terça-feira, 30 de março de 2010

O prefeito Dennys na contra mão do Brasil, está privatizando o serviço de água e esgoto

Dinheiro público a serviço do privado
Infelizmente o prefeito deu andamento ao processo de licitação para contratar uma empresa para cuidar da água/esgoto de Mairinque. A empresa que venceu o processo é a SABESP.
Foram dez anos de sofrimento com a Ciágua. Mas não foi o suficiente para sensibilizar o prefeito de que uma autarquia municipal seria a melhor alternativa. A sua visão capitalista prefere canalizar o dinheiro do povo para o lucro privado em detrimento de investimentos públicos.
Os riscos da incompetência
Apesar da gana do prefeito em entregar o saneamento para a iniciativa privada, quem venceu a licitação foi a SABESP, estatal de economia mista que o tucanato paulista, apesar de todos os esforços, ainda não conseguiu privatizar. No entanto isso não nos trás nenhum conforto, já que SABESP esta em com outra participante, a Foz do Brasil, e aí, dinheiro público nos bolsos dos capitalistas.

Aliás, a incompetência do prefeito e sua assessoria é tão desastroza que ele poderia ter negociado com a SABESP sem passar pelo processo licitatório e poderia negociar em outros patamares. Para exemplificar, recentemente soubemos que a Prefeitura de Tatuí e a SABESP, que lá opera o saneamento, renegociaram o contrato, mas a Prefeitura cuidou de incluir nessa renovação que a SABESP repassasse recurso de cerca de R$ 9 milhões para a Santa Casa da cidade, que apresenta, assim como a BHM, muitas dívidas.

O Prefeito, sairá em 2012 e a empresa só em 2040.
Ano passado apresentei as vantagens que identifico numa autarquia municipal, ou seja, serviço público autônomo como se tem em Sorocaba, Votorantim, Tietê, Porto Feliz só para citar os mais próximos. Mas o prefeito não quis fazer o debate, pois apresentou seu projeto entreguista e se fixou nele.
O processo ainda não está concluído e o prefeito ainda tem a chance reconsiderar essa péssima aventura e nos livrar de uma herança maldita que pode durar 40 anos e comprometer as gerações futuras.

Seguirei defendendo a Autarquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.