quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Governo destinará R$ 76 mi para campanhas de incentivo à doação de órgãos

Uma campanha para que a família autorize a doação de órgãos foi lançada na segunda - feira (27) pelo governo. A campanha na mídia também vai incentivar os profissionais de saúde a notificar os casos de morte cerebral às centrais estaduais de transplantes.

Para doar um órgão ou tecido, não é preciso assinar documento por escrito. A família deve estar ciente da vontade, pois é ela que autoriza a doação em caso de morte cerebral. No entanto, a recusa de parentes em autorizar a doação é apontada pelo Ministério da Saúde como um dos obstáculos para aumentar o número de transplantes no País.

Segundo o secretário de Atenção à Saúde do ministério, Alberto Beltrame, em 24% dos casos de morte cerebral, a família não autoriza a doação. A campanha será veiculada na internet, em veículos impressos e nas emissoras de rádio e televisão a partir do dia 6 de outubro.

A deputada Cida Diogo (PT-RJ), da Comissão de Seguridade Social da Câmara, elogiou a campanha e a conscientização da população e dos profissionais de saúde sobre a importância da doação de órgãos. "Essa campanha é fundamental. Hoje, muitas vidas deixam de ser salvas por ainda não termos adotado a cultura da doação de órgão no País. É uma iniciativa boa e espero que ela, de fato, chegue de fato às mentes e corações das pessoas", afirmou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.