segunda-feira, 2 de maio de 2011

Homenagem ao DIA DO FERROVIÁRIO


Sempre é bom resgatar a história, seja das nossas gerações que se foram ou da comunidade que hoje se faz presente nos nossos dias. No caso da ferrovia em Mairinque a AMPF – Associação Mairinquense de Preservação Ferroviária tem preservado essa rica história da nossa cidade.

No último sábado participei da comemoração do DIA DO FERROVIÁRIO, 30 de abril, que aconteceu na estação de trem de Mairinque e foi organizada pela AMPF. Foi uma manhã cheia de muitas lembranças e histórias de gerações que trabalharam na ferrovia e que tiveram papel importante na formação e desenvolvimento da nossa cidade.

A estação, primeira obra de concreta armado do Brasil, com seus detalhes arquitetônicos marcantes, embora carente de cuidados, foi o cenário disso tudo.

Importante lembrar que a ferrovia, importante meio de transporte, que possibilitou a formação de centenas de cidades, sobreviveu ao sucateamento realizado na última década do século passado. Se a ferrovia quiseram destruir, claro que parte do alvo também eram os ferroviários. Mas, no Brasil de 2003 para cá com Lula e agora Dilma a ferrovia também recuperou seu status. Voltaram os trens de carga. E embora os trens de passageiros somente em algumas regiões, sabemos que por aqui é só questão de tempo.

Não podia deixar de lá mencionar a alegria que é saber que ferroviários de mais de 50 anos de idade dão consultoria às empresas e que um curso superior de Engenharia Ferroviária se inicia.

Por Mairinque o sonho de trem turístico trem de passageiros é para breve. Certamente, teremos aí um novo polo econômico que acolherá investimento em turismo e no desenvolvimento e geração de empregos na nossa cidade.

Visite a estação, respire daquele ar e se encante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.