sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Inscrições abertas para o Curso de Promotoras Legais Populares


INSCRIÇÕES até 5 de março para o curso  GRATUITO de PROMOTORAS LEGAIS POPULARES.

Retire a ficha de inscrição na Ótica Sorocaba, Osomu – Obra Social Municipal  e Câmara Municipal (Sala Vereadora Déia)



 PALESTRAS E  OFICINAS  SOBRE  DIREITO, SAÚDE, MEIO AMBIENTE E  CIDADANIA DAS MULHERES


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Déia se reúne com lideranças para expandir o Banco de Alimentos

No final do ano passado, a vereadora em parceria com a Obra Social Municipal (OSOMU) se reuniu com lideranças de associações, ONG’s e entidades religiosas para lhes apresentar a Organização Não Governamental Banco de Alimentos de Sorocaba e passar as novas diretrizes adotadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para o Programa Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal Fome Zero.
O PAA visa ampliar a distribuição de alimentos, combater o desperdício e apoiar a agricultura familiar que fornece legumes, verduras e grãos. Nessa nova etapa o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) repassará além dos produtos agrícolas as doações das redes de hipermercados. O BAS repassa os produtos para as ONGs e associações cadastradas para que estas encaminhem até as famílias que necessitam.
Durante o encontro os presentes foram orientados a fazerem um levantamento das famílias em situação de vulnerabilidade social para serem beneficiadas e sempre com o monitoramento da Secretaria de Assistência Social.
   Déia falou ás entidades que essa fase do programa só esta sendo possível porque todo um trabalho foi realizado durante anos pelos técnicos do BAS.

A APAE e a OSOMU já estão recebendo alimentos. A presidente da OSOMU, Elza Merguizzo Barcellos falou da importância da presença das entidades que já atendem muitas famílias e como podem ser inseridas nos programas sociais como o Bolsa Família e outros que serão implantados.
 

Déia acompanha a visita do Prefeito Binho as obras das casas do PAC

As obras das Habitações de Interesse Social em lotes remanescentes da CECAP foram retomadas nessa semana para a alegria das famílias que estão participando das reuniões desde 2009 nesse Programa. Recentemente o Prefeito Binho se reuniu com as famílias para comunicar o recomeço das obras. Déia está confiante “A prefeitura transpôs muitos obstáculos para retomar essas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para construção de residências e diminuir o déficit de moradias e todo esforço será feito para que as famílias recebam as casas até outubro”.

Ministério da Saúde anuncia que começa em março vacinação de meninas contra vírus HPV

Ministro da Saúde Alexandre Padilha, anunciou na última quarta-feira (22), que a vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero, começará no dia 10 de março e estará disponível nos postos de saúde de todo o país. Nesse ano, meninas dos 11 aos 13 anos serão imunizadas. Estima-se que 5,2 milhões de mulheres serão beneficiadas com a vacina. Em 2015, o público alvo será estendido às meninas de 09 a 11 anos.
 É a primeira vez que a população terá acesso gratuito a uma vacina que protege contra câncer. “É mais uma conquista das mulheres, pois é a prevenção de uma doença tão grave que muitas vezes leva a morte, e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferecerá GRATUITAMENTE a vacina que na  rede  privada custa  cerca de 1 mil reais.”, afirma Déia.
O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos, dentre eles pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. O vírus é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, atrás apenas do câncer de mama. 

Estimativas indicam que 270 mil mulheres morrem no mundo em decorrência à doença. Para se combater esses dados alarmantes, é necessário usar preservativo nas relações sexuais e realizar o exame preventivo Papanicolau, disponível em toda rede pública de saúde, indicado a mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos.

A pedagogia dos médicos cubanos, por Emir Sader.... Esse convênio, que poderia passar como um a mais entre tantos outros assinados, gerou uma onda de reações que propiciam um diagnóstico social de Brasil e Cuba.

"As médicas cubanas parecem empregadas domésticas." A afirmação, a mais expressiva da onda de expressões de intolerância e de discriminação racista, feita por uma jornalista brasileira de direita, representa, sem perceber, o mais significativo elogio de Cuba.
Diante das necessidades de atendimento médico da população, o governo brasileiro, depois de convocar a médicos brasileiros a ocupar os postos nas regiões do país com mais necessidades e menor atenção, fez um convênio com o governo de Cuba para trazer ao Brasil a profissionais de saúde do país que inquestionavelmente tem uma das melhores, senão a melhor medicina social do mundo. Os extraordinários índices de saúde da população cubana - da mortalidade infantil à expectativa de vida ao nascer -, ainda mais pelo nível de desenvolvimento econômico do pais, confirmam essa avaliação.
      Esse convênio, que poderia passar simplesmente como um a mais entre tantos outros assinados entre o Brasil e Cuba, gerou uma onda de reações que propiciam um diagnóstico social de uma e de outra sociedade, inédito e de uma profundidade inesperada. Começando pelos próprios médicos brasileiros, na sua grande maioria formados em universidades públicas - as melhores do país -, mas que não são obrigados a entregar praticamente nenhuma contrapartida à sociedade que os formou, de forma gratuita. Frequentemente concluem seus cursos e abrem consultórios nos bairros melhor situados das grandes cidades brasileiras, para atender a uma clientela de grande poder aquisitivo.
      Como resultado, o mapa das doenças do país e a localização dos médicos costuma ser brutalmente desencontrado, praticamente oposto: onde estão as doenças, não estão os médicos; onde estão os médicos, não estão as doenças.
      Mesmo assim, depois de se negar a atender a população mais pobre - a grande maioria - tentaram impedir que o governo brasileiro trouxesse médicos de fora do pais - de outros países, alem de Cuba - para atender à população. Fizeram manifestações, criaram situações de constrangimento para os médicos cubanos na sua chegada, anunciaram que fariam campanhas contra a reeleição da Dilma, acreditando dispor de autoridade política com seus pacientes.
      A declaração com que começa este artigo se insere nesse cenário de elitismo e de falta de sensibilidade social de médicos brasileiros. A frase, que pretende desqualificar a médicas cubanas, porque no lugar da imagem do médico homem, branco, com fisionomia dos doutores dos filmes de Hollywood, são pessoas nascidas no meio do povo cubano, se revela como um imenso elogio da sociedade cubana e em uma crítica da brasileira. Mulheres de origem humilde, que no Brasil seria empregadas domésticas, em Cuba é normal que possam se formar como médicas e expressar sua solidariedade com outros povos, necessitados dos profissionais que Cuba consegue formar em excesso para as necessidades do seu país.
Essa reversão do sentido da frase se deu também no plano mais geral da sociedade brasileira que, confundida no começo, muito rapidamente reagiu de forma muito positiva, com mais de 80% apoiando a vinda dos médicos cubanos ao Brasil. Pelas necessidades que passaram a ser atendidas por esses médicos, assim como também pela atenção que imediatamente começaram a receber setores populares muito amplos do Brasil, até ali sem nenhuma assistência ou com atenção médica absolutamente precária. Cidades que nunca tinham tido a presença de médicos, em que a população tinha que se deslocar quilômetros de distância para ter uma assistência esporádica, começam a conhecer um direito essencial à atenção médica direta e permanente, graças aos médicos cubanos.
      É um programa de saúde pública, mas que encerra em si mesmo uma lição, uma pedagogia política de grande evidência - que é o que mais incomoda à direita brasileira. Pessoal formado em universidades públicas - e em Cuba todas o são - tem que atender prioritariamente as necessidades fundamentais do seu povo, que além de tudo paga os impostos que financiam as universidades públicas, mas que, via de regra, não pode ter seus filhos com acesso a essas mesmas universidades - mais ainda aos cursos de medicina.
      O Brasil está avançando como nunca na sua história no combate à desigualdade, à pobreza e à miséria, mas não encontra ainda correspondência nas estruturas educacionais que formam os profissionais de medicina. Daí o apoio de Cuba - que a Dilma agradeceu a Fidel, por ocasião da recente reunião da Celac em Havana, quando se inaugurou a primeira parte do porto de Mariel, que o Brasil constrói na Ilha, colaborando com a ruptura do bloqueio imposto pelos EUA.
      Os médicos cubanos são melhores que grande parte dos médicos que o Brasil tem hoje porque - além da sua excelente formação profissional -, são melhores cidadãos, formados por uma sociedade orientada não pela medicina mercantil, mas pelas necessidades reais da população. A vinda dos médicos cubanos permite, como nenhum manual de educação política, esclarecer princípios das sociedades capitalistas - voltadas para os valores de troca - e das sociedades socialistas - voltadas para os valores de uso. Uma atendendo demandas do mercado, a outra, as necessidades das pessoas. (Fonte: http://www.hamiltonpereira.org.br/artigos/a-pedagogia-dos-medicos-cubanos-por-emir-sader/20140213163731_R_551)

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Estágios Fundap - 1º Processo Seletivo Unificado 2014 - inscrições de 14 a 27/2

Mais de 22 mil oportunidades de estágio em 125 órgãos do setor público em 513 municípios.
Vagas para estudantes dos ensinos superior, médio e de educação profissional de nível médio.
Compõem este processo seletivo unificado vagas dos seguintes programas:
- Programa de Estágios do Governo do Estado de São Paulo
- Programa de Estágios da Assembleia Legislativa de São Paulo
- Programa Residência Educacional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
- Programa Aluno Empreendedor da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
- Programa de Estágio do Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Inscrições: das 8h do dia 14/2 às 18h do dia 27/2/2014 em www.fundap.sp.gov.br

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Influência humana no aquecimento global é evidente, alerta novo relatório do IPCC


              A matéria publicada no site da ONU em  31 de janeiro, traz essa foto que   não deixa de ser um refresco nesses dias com mais de 30 graus de temperatura. Haja água. Me mudei para Mairinque em 1977, e logo nos primeiros anos o frio era intenso e o calor do verão  nunca passava dos 30 graus. No presente verão, pela internet  conferimos nos últimos dias que Mairinque estava com a mesma temperatura das cidades  do noroeste do estado, como Araraquara. Quem diria!
A matéria confirma que o relatório do IPCC registra que o aquecimento global tem influência humana, como produto das atividades industriais, desmatamento, ocupações desordenadas contribuem para o aumento das concentrações de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso na atmosfera foram substancialmente registrados desde o início da era industrial e persistirão por séculos, talvez 800 anos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

                   O documento, que explica as ameaças do aquecimento global,  como o derretimento da cobertura de gelo da Groenlândia e da Antártida, a elevação dos níveis dos oceanos, aumento de ciclones e ondas de calor, é um resumo das conclusões do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPPC).
                   “Limitar as alterações climáticas vai exigir reduções substanciais de emissões de gases de efeito estufa”, ressalta a publicação, acrescentando que mesmo que as emissões de dióxido de carbono (CO2) parem, as consequências das alterações climáticas vão persistir por muitos séculos.
“A influência humana foi detectada no aquecimento da atmosfera e do oceano, em mudanças no ciclo global da água, em reduções de neve e gelo, no aumento global do nível do mar e em mudanças em alguns eventos climáticos extremos”, diz o relatório.
                   O documento ressalta que é muito provável que mais da metade do aumento observado na temperatura média da superfície global de 1951 a 2010 foi causado pelo aumento de gases de efeito estufa emitido por atividades humanas. Algumas das principais emissões de CO2, metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) foram feitas desde o início da era industrial, há 250 anos.
Ele observa que cada uma das últimas três décadas tem sido sucessivamente mais quente na superfície da Terra do que qualquer década anterior desde 1850 e mudanças climáticas extremas têm sido notadas desde cerca de 1950, com frequentes ondas de calor na Europa, Ásia e Austrália e aumento ou diminuição de chuvas em alguns lugares da América do Norte e da Europa.
Nas regiões frias, o relatório afirma que a média anual do gelo do mar Ártico diminuiu ao longo do período de 1979 a 2012 a aproximadamente 3,5% a 4,1% por década. A temperatura do subsolo congelado também aumentou desde o século 20.
Em partes do norte do Alasca, a temperatura subiu 3ºC e no norte da Rússia até 2ºC. Quanto ao nível do mar, o aumento registrado de 1901 a 2010 de 0,19 metros foi maior do que o aumento registrado nos últimos dois milênios.
Na maioria dos cenários estudados pelo IPCC, as mudança de temperatura da superfície global para o final do século 21 devem ultrapassar os 1,5°C em relação a 1850-1900, porém, podendo chegar a 2ºC.
O relatório ainda prevê que, até o final do século, a cobertura de gelo nos polos e no hemisfério norte vai continuar diminuindo e os níveis do mar e a temperatura aumentando. Acesse o documento em www.climatechange2013.org
É didático que levemos as crianças e jovens até a represa Itupararanga para  que  observem o rebaixamento da quantidade de água e  que   junto com eles possamos   nos sensibilizar e mudar de atitude! (Fonte: http://www.onu.org.br/influencia-humana-no-aquecimento-global-e-evidente-alerta-novo-relatorio-do-ipcc/)

Dra Érica Coppini é a 1ª mulher a ser chefe na Polícia Federal

    Desde novembro do ano passado, a delegacia da Policial Federal de Sorocaba é coordenada pela Dra Érica Coppini, sendo a primeira mulher no Estado de São Paulo a assumir um posto de chefia. “É uma satisfação para nós termos mulheres em cargos importantes que anteriormente eram conduzidos apenas por homens, isso demonstra o quanto as mulheres estão assegurando seu espaço” declara Déia.
      No último dia 03, a Deputada Federal Iara Bernardi (PT) visitou a Delegacia da Polícia Federal (PF) e abordaram questões salariais da PF e a relevância do órgão na região. (Fonte: Assessoria Deputada Federal Iara Bernardi)
Dra. Erica Coppini, Iara e Dr. Fernando Bonsack

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

DÉIA: “ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PRONATEC EM MAIRINQUE”

      Os Cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (PRONATEC) são realizados em parceria com o Ministério da Educação (MEC) através do Plano Brasil Sem Miséria (BSM). A Prefeitura de Mairinque está conduzindo o Programa na cidade, através da Secretaria de Assistência Social. São cursos de formação inicial e continuada voltados à inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas.   Outros benefícios são alimentação, transporte e materiais escolares.  Déia afirma “Foi um diferencial na vida profissional de muitos jovens de Mairinque que cursaram o PRONATEC no SENAI ano passado e, e através do curso já estão inseridos no mercado de trabalho”.
Os cursos disponíveis são eletricista industrial, assistente de planejamento e controle de produção, montador de móveis, vendedor e auxiliar recursos humanos. As aulas serão ministradas no SENAI de Mairinque e Alumínio e na Brasital em São Roque.
Os interessados devem se inscrever na Secretaria de Assistência Social até o dia 28 de fevereiro, na Avenida Francisco de Assis Pinto de Oliveira, 25(ao lado da Maria Fumaça) ou através do CRAS Lagoinha e no CREAS. Mais informação ligue (11) 4718-2884.
Terão prioridade às vagas os beneficiários dos Programas Sociais – cadastro único e Bolsa Família. As aulas devem se iniciar dia 17 de março. Déia comenta “A Prefeitura tem se empenhado em profissionalizar e criar oportunidade de renda as famílias em estado de vulnerabilidade social. Desde 2013, a ETEC de Mairinque  oferece  o curso de  panificação às famílias atendidas pela Assistência Social, promovendo a geração de renda”.
DICAS DA SEMANA: Economize água! Com as altas temperaturas  do verão e  chovendo menos  do que é previsto para essa época do ano,  a situação se agravou muito e tod@s devem colaborar.
INDICAÇÃO DA VEREADORA AO PREFEITO: Com a limpeza e capinação dos bairros Nova Mairinque, Cecap e Gleba B sejam implantados aparelhos de ginástica para essas comunidades.

Informativo Vereadora Déia - Cursos profissionalizantes, técnicos e superiores GRATUITOS


 

Dicas Ambientais


Deputada Federal Iara Bernardi e Deputado Estadual Hamilton Pereira receberão o título de Cidadão Emérito Sorocabano, por contribuírem com o desenvolvimento da cidade onde residem. Parabéns