segunda-feira, 24 de novembro de 2014

SEJA UM MICROEMPRESÁRIO DE SUCE$$O

    Não perca a oportunidade de se profissionalizar e alavancar seu negócio como Microempreendedor Individual- MEI, acesse o site:http://ead.sebraesp.com.br/site/modules/home/ e obtenha os melhores resultados.
Boa sorte à tod@s

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Vereadora Déia acompanha campanha de vacinação de cães e gatos, no Bairro Oriental



Não deixe seu animal com raiva. Acompanhe o cronograma e não deixe seu gato ou cachorro desprotegido!

Foto: Prefeitura Municipal de Mairinque

Vereadora Déia retorna ao Bairro Oriental e conversa com os moradores que estão muito satisfeitos com a manutenção das ruas feita pela Prefeitura Municipal de Mairinque, que muito tem ajudado o tráfego nas estradas do bairro




Vereadora Déia visita Projeto Guri

   No último dia 12, a vereadora Déia visitou o Projeto Guri, que oferece cursos gratuitos de contrabaixo, violoncelo, violino, viola, clarinete, flauta transversal, saxofone, trombone, trompete, bateria/percussão e canto coral para crianças   e adolescentes, com idade entre 8 e 18 anos.
    Os interessados em participar do Projeto devem se dirigir à Avenida Maria José Whitaker, 345, no Jardim Cruzeiro.  




Vereadora Déia visita plantio no bairro Nova Esperança

    Vereadora Déia acompanha as mudas plantadas em março no bairro Nova Esperança. "Fico muito feliz em ver que os moradores estão cuidando muitos bem e que as árvores estão crescendo e, em alguns anos formará uma bela paisagem".




Déia fala sobre a crise da água

   A vereadora Déia sempre engajada na luta ambiental participa desde 2002 do colegiado de 34 cidades que envolvem a Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê, que tem como contribuintes centenas de córregos, ribeirões e a represa Itupararanga. Na Câmara Déia, tem apresentado requerimentos para obter informações e propor ações para o enfrentamento dessa crise da água. Déia declara: “Propus à Prefeitura medidas para que t@dos  economizemos água e isso contribuiu para o Decreto Nº 5916 sobre a realização de campanha de conscientização da população para o uso racional dos recursos hídricos”. 
   Mas, há medidas que são de responsabilidade da empresa Saneaqua, tais como as obras para reduzir as PERDAS DE ÁGUA do sistema e isso já esta acontecendo. Foi-nos informado que até o final de 2014 serão concluídas. As perdas em 2010 eram de 54%, ou seja, menos água perdida, mais água para a distribuição. Entendo que temos que ser fiscalizadores e propositivos e, assim sendo indiquei que fosse estudada a possibilidade de outras fontes de água, como a represa Tanioka, que recentemente a Saneaqua encaminhou o pedido de utilização da represa Tanioka ao Departamento de Água e Energia Elétrica – DAEE, a empresa está interligando ao sistema, o poço artesiano existente no Horto Florestal. Déia orienta a população: “O fundamental é que passemos a utilizar de forma econômica a água mesmo que os reservatórios se encham com as tão bem-vindas chuvas de verão”.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Déia ministra palestra na Academia de Saúde

     No último dia 07, Déia ministrou palestra aos participantes da Academia de Saúde sobre o direito das mulheres e mencionou as mulheres que influenciaram na transformação da sociedade e quais os desafios da cidadania. A coordenadora do Plenu aproveitou a oportunidade para convidar as presentes para participarem do curso de Promotoras Legais Populares, em 2015.








Vereadora Déia participa do Seminário em prol dos Objetivos do Milênio

   No último dia 30, a vereadora Déia participou do Seminário de Mobilização das 79 cidades que integram a Região Administrativa de Sorocaba, da qual Mairinque faz parte, em prol dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM. Esse evento, é um dos Programas da Organização das Nações Unidas ONU - cujo lema é: Mostre a todos o seu jeito de Mudar o Mundo. 
   No evento foram apresentados os detalhes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD/ODM, Cenário Regional e indicadores das cidades, além da  Roda de Conversa e  Mostra de Boas Práticas, demonstradas principalmente por pessoas que realizam um trabalho social e ecológico em prol de um mundo com mais oportunidades e sustentável.
  Nesse primeiro momento de discussões e formação de núcleos espalhados por todo o Estado, a coordenação do Programa está intensificando o processo de municipalização dos ODM e a coordenação de Sorocaba está buscando envolver o maior número de pessoas para que dialoguem objetivando a definição e realização de Ações Sustentáveis para a região, baseados nas 8 Metas do Milênio, que é acabar com a fome, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
   As cidades, empresas e entidades que desenvolvem um trabalho baseado nas 8 Metas do Milênio podem participar da 1ª Edição do Prêmio ODM do Estado de SP. Inscreva-se pelo site http://www.odmsp.org/premio até 29/05/2015.




quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Outubro Rosa: PLP’S informam sobre o câncer de mama

  As Promotoras Legais Populares PLP’S de Mairinque participaram de diversas atividades durante o Outubro Rosa. Nesse mês, eventos são realizados em várias partes do mundo para conscientizar as mulheres que o auto exame ainda é a melhor  prevenção contra o câncer de mama.
   As PLP’S participaram da palestra realizada na Câmara Municipal de São Roque, organizado pelo Grupo de Prevenção ao Câncer de Mama, formada também por profissionais da saúde e mulheres da comunidade. Durante o evento mulheres deram depoimentos de como enfrentaram a doença. Nessa semana, algumas PLP’S visitaram a Feira Noturna e  distribuíram folhetos da Liga Sorocabana de Câncer, mobilizando as mulheres e conversando sobre a importância de se tocar e se cuidar.
  Além das PLP’S, entidades, empresas e  postos de saúde   organizaram palestras e, isso sem dúvida  contribui para que  mais e mais mulheres   possam saber  sobre  a doença, prevenção e tratamento para vencer o câncer de mama

   As mulheres da região tem muito à comemorar pois agora na Santa Casa de Misericórdia de São Roque  conta com um mamógrafo que vai  diminuir o tempo de espera  para  exames e diagnóstico.

Não deixe seu animal com raiva. Acompanhe o cronograma e não deixe seu gato ou cachorro desprotegido!

 Foto: Prefeitura Municipal de Mairinque

DÉIA FALA DO MIRANTE NA REPRESA E DA INTEGRAÇÃO DE ÔNIBUS

A presidente do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental – APA de Itupararanga Sandra Eliza Beu esteve em Mairinque a convite da vereadora Déia, para tratar do Mirante que será construído na Prainha de Sebandilha. Esse projeto será implantado com recursos da Prefeitura e do Ministério do Turismo através da emenda da Deputada Federal Iara Bernardi. O aval do Conselho Gestor é importante já que dele fazem parte a Cetesb, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e ONG’s ambientais que podem contribuir para a concepção e realização do projeto. A gestora explicou que será um projeto piloto e ela vai sugeri-lo para os demais municípios da APA.
A vereadora Déia que faz parte do Conselho Gestor explica: “Itupararanga é um importante ponto turístico, atrai muitos turistas e a população local. O mirante proporcionará aos visitantes estrutura adequada e ainda terá um espaço para ações de educação ambiental”. 
Linhas de ônibus interligadas
A Prefeitura regularizou todo o convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem – DER para reiniciar o repasse do recurso financeiro para a obra da rodoviária, que foi interrompida em 2012 quando a empresa contratada abandonou o serviço deixando uma série de problemas, além da devolução de recurso solicitada pelo DER.

Com a obra retomada, a vereadora indica ao Prefeito que o projeto contemple espaço para a integração das linhas de ônibus no município. Déia declara: “Isso vai beneficiar muito a população que às vezes precisa tomar mais de um ônibus para se deslocar para o trabalho, escola ou igreja. Acho importante se utilizar a cobertura da “antiga Fepema”, caso esteja em condições. Seria fantástico aplicar no projeto o conceito da reutilização e da reciclagem daquela cobertura” finaliza. 

A Presidente do Conselho Gestor da APA de Itupararanga Sandra Beu e vereadora Déia

Déia homenageia Eduardo Okuyama e Jorge Horita

   Déia participou das comemorações oficiais dos 124 anos da fundação de Mairinque e, no último dia 25 de outubro no CEMEC, durante a realização da sessão solene a vereadora teve a honra de entregar a medalha Conselheiro Francisco Mayrink a Sra. Mitico Horita que representou seu filho Jorge Horita e o título de Cidadão Mairinquense ao Pastor Eduardo Massanori Okuyama, filho do imigrante japonês Hideo Okuyama e da paulista Fumico Okuyama.
   Sobre os homenageados: O Sr. Jorge Shigeru Horita é engenheiro eletricista e agricultor.  A família Horita iniciou a agricultura orgânica em Mairinque há mais 30 anos produzindo e comercializando alimentos sem agroquímicos – adubos e agrotóxico.
   São pioneiros da agricultura orgânica, movimento que ganhou força, inclusive com a certificação, dentro de uma visão holística objetivando a preservação do meio ambiente e das espécies. Jorge faz parte da diretoria da Associação de Agricultura Orgânica - AAO, que foi fundada há 25 anos e participa da famosa feira no Parque da Água Branca, que é realizada há 23 anos em São Paulo. É um agricultor respeitado e reconhecido nacionalmente. Em Mairinque, Sr. Jorge faz parte do Conselho Municipal do Meio Ambiente – Condema e sempre que convidado participa de conferências e reuniões contribuindo com seus conhecimentos na área ambiental.
   O homenageado Pastor Eduardo Okuyama, da Igreja Missionária do Deus Vivo, desenvolve um notável trabalho na Organização Não Governamental – ONG - Projeto Criança Viva ACP - que coleta há anos materiais recicláveis, fazem a separação e venda dos materiais, cujos recursos são revertidos para a compra de kits para mães gestantes e recém nascidos.
   O trabalho da ONG é percorrer as unidades básicas de saúde e visitar as famílias que necessitam do kit gestante ou do kit recém nascido e após a triagem é feita a entrega do kit próximo ao fim da gestação. 
    Desde o início da ONG, centenas de pessoas foram atendidas.  Segundo Eduardo desenvolver o trabalho com a ONG é muito gratificante, pois algo que é jogado fora gera recurso para prestar assistência às famílias. Déia justifica a escolha dos homenageados: “São pessoas dedicadas à frente de equipes de pessoas igualmente dedicadas desenvolvendo trabalhos para o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade e, principalmente para a qualidade de vida das pessoas”. 
Legenda da foto: Silvia Saeko Haga Okuyama, Eduardo Massanori Okuyama, Mitico Horita e Vereadora Déia
Crédito foto: André Costa

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Pracinha na Júlio Prestes recebe o nome de João Risada

   A pequena praça localizada no fim da rua Dr. Júlio Prestes de Albuquerque recebeu no mês passado o nome de Praça João Batista Rodrigues. A escolha do nome foi feita pela vereadora Déia que protocolou na Câmara um Projeto de lei, aprovado pelos vereadores e sancionada a lei nº 3167 pelo Prefeito Binho.
   Sr. João era conhecido por "João Risada" pelo seu jeito bem humorado de ser e viver, tendo morado em Mairinque durante 72 anos. Ainda muito jovem ingressou na Ferrovia, antiga Estrada de Ferro Sorocabana e, em 1941, a empresa o transferiu para a Vila Mayrink.
   Foi casado com Margarida Ferreira Rodrigues com quem teve 6 filhos biológicos e 1 adotiva, 16 netos, 12 bisnetos e 2 tataranetos. São seus filhos Manoel Rodrigues Batista, Aparecida Laureci Rodrigues, Cléo Rodrigues, Joel Rodrigues, João Francisco Rodrigues, Regina Antonia Rodrigues e Eva Regina Rodrigues.
   Chefe de família grande João Risada estudou para pleitear posições melhores dentro da ferrovia e, de ajudante de trem, foi promovido à chefe de trem e se aposentou nessa função. Durante sua vida foi em busca da realização de um sonho que era tocar violão, instrumento que aprendeu a tocar com a musicista Olga Barbiere. Tocava violão sempre com os amigos.
   "João Risada" faleceu em 23 de junho de 2013, dois dias antes de completar 100 anos e muito contribuiu com o desenvolvimento da Ferrovia e da cidade. Déia declara: “É muito bom poder homenagear uma pessoa que viveu bastante e com alegria” finaliza.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Estrada de Roseiras é denominada como Família Okamoto

   A lei nº 3138, sancionada pelo Prefeito Binho Merguizo,  representa uma singela homenagem da vereadora Déia à família Okamoto pela contribuição no desenvolvimento econômico e cultural do município.

   A família Okamoto, imigrantes japoneses, se instalaram no bairro Moreiras em 15/07/1956, plantando hortaliças e flores. Eles foram um dos primeiros expositores da “Festa do Pêssego” festa tradicional do município por muitos anos.
  A tradição do plantio de flores está na terceira geração da família, preservando a atividade agrícola e gerando renda para muitas famílias do bairro Roseiras.
  As mudas de rosas e os Bonsais que a família Okamoto cultivam são famosas e enaltecem o nome de Mairinque.
Déia reconhece a importância da homenagem: “é uma alegria para mim homenagear essa família, que também foi indicada pelos moradores do bairro, que estão muito satisfeitos pela instalação da rede de água que há anos esperavam” finaliza.

Empreendedores participam de café e tira dúvidas sobre o MEI

   No último dia 29, a Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara, ofereceu aos artesãos e profissionais liberais o Café e Tira Dúvida com o Sebrae para esclarecimentos sobre o Microempreendedor Individual-MEI. Vereadora Déia Presidente da Comissão, justifica: "Convidamos alguns empreendedores que nos procuram com dúvidas sobre como se cadastrar e quais atividades se caracterizam como MEI e pensamos que esse encontro seria a melhor forma de minimizar as dúvidas”.
   A consultora Isabel Janaína Soares do Sebrae se colocou a disposição para novos encontros e palestras gratuitas e segundo o Secretario de Desenvolvimento Econômico Manoel Justo, em breve na Casa do Cidadão terá a sala do Empreendedor e, em breve agendaremos uma data para nos reunirmos com os empreendedores da cidade.
   A ETEC de Mairinque foi representada pelo coordenador Sandro Rodrigo Alves, que indicou aos presentes os cursos de contador e administração que muito contribuirão para a estruturação e crescimento do negócio dos empreendedores.
   Durante o evento, Valdirene Ribeiro do Banco do Povo, citou as vantagens de se tornar um MEI, para ter acesso a financiamentos com taxas de juros diferenciadas, no Banco do Povo e no Banco do Brasil que não exige fiador.
  A cabeleira Maria Ines Correa relatou que há mais de 5 anos se formalizou como MEI e pode ter direito sem nenhuma burocracia a licença maternidade. Atualmente, mais de
70 atividades podem ser consideradas MEI, como cabeleireiro, mecânico, diarista, artesão, esteticista e vendedor de cosméticos. Muitas são as vantagens de se tornar um microempreendedor, garante a previdência, conta para aposentadoria e possibilita ao prestador de serviço a emissão de nota fiscal. Saiba mais em: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/