segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pessoas com deficiência poderão ter atendimento odontológico especial

Deputada quer atenção especial aos portadores de deficiência dentro do programa Brasil Sorridente.

Com a intenção de viabilizar uma política especial para atender pessoas com deficiência, que necessitam de serviços odontológicos, a deputada federal, Luci Choinacki (PT/SC), esteve em audiência com técnicos do Ministério da Saúde e com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.


A deputada já apresentou sua proposta e obteve respaldo para que essa seja uma política implementada por um Programa Piloto dentro programa Brasil Sorridente.

Para Luci é fundamental estabelecer que a atenção odontológica é um direito para os portadores de deficiência e um dever do Estado. “Só quem convive com esse problema é capaz de dimensionar a dificuldade que uma pessoa com deficiência tem para fazer um tratamento dentário onde, muitas vezes, é necessário até anestesia geral para concluir os procedimentos”, lembra a deputada.

O programa Brasil Sorridente é considerado pelas autoridades sanitárias como um marco na história das Políticas Públicas no Brasil, por assegurar o princípio constitucional de integralidade da atenção. A deputada Luci foi membra titular da Comissão Especial do Estatuto dos Portadores de Deficiência e sub-relatora de Saúde da Comissão. Segundo o IBGE, os portadores de deficiência são 14,5% da população brasileira.

(Assessoria Luci Choinacki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.