segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mairinque realizou o VI Congresso de Educação.

A Secretaria Municipal de Educação de Mairinque promoveu nos dias 30 e 31 de julho, no teatro Cemec, o VI Congresso de Educação. Com o tema Educação em Foco, Desafios e Práticas, o evento contou com a participação maciça dos professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino, e também de alunos de algumas universidades da região.

A programação voltada para capacitação de profissionais da Educação, começou no dia 30 com a apresentação das peças teatrais “Tia Fú” e “Amor por Anexins”, escrita e interpretada por Fernando Silveira.

No sábado 31, a primeira palestra do Congresso foi proferida pela Dra. Heloisa Luck, pós graduada em Pesquisa e Ensino Superior pela Universidade George Washington, que falou sobre “Liderança na escola e na sala de aula”, destacando a liderança na promoção e formação do aluno, abordando ainda desafios e práticas dos profissionais da escola.

A segunda palesta foi ministrada pelas Professoras doutoras, Tâmara Amoroso Gonçalves e Ana Neca, graduadas em Direito e pós-graduadas em Gestão da Comunicação (USP), e Direitos Humanos pela faculdade da USP respectivamente. Abordaram o tema “Consumismo na Infância”, ressaltando que a mídia eletrônica fez desaparecer o conceito de infância, visto que a criança brasileira assiste televisão por 4 horas e 54 minutos dia, contrastando com as 3 horas e 15 minutos que passam diariamente na escola. Outro dado interessante é que as crianças brasileiras acessam a internet três vezes por semana.

Destacaram que a publicidade não vende só serviços, mas principalmente valores. Falaram sobre a vulnerabilidade da criança ante aos apelos mercadológicos, já que trinta segundos são suficientes para uma marca de alimento influenciar uma criança. Finalizaram fazendo um contraponto com os mecanismos existentes para regulamentação e defesa de crianças e adolescentes como a Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e Código de defesa do Consumidor
.
Em seguida falou o Professor Dr. João Figueiró, inter-consultor psiquiátrico e psicoterapeuta do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que falou sobre “Que estranho mundo estamos apresentando as crianças e, quais as conseqüências na sua formação”. Explicou que a maiores incidências de mortes traumáticas ocorrem na faixa de 1 a 14 anos. Estabeleceu uma relação de como sair da situação de Violência para a Cidadania, da Doença para a Saúde e Infelicidade para a Felicidade. Destacou ainda, os quatro pilares da educação: aprender-aprender, aprender-fazer, aprender -conviver e aprender-ser, falou também que a lei existe onde a ética não funciona. Encerrou estabelecendo a relação entre investimento e economia no desenvolvimento de políticas sociais e educacionais para as crianças.
Encerrou o evento o Professor Dr. Clovis de Barros Filho, graduado em Direito pela Universidade de Paris e pós graduado em Comunicação pela ECA-USP e pela Universidade de Navarra na Espanha. Falou sobre “A vida que vale a pena ser vivida”, falando que esse tema pode ser uma reflexão sobre a ética e ainda que os valores diferentes levam a respostas diferentes.

O VI Congresso de Educação teve como grande objetivo a capacitação, aprendizado e principalmente o conhecimento de novas técnicas educacionais que deverão ser desenvolvidas e aplicadas nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, por professores, coordenadores, diretores e funcionários da educação pública em Mairinque.

2 comentários:

  1. Congresso esse que serviu apenas para desvalorizar ainda mais os professores "Tias Fu" e para aumentar a revolta diante de tanta humilhação. Os salários são vergonhosos (o professor substituto de Mairinque recebe R$1,41 a hora/aula, isso não é uma vergonha?!) onde está a posição dos vereadores em relação a isso? Cadê a fiscalização a respeito do FUNDEB? Por que não está havendo repasse? aguardo uma resposta, senhora vereadora. Muito obrigada pela sua atenção e desculpe-me o incômodo.

    ResponderExcluir
  2. Vergonha é a incapacidade e a falta de empenho dos professores e diretores, as escolas de Mairinque são péssimas, quem perde são os alunos, professor insatisfeito pede a conta e deixa a fila andar.

    ResponderExcluir

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.