segunda-feira, 27 de julho de 2009

Palestra Sobre Hepatite



No último dia 13 de julho, às 17hs, na Câmara Municipal o Dr. José Amaral Elias, Infectologista, da BHM, Unimed São Roque e Prefeituras da região, proferiu palestra sobre hepatite.

Durante uma hora o médico falou dos vários tipos dessa grave doença, formas de contágio e vacinas que já existem para alguns tipos.
Abordou especificamente questões relacionadas às atividades profissionais de manicures, cabeleireiras, barbeiros, podólogas, massagistas e profissionais da saúde que atuam em hospitais e postos de saúde.
Foi dada ênfase à prevenção e aspectos de biossegurança que é inclui procedimentos para controle e as formas para se evitar riscos de contágio nas atividades profissionais.

As principais recomendações para se prevenir é sem dúvida: Não compartilhar seringas e agulhas com outras pessoas, lâminas de barbear, utensílios de manicure, escovas de dente, uso de preservativos sexuais.
Sobre os cuidados com a limpeza de alicates, espátulas em salões de beleza ficou claro que o ideal é a autoclave, mas como é um equipamento cujo custo é alto para esses profissionais, a recomendação é a limpeza rigorosa e posterior uso das estufas apropriadas e seu uso correto.

Para os profissionais da saúde, uso constante de luvas é essencial o que também é indicado para manicures, podólogas, etc.
As palestras são importantes para que os profissionais da saúde passem informações e possibilita esclarecimento de dúvidas na mesma hora. O mandato de vereadora tem essa responsabilidade de nos próximos meses a agenda incluirá palestras para esclarecimentos sobre previdência e ISS – imposto sobre serviços – desses profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.