseff, eu fiquei impressionado como ninguém se levantou para atacar esse discurso patético, feminista, absurdo e ridículo, e eu me senti profundamente motivado a rebater e a destruir esses argumentos. Eu quero começar com vocês, primeiramente, contra essa palhaçada da Dilma Rousseff querer ser chamada de presidenta. Na verdade é errado, na verdade ela não está querendo ser chamada de presidenta, mas de presidanta, uma justaposição de presidente com um animal irracional”, declarou o candidato no vídeo. Na mesma gravação, ele diz ter orgulho de ser chamado de machista.
Em seus perfis no Twitter e Facebook, o tucano aparece em fotos ao lado do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), notório inimigo da comunidade gay. (Fonte: http://cl.j4zs.com.br/38L2/FSOftQA7sJP_TOwnXC-FyuS4gASZGn03Ukzzg7QPF0w,)


segunda-feira, 28 de julho de 2014

Pesquisa confirma que a maior parte dos professores são mulheres

           Segundo a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (TALIS), realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e coordenada no Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no Brasil, 94% dos professores dos anos finais do ensino fundamental concluíram o ensino superior (contra 89% da média dos outros países estudados) e mais de 95,1% dos professores acreditam que podem ajudar os alunos a pensar de forma crítica. A Pesquisa coletou dados por amostragem no ano de 2013 em 34 países (24 países da OCDE e mais 10 países parceiros: Brasil, Bulgária, Croácia, Chipre, Emirados Árabes Unidos, Letônia, Malásia, Romênia, Sérvia e Singapura) e ouviu mais de 106 mil professores do que corresponderia aos últimos anos do ensino fundamental no Brasil (6º a 9º ano). No Brasil, a amostra foi composta por 14.291 professores de 6º a 9º ano do ensino fundamental e 1.057 diretores de 1.070 escolas, com o objetivo de comparar internacionalmente a opinião de professores e diretores sobre desenvolvimento profissional, condições de trabalho, crenças e práticas de ensino, apreciação do trabalho dos professores, feedback e reconhecimento do trabalho, além de questões sobre liderança, gestão e ambiente de trabalho. Segundo o INEP, os dados da pesquisa serão incorporados aos dados do Censo Escolar e das avaliações nacionais, a fim de permitir uma melhor descrição da situação educacional no país.
           Segundo a pesquisa, o professor típico brasileiro é do sexo feminino (71%, contra 68% na média dos outros países em 2013 e 73% de média brasileira em 2008), tem 39 anos de idade (contra média de 43 nos outros países) e em média 14 anos de experiência no magistério (contra 16 de média nos outros países). Mulheres também são maioria em cargos de direção no Brasil (75% contra 49% na média nos outros países). A maior parte dos professores entrevistados (88%) participou de algum programa de desenvolvimento profissional nos 12 meses anteriores à pesquisa. No Brasil, os docentes passaram, em média, 21 dias em treinamento em organizações externas, contra média de 7 dias nos outros países. A pesquisa mostra também uma diminuição de 51% para 40%, de 2008 para 2013, no Brasil, de professores contratados em tempo integral, com correspondente aumento nas contratações a tempo parcial. Ainda, 76,5% dos professores têm contratos por tempo indeterminado no estabelecimento de trabalho, contra a média do país de 74% em 2008 e a média de 82,5% nos outros países. Os professores brasileiros estão entre os que passam o maior número de horas por semana ensinando: 25 horas semanais contra a média de 19 horas nos outros países. Por outro lado, relatam investir 20% do tempo de aula mantendo a ordem em sala, contra a média de 13% nos outros países.
           Quanto às percepções dos professores, no Brasil, 86,9% dos professores dizem estar de modo geral satisfeitos com o trabalho e apenas 13,5% se dizem arrependidos de terem optado pelo magistério. A pesquisa também aponta que 60% dos professores brasileiros declararam ter grande necessidade de desenvolvimento profissional na área de ensino para alunos com necessidades especiais, o maior percentual entre os países pesquisados. Também segundo a pesquisa, 18,4% dos professores brasileiros concordam que os professores com melhor desempenho em sua escola recebem maior reconhecimento.

Estude Gestão Ambiental no IFSP- São Roque

      O Instituto Federal de São Roque está realizando processo seletivo para preenchimento de 25 vagas disponíveis de Gestão Ambiental. Inscrições de 23/07 a 01/08. Prova dia 04/08. Não perca essa oportunidade GRATUITA! Segue o link da página:http://srq.ifsp.edu.br/index.php/secretaria/publicacoes/124-edital-n-10-2014

Pesquisadores do Instituto Butantã ministram palestra em Mairinque sobre prevenção de ataques de aracnídeos

    No início do mês, no Parque Municipal do Horto Florestal, as pesquisadoras Priscila do Nascimento Nanni (Bióloga e agente de apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica) e Natália da Costa Thimóteo (Bióloga e membro do Programa de Aprimoramento Profissional), ambas do Instituto Butantã, uma das respeitáveis instituições de pesquisas do Brasil, vinculada à USP, conversaram com os funcionários do Corpo de Bombeiros Municipal, gestores ambientais do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Mairinque, professores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação, funcionários da Vigilância Epidemiológica e da Secretaria de Saúde, e representantes do Instituto Federal de São Paulo- Campus São Roque.

     O objetivo do encontro foi proporcionar formação aos presentes, para que eles possuam conhecimento necessário para se prevenir de ataques de aracnídeos (aranhas principalmente, mas também de escorpiões e cobras) e quais os tipos de acidentes mais frequentes e seus antídotos e também garantam a segurança e prevenção desses animais venenosos, que fazem parte da nossa fauna e merecem ser preservados em seus habitats. (Fonte: Prefeitura Municipal de Mairinque) 

Palestrante do Instituo Butantã

Espécie de Aracnídeo encontrada no Horto

2 vagas de estágio para técnico em administração em São Roque

Participe do processo seletivo para estágio em órgãos e entidades da administração pública. Inscrições abertas de 24/07 a 12/08, pelo site:http://estagio.sp.gov.br/

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Construção do Fórum de Mairinque é prioridade do TJ-SP

     Vereadora Déia protocolou moção de apelo 10/2014 ao Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Desembargador José Renato Nalini solicitando ao Presidente que as obras para a construção do Fórum sejam iniciadas o mais breve possível. Segue o texto publicado no site do Tribunal de Justiça:





14/07/2014 - TJSP DEFINE PRIORIDADES DE CONSTRUÇÕES E AMPLIAÇÕES DE FÓRUNS

     O Tribunal de Justiça, por meio de seu Comitê Técnico de Obras e Projetos de Edificações, apontou, a priorização de construções e ampliações mais urgentes nos prédios da Justiça de São Paulo. A indicação das comarcas em situação de premência foi aprovada pelo Órgão Especial e, no último dia 30, pelo Ofício nº 122/14, o Tribunal de Justiça comunicou à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo para que ela inclua na Proposta Orçamentária de 2015 os recursos necessários às obras.

São elas:

Construções:
1) Ipaussu;
2) Franca;
3) Jandira;
4) Mairinque;
5) Lucélia e
6) Urânia.

Ampliações:
1) Regente Feijó;
2) Cubatão;
3) São Vicente;
4) Iguape;
5) Praia Grande;
6) Birigui e
7) Panorama.

Fonte:http://www.tjsp.jus.br/Institucional/CanaisComunicacao/Noticias/Noticia.aspx?Id=23479

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Programas de apoio a agricultores africanos se inspiram em iniciativa brasileira de combate à fome


     Os esforços brasileiros no combate à fome serviram como exemplo para países africanos que procuram experiências de sucesso para aumentar a produtividade local entre as populações que sofrem com a insegurança alimentar. Essa iniciativa foi apresentada em um seminário organizado pelo programa PAA Africa – do inglês “Purchase from Africans for Africa” (Aquisição de Alimentos dos Africanos para a África) – organizado na Etiópia no começo de junho.
     O Seminário de Trocas de Experiências do PAA África e Mercados Institucionais promoveu o intercâmbio de experiências como a do Brasil, do Reino Unido e de outros países africanos para facilitar o processo de aprendizado e potencializar a compra local de alimentos.
     Esse processo colaborativo também incentiva o desenvolvimento rural dos pequenos produtores e a construção de resiliência no campo de forma sustentável, com o objetivo de erradicar a fome e a desnutrição na região.
     “Durante esse seminário, a troca de experiências entre os participantes alcançou um novo nível de conhecimento, já que os países africanos começam a aprender a partir dos seus próprios modelos adaptados do PAA. Baseado nesses exemplos, cada país pode planejar o seu plano de ação e melhorar os seus próprios modelos quando voltam para casa”, disse o coordenador do PAA África na FAO, Israel Klug.
     O Brasil detalhou a importância da criação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e da participação da sociedade civil e do governo para, juntos, construírem e implementarem políticas públicas. Entre elas, o Programa de Aquisição Alimentar, que promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.
     A cidade de Hawassa, na Etiópia, também foi apresentada como outro exemplo de sucesso, que conta com o apoio do governo regional para garantir a compra de alimentos de cooperativas locais para o abastecimento de hospitais, universidades, prisões e escolas.
     No Níger, um fundo especial aberto às contribuições públicas e privadas, também se destacou como um mecanismo eficaz para garantir a sustentabilidade econômica das políticas relacionadas à segurança alimentar.
     Além do Brasil, o Seminário contou com a presença dos cinco países participantes do programa – Etiópia, Malauí, Moçambique, Níger e Senegal – e do Reino Unido, que junto do Brasil é outro parceiro do programa. O evento reuniu na capital Adis Abeba outros especialistas de Gana, Togo, África do Sul, representantes da sociedade civil, da União Africana e do Novas Parcerias para o Desenvolvimento da África (“New Partnership for Africa’s Development” – NEPAD), o Instituto Lula, além de duas agências da ONU, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA). Fonte:http://www.onu.org.br/programas-de-apoio-a-agricultores-africanos-se-inspiram-em-iniciativa-brasileira-de-combate-a-fome/
Saiba mais sobre a iniciativa em paa-africa.org/pt

PILHAS E BATERIAS DE CELULARES– NÃO JOGUE NO LIXO – CONTAMINAM O SOLO E A ÁGUA - NA CÂMARA E NO DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE TEM RECIPIENTE DE COLETA

           No dia 22 de março é o dia da água e para comemorar a data iniciamos em parceria com a Prefeitura a coleta de pilhas e baterias de celulares encaminhando os materiais adequadamente para a reciclagem. Isto quer dizer o seguinte: orientar as pessoas para não colocarem no lixo comum e, principalmente jogar por aí.
   As pilhas e baterias que usamos nos celulares, rádios, relógios são produtos que contem os elementos zinco-manganês, níquel metal-hidreto (NiMH) que se deixados em locais inadequados podem causar contaminação. Daí a importância de se ter cuidado no manuseio e, principalmente, no descarte das pilhas e baterias usadas. A presença dessas substâncias, metais pesados, no meio ambiente causa poluição e pode afetar a saúde das pessoas, animais, plantas e também as águas. Pequenas porções de substâncias poluentes fazem enormes estragos.

A MENINA MAFALDA JÁ APONTAVA ESSE PROBLEMA HÁ 25 ANOS:



     Assim como a Mafalda, personagem das tirinhas, muitas pessoas não sabem como é realizado o descarte de pilhas e baterias e acabam fazendo de forma incorreta. De acordo com o artigo 33 da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos todos os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pilhas e baterias têm que arcar com a responsabilidade sobre a logística reversa, ou seja, fabricou tem que se responsabilizar em coletar de volta e reciclar. A engenheira ambiental Lays Pompiani Fattori deu palestras para alunos da EE Lellis Ito e está colaborando com a ação. Colocamos um recipiente na Câmara Municipal e no Departamento de Meio Ambiente. A primeira retirada será nos próximos dias, pois já temos mais de 20 kg de material, quantidade exigida para haver retirada pela Associação certificada pelos fabricantes.
Foto: Engª Lays Pompiani Fattori -  Saiba mais www.mma.gov.br


 
ATITUDE CIDADÃ: REPENSE,RECICLE,REUTILIZE E REDUZA

Tribunal de Contas julga irregular contratações do ex-Prefeito Dennys Veneri

       Foi julgado em mais uma ação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo o ex-Prefeito Dennys Veneri. Refere-se a mais de 100 contratações irregulares, cuja fiscalização pelo TCE iniciou-se em 2007. Foi expedida, através do processo 000914/009/08 a sentença e, aplicada multa de 100 UFESP’S que vai para a coleção de irregularidades praticadas pelo ex-Prefeito.  


O PT realizou suas convenções e já homologou seus candidatos aos cargos Estaduais e Federais. A Presidenta Dilma disputa à reeleição e o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha ao Governo de São Paulo. Na edição de junho do jornal da Macro, tem tudo sobre a visita de Padilha em Sorocaba onde marcamos presença. O plano de governo do Padilha está pronto e na elaboração participativa estivemos presentes e lá tem as propostas para a nossa região.



segunda-feira, 7 de julho de 2014

Dilma entrega Patrol para Mairinque

      A vereadora Déia esteve em Sorocaba, na última quarta (02) para a cerimônia de encerramento do Programa de Aceleração de Crescimento – PAC 2, recebendo do Governo Federal a Patrol para manutenção e conservação das estradas do município.
      O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), destinou aos municípios com menos de 50 mil habitantes, uma retroescavadeira, um caminhão e uma Patrol. Essa é uma das centenas de metas cumpridas pela presidenta.Déia comemora “O recebimento das máquinas significa tanto uma economia para a administração, como um benefício imensurável para a população , pois essas máquinas permitirão a conservação das estradas e de ruas onde circulam os ônibus escolares e caminhões que transportam alimentos, etc.
      Em 2013, o Prefeito Binho encontrou máquinas quebradas, desmontadas, caminhões sucateados e para repor a frota tem que ter a parceria, a doação dos governos. Estão aí os carros para saúde e um caminhão pequeno para a saúde. Somente a Patrol custa mais de R$ 400 mil reais e, sendo três equipamentos sem custo nenhum para Mairinque, somando mais de R$ 900 mil reais. Lembrando que todos os equipamentos são de fabricação nacional, portanto, garantindo o emprego.

Governador do Estado reajusta os pedágios e “nada” da duplicação

     Os mairinquenses esperando que  o Governador do Estado  inicie  as obras de duplicação da Raposo Tavares  que  tantos problemas tem causado, foram surpreendidos com o aumento do pedágio. São milhares de viagens para Sorocaba  à escola, trabalho, tratamento de saúde que  ficaram mais  caros. A CCR Via Oeste  iniciou  um recape  da pista  e,  a intenção é  de acalmar a população  que  tanto sofre  com a situação da  rodovia.
      Em 2013, a Via Oeste arrecadou com pedágio R$ 871 milhões, ou seja, R$ 63 milhões a mais que o ano anterior, o que significou um crescimento de quase 8%. De 2009 até 2012 a receita de pedágio cresceu R$ 338 milhões ou quase 63 %. Para termos ideia do que isto significa foi  o dobro  do crescimento da inflação que chegou a 27 %. O crescimento estupendo da arrecadação com pedágio tem como um de seus pilares o aumento do tráfego de veículos em quase 70%, especialmente pela cobrança do pedágio na pista expressa da rodovia Castelo Branco, próximo ao quilometro 20. De 1998 a 2012,  a receita do pedágio acumulada é maior que R$ 6,5 bilhões de reais.
      Em 2013, o lucro líquido, livre de todas as despesas, foi de R$ 314 milhões, ou 31% superior ao de 2012. De 1998 a 2013, o lucro desta empresa foi de R$ 1,35 bilhão. Para termos uma noção da rentabilidade alcançada dividimos o lucro líquido pelo patrimônio líquido e teremos uma noção do retorno do investimento feito. As empresas que tem 20% de lucro sobre o patrimônio já é excelente resultado, como no caso da média dos bancos brasileiros imagina que em 2010, alcançou 32% e agora em 2013 chegou à fantástica marca de 88%.
      A máquina de arrecadar da Via Oeste é ótima, mas para gastar são lentos, pois em 2009 a despesa com construção foi de R$ 211 milhões e no ano passado foi de apenas R$ 35,9 milhões, uma queda de 83%.
      Déia declara: “Os requerimentos  que  fizemos   não foram respondidos e  não foram enviados  projetos  da duplicação. Não é falta de  recurso, pois todos sabemos que  a concessão de rodovias  em São Paulo  é  um dos negócios mais lucrativos do País. Há obras em várias  cidades, mas,  em nosso trecho os números de acidentes são crescentes  devido a falta da duplicação e apenas o recape  não vai melhorar a situação.” finaliza.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Vereadores Déia e Giovani se reúnem com a Secretaria de Saúde

           Nessa manhã (01), os vereadores Déia e Giovani se reuniram com a Chefe da Divisão de Vigilância Sanitária de Mairinque, Dafne Guimarães, para darem sequência ao trabalho iniciado entre Prefeitura e Câmara Municipal em parceria com entidades, empresas e voluntários.
           Já está previsto entre agosto e setembro o início da Campanha de Vacinação Antirábica e,  é importante que os donos de animais os protejam contra a raiva. Durante a campanha, será iniciado o cadastramento para sabermos o número estimado da população animal do município e a partir desses dados teremos acesso aos Programas e recursos em prol dos animais.
  Durante o encontro, Dafne informou que está tramitando a liberação do recurso para castração e chipagem através do  Governo do Estado.
É um longo trabalho, mas desejamos desenvolver um site para divulgarmos as informações dos animais, como o PROCURASECACHORRO.UOL.COM.BR. Essa página é destinada às pessoas que desejam encontrar seu animal perdido ou que tenham interesse em adoção, a página também disponibiliza vídeos, dicas e reportagens sobre cães, desde adaptação a cuidados. Se você tem interesse ao tema entre em contato conosco e juntos uniremos nossas forças em prol dos animais.




Vereadora Déia deseja sorte aos atletas nos Jogos Regionais

     Cerca de 200 atletas irão representar Mairinque nos 58º Jogos Regionais da 8ª Região Esportiva. A competição acontecerá entre os dias 02 e 12 julho, em Sorocaba.
     Vereadora Déia está otimista, “tenho certeza que nossos atletas treinaram muito para nos representar nessa importante competição, desejo que eles tenham os melhores resultados”.
     A cerimônia de abertura será na quinta-feira (03), às 20h, no Ginásio Municipal Gualberto Moreira, localizado à Rua José Martins, 50, bairro Além Ponte, Sorocaba - SP, com desfile das delegações e apresentação da Banda Marcial Municipal de Sorocaba e do cantor Hugo Rafael.