sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Fórum Social Mundial


Compartilho com todos vocês, um movimento social que está muito ativo e atrai cada vez mais pessoas comprometidas com um novo modo de pensar MUNDO.
O que é?
Conforme define sua Carta de Princípios, o Fórum Social Mundial é um espaço internacional para a reflexão e organização de todos os que se contrapõem à globalização neoliberal e estão construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano e buscar a superação da dominação dos mercados em cada país e nas relações internacionais.
O FSM se reuniu pela primeira vez na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, entre 25 e 30 de janeiro de 2001, com o objetivo de se contrapor ao Fórum Econômico Mundial de Davos.
Esse Fórum Econômico tem cumprido, desde 1971, papel estratégico na formulação do pensamento dos que promovem e defendem as políticas neoliberais em todo mundo. Sua base organizacional é uma fundação suíça que funciona como consultora da ONU e é financiada por mais de 1.000 empresas multinacionais.
O Comitê Organizador do FSM 2001 foi formado por oito entidades brasileiras: Abong, Attac, CBJP, Cives, CUT, Ibase, MST e Rede Social de Justiça e Direitos Humanos. Foi criado também um escritório, em São Paulo (Brasil), que, desde 2000 até os dias de hoje, apóia e dá suporte ao processo FSM, ao Conselho Internacional (CI) do FSM e suas comissões aos comitês organizadores dos eventos anuais do FSM.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Chuva em Mairinque !!!

Que chuva, hein!
Já faz um mês que São Pedro está nos mandando água. Chove que é coisa bárbara. É enchente, alagamento, queda de barreira, estradas intransitáveis e outras tantas.

ÔPA!!??
Quer dizer que a culpa é do santo?

Em Mairinque muita coisa atribuída ao período chuvoso deste momento está prejudicando a população há bem mais de um mês. O Horto Florestal (foto ao lado) tem sofrido alagamento há muito tempo e nada se fez para mudar a situação.
Os bairros estão abandonados faz anos. Ruas esburacadas, falta de asfalto, mato no lugar de calçada. E a conversa, a mesma de sempre: “já estamos prontos para iniciar as obras, é o mês que vem... blá, blá, bla...”. (Horto Florestal e Estrada do Sertanejo acima)
Edificações públicas precárias. A unidade de saúde que abrigava PSF – Programa Saúde da Família, do bairro Jardim Vitória (Alto) foi inaugurado em 2008 e logo surgiram as rachaduras. Foi desativado e reformado. Em dezembro passado novas rachaduras e novamente desativado.

Enfim, vivemos uma situação de calamidade, que se aprofunda a cada dia que passa quando a falta de planejamento e a falta de competência entram em consonância. E aí surgem as mais fantásticas desculpas. A mais “certeira” é jogar a culpa no santo. (ao lado foto de casa no Marmeleiro)
Na nossa querida cidade nada efetivamente tem sido apresentado pelo poder público municipal para enfrentar as graves conseqüências do momento chuvoso que estamos passando, apenas desculpas.
Em setembro do ano passado alertamos a prefeitura sobre esses riscos no Horto, Jd.Vitória e Marmeleiro entre tantos outros lugares. Mas os ouvidos foram de mouco. (ao lado foto da Av. Mitsuke no Jd. Cruzeiro)
Encobrir a incompetência colocando a culpa na chuva – ou no santo – é como perder o trem porque não escutou o apito na estação.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

INSTITUTO FEDERAL – CURSOS GRATUITOS


Em visita ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP), antigo CEFET, unidade de São Roque, onde já estão à disposição, desde 2008, os cursos gratuitos de Tecnologia em Agronegócio e Tecnologia em Agroindústria, ambos no período noturno.

A representante do MEC, Iara Bernardi e o Prof. Luigi ouviram dos Vereadores, Déia (PT) de Mairinque e Júlio Mariano (PT) de São Roque, reivindicações dos jovens da região para cursos de informática, edificações e Agroecologia.

O Prof. Luigi comunicou a possibilidade de ainda em 2010, curso superior ser oferecido pelo IFSP – São Roque.
(http://www.cefetsp.br/edu/saoroque/)

UFSCAR - SOROCABA


No ultimo dia 7 de janeiro assisti emocionada a Aula Inaugural do 3º Módulo do Curso de Bacharelado em Agronomia, Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis (PRONERA) da UFSCAR Sorocaba.

Devemos sempre nos lembrar, de que a UFSCAR Sorocaba foi reivindicação de toda região, e é uma das muitas universidades do plano de expansão de universidades públicas do governo LULA.
.
As aulas estão acontecendo em Piedade, e estavam presentes Iara Bernardi – representante do Ministério da Educação , Prof. Dr. Waldemar Marques, coordenador Acadêmico da UFSCAR Sorocaba, Prof. Dr. Marcos Marins, Prof. Neide Y. Gutiyama da Escola Técnica Paula Souza de Piedade e Diretora do Banco de Alimentos de Sorocaba, Glória Bueno representante do INCRA entre outras autoridades. O Prefeito Geremias (PT) parceiro da universidade nesse projeto, juntamente com a ETEC, também falou com os estudantes na oportunidade.


É a universidade pública, cumprindo seu papel de atender também aos filhos dos agricultores, familiares e dos assentados. Na oportunidade, o Professor Waldemar enalteceu o trabalho da Professora Iara à frente do MEC no Estado de São Paulo.
Foi só emoção, ainda mais que reencontrei depois de muitos anos a Maria Rodrigues do Assentamento de Iperó, que é uma das alunas.

Vacinação contra gripe suína será feita em 4 etapas a partir de março


Campanha deve imunizar um terço da população brasileira; idosos só receberão dose se tiverem doença crônica
O Ministério da Saúde inicia no dia 8 de março a campanha nacional de vacinação contra a gripe suína. A campanha terá quatro etapas para atender diferentes grupos prioritários e se estenderá até 7 de maio. A expectativa do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, é que 62 milhões de pessoas sejam imunizadas contra o vírus H1N1 - cerca de um terço da população brasileira. Idosos com mais de 60 anos e sem doença crônica não receberão a vacina contra a gripe suína - serão imunizados apenas contra a sazonal.
"O Brasil não está propondo vacinar toda a população. Nenhum país fez isso", disse o ministro, ontem, em Brasília. "Vacinar um terço da população já provocará uma redução enorme na circulação viral. Estamos diminuindo a possibilidade de que outras pessoas adquiram a doença", afirmou. O objetivo do governo federal não é acabar com a circulação do vírus, mas sim reduzir os casos graves da doença e as mortes.
Na primeira etapa, que vai de 8 a 19 de março, serão vacinados os profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e outras pessoas que trabalham em hospitais, e a população indígena. Na segunda etapa, de 22 de março a 2 de abril, a vacina será disponibilizada para as pessoas com doenças crônicas, como obesidade grau 3 (antiga obesidade mórbida), diabete, imunodeprimidos, doenças hepáticas, renais e hematológicas (mais informações nesta página).
No mesmo período serão vacinadas as crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos. Elas vão receber duas meias doses - a segunda deverá ser tomada 21 dias após a primeira.
As gestantes também serão atendidas na segunda fase da campanha, mas o prazo será um pouco maior - elas terão até o dia 7 de maio para se vacinar. Poderão receber a dose grávidas em qualquer período da gestação. Na terceira etapa, de 5 a 23 de abril, serão imunizados os adultos com idade entre 20 e 29 anos. A última fase, que vai de 24 abril a 7 de maio, vacinará os idosos com doenças crônicas.
Além da dose contra o vírus H1N1, eles serão imunizados no mesmo dia contra a gripe sazonal, como parte da campanha anual contra a gripe comum.
"Quem tem mais de 60 anos e possui uma doença crônica tomará duas vacinas no mesmo momento: em um braço, a vacina contra a gripe sazonal e no outro, contra a gripe comum", explicou Temporão.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Plano de Manejo da APA Itupararanga


No dia 18/1/2009, o Conselho Estadual do Meio Ambiente recebeu o plano de manejo da APA de Itupararanga, que esta sendo elaborado sob coordenação da Fundação Florestal do Estado de São Paulo, com representantes dos poderes Executivo municipais e de entidades da Sociedade Civil.


"Esse documento, o plano de manejo, será importante para atualizarmos o plano diretor e definir ações para a preservação e recuperação da APA - nossa represa de Itupararanga - e todo seu entorno que sofre impactos, afetando a quantidade e qualidade das águas.
Com o plano, muitas atividades compatíveis com a APA serão incentivadas, entre elas o turismo".
Déia - Conselheira do Conselho Gestor de Itupararanga

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Está no blog do Zé Dirceu


PT, 10 milhões de empregos; PSDB, 800 mil

Não sei se o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE) acertou com o governador José Serra, se fala em nome do candidato da oposição, mas sua entrevista para a revista VEJA dessa semana tem uma pérola bem tucana. E não é o título dado pela revista, “À esquerda somos nós”. Essa definitivamente é demais para se levar a sério...
É o que ele diz sobre a política econômica e que é, inclusive, transformado pela revista em destaque da entrevista. “Iremos mexer na taxa de juros, no câmbio e nas metas de inflação. Essas variáveis continuarão a reger nossa economia, mas terão pesos diferentes”, adianta Guerra anunciando um plano que só os tucanos, ou a equipe de Serra, conhecem para a economia.Pelo que antecipa Guerra, se a oposição ganhasse a eleição de outubro próximo, voltaríamos aos tempos dos planos econômicos, das experiências e tentativas de, com um golpe de mestre, resolver não sei o que na economia brasileira, já que ela vai crescer mais de 5% esse ano, criar dois milhões de empregos, está com a inflação de 2009 e 2010 dentro da meta e com superávit fiscal apesar da crise internacional.
Depois disso o senador deita falação sobre o câmbio e a balança comercial e afirma que estamos criando emprego no exterior. Realmente, criando empregos, mas internamente: Nos sete anos do governo Lula o pais criou mais de 10 milhões de empregos formais (com carteira assinada); nos oito de FHC, milhões de desempregados foram jogados na rua no primeiro mandato e só 800 mil empregos foram criados no segundo