quinta-feira, 19 de maio de 2011

ESTA NA CÂMARA O PLANO DE CARREIRA DA EDUCAÇÃO

Os mais de 500 profissionais entre professores e demais profissionais, atuando nas escolas do município, aguardavam com enorme expectativa tal o plano. O Plano de Carreira da Educação - PCE chegou à Câmara no final de abril como Projeto de Lei 16/2011. Esse projeto trata da carreira, ingresso, horários, empregos, remuneração do magistério público e serviços de assessoria e educação básica de Mairinque.

Abrange os empregos efetivos:
Professor de educação básica, professor de ensino fundamental, professor de educação especial, substitutos, professores de jovens e adultos, musicalização,
Suporte pedagógico – diretor de escola, assistentes, orientador, assistente técnico, psicopedagogo.
Há também os de designação como diretor de escola e coordenador e os demais profissionais que fazem parte do conjunto - monitor de biblioteca, auxiliares de desenvolvimento infantil, educação infantil e o professor adjunto.


reunião na câmara com professor@s
 A comissão formada pelas professoras Milene Cristina Marques, Lilian Cristiane Silva Bruno, Fernanda Cristina Borgatto e Jane Stela Aparecida Belline foram responsáveis pelo trabalho e apresentaram no último dia 27 de abril aos vereadores. Nessa primeira reunião com a comissão, como ainda não tinha feito a leitura do projeto de lei, apenas cuidei de saber em linhas gerais se esse plano de carreira reverterá em ganho para esses servidores e, quando questionado, foi respondido que aumentará os salários linearmente em 5% de forma automática conforme esta no PL.

Como o conselho de educação não esta ativo não foi encaminhado parecer dessa instância juntamente com o projeto. Enquanto o PL tramitar na Câmara será fundamental que o conselho retome suas atividades para que se manifeste sobre o plano.

Penso que para socializar esse debate, o ideal é que seja disponibilizado no site da prefeitura e que em seguida seja realizada audiência pública, pois tão relevante tema precisa dessa discussão. Aos professores deixo cópia do projeto de lei no gabinete à disposição.
Estejam atentos, pois a tramitação não tem um prazo determinado, mas o quanto antes forem feitos os encaminhamentos melhor será.

Na oportunidade indico a leitura do artigo de Ladislau Dowbor – “A educação frente à economia do conhecimento” – disponível na internet.
Veredora Déia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.