sexta-feira, 24 de abril de 2009

Comissão de Deputados, discute situação de Cidades que receberão Presídios!!!

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia realizou nesta quinta-feira, 23/4, audiência pública para debater o Projeto de Lei 556/2007, de autoria da deputada Ana Perugini (PT), que obriga o Estado a executar ações compensatórias e de minimização dos efeitos negativos gerados por unidades prisionais nos municípios onde são instaladas. Para um plenário lotado de prefeitos, vereadores, representantes da sociedade civil, Ana Perugini disse conhecer de perto os problemas ocasionados pela presença de uma unidade prisional. "Sou vizinha de um complexo penitenciário e conheci a realidade de outras cidades." ( a Deputada é da cidade de Hortolândia, onde se concentra um grande complexo prisional). A parlamentar enfatizou que o PL propõe o "óbvio": compensação aos municípios que receberam ou receberão unidades prisionais. Como ressaltou a deputada, os impactos gerados nessas cidades passam pela agressão ambiental, desvalorização imobiliária, sobrecarga nos sistemas de saúde, educação, segurança e no Judiciário.

"Alguns prefeitos souberam da construção de presídio através do Diário Oficial, o que é um desrespeito ao Estatuto das Cidades e à figura dos prefeitos. No município, a maior autoridade existente é o prefeito. Espero que eles se apoderem do poder que lhes compete para que haja diálogo com o governador", declarou.

De um modo geral, a presença de prisões nos municípios, segundo os prefeitos de cidades que já as têm, teve as seguintes consequências: superlotação dos presídios; aumento da população flutuante com a vinda das famílias dos presos; falta de infraestrutura urbana para atender essa nova demanda populacional; aumento da criminalidade; saturação da infraestrutura de serviços de segurança pública e de saúde.


Vereadora Déia esteve presente na audiência

Fazendo uso da palavra a Vereadora Déia, ressaltou a importância de discutir critérios para abrigar uma unidade dessas e falou que o município de Mairinque não está preparado para abrigar tal unidade prisional. “Falta infra-estrutura por toda cidade, e os impactos serão violentos”, disse Déia. No seu pronunciamento explanou sobre o perigo e o descontentamento da população, caso ocorra a implantação de uma unidade prisional no município de Mairinque. A vereadora Déia conversou com vários deputados e autoridades presentes no sentido de traçar uma estratégia para combater essa iniciativa do governo Serra. Segundo a vereadora: “é mais uma canetada que esse governo tucano faz sem respeitar a população e as autoridades municipais”. “Como tem sido prática desse governo: empurra goela baixo e a população que se vire”, concluiu a vereadora.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

PRESÍDIO EM MAIRINQUE, PRESENTE DE GREGO OU DE TUCANO?

No dia 7 de abril, foi assinado um decreto pelo do Governo tucano do Estado de São Paulo, para "presentear" Mairinque com um presídio.
Não é a primeira vez que nossa cidade entra nos planos do governo do PSDB para esse tipo de “obra”. Ano passado, foi comunicado que seria no bairro de Dona Catarina, mas com o movimento da população local e apoio de lideranças políticas o processo foi abafado. Agora, com a notícia do decreto, a população novamente está se mobilizando.

Para instalar um presídio que comportará por volta de 1200 pessoas, entre detentos e funcionários, imaginem os impactos ambientais e sociais, naquela região. Só pra citar alguns: imaginem o esgoto de 1200 pessoas. Como serão destinados? Com relação ao atendimento de saúde dos detentos e suas famílias visitantes, como serão encaminhados? .
No último sábado (18/04), estive em uma reunião com moradores daquela região, que faz divisa com o município de Alumínio, e foi sensível a disposição dos mesmos em se mobilizarem e debaterem com os poderes públicos. .

Da nossa parte já começamos discutir essa questão. Estaremos debatendo hoje (22/04) o projeto de própria autoria, que proibe a instalação e construção de presídio na cidade de Mairinque.
A mobilização da população na sessão de Câmara será fundamental para a aprovação desse projeto e para brecarmos mais essa iniciativa do governo Serra de brindar Mairinque com um presídio.