domingo, 15 de janeiro de 2012

NEPOTISMO EM MAIRINQUE POR UM FIO

Voltando para a ativa e informações importantes.


Após uma semana de descontração, estou voltando a rotina e começo 2012 com muita energia e empenho nas minhas tarefas como vereadora.

Nesse início de trabalho, recebemos uma importante informação: o Supremo Tribunal Federal acolheu reclamação da Procuradoria Jurídica do Estado de SP que pede a cassação de favorecidos pelo nepotismo em Mairinque

Relembrando:
Protocolei no dia 10 de março de 2010 uma representação ao Ministério Público, denunciando a prática de nepotismo na prefeitura de Mairinque. Nessa representação citei os inúmeros cargos de confiança que tinham grau de parentesco com o prefeito ou entre seus diretores.

Minha representação se somou ao clamor da população que se sente indignada com tamanha aberração pública. É importante ressaltar que a representação foi fundamentada a partir de interpretação jurídica conforme nossa Constituição Federal e resoluções do Conselho Nacional, do Ministério Público (MP) e do Poder Judiciário.

Essa prática de acomodar parentes na administração pública tem gerado muita insatisfação na população como um todo. Em Mairinque não tem sido diferente: houve muitas manifestações, inclusive, por meio da imprensa.

Em novembro de 2010 foi apresentado na Câmara, pela vereadora Geovana Souto, um projeto de lei para que a Lei Orgânica do Município(Constituição Municipal) reforçasse o fim da prática de nepotismo em Mairinque, porém o projeto foi rejeitado por cinco votos contra quatro votos. Ou seja, rejeitado pela maioria dos vereadores. A suposta prática do nepotismo na cidade tomou proporções regionais quando a TV Tem veiculou que tal prática tinha sido aceita pela Câmara de Mairinque.

Agora, na última terça-feira, 10/1, surgiu um fato novo: o Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu nota acolhendo reclamação da Procuradoria-Geral da Justiça do Estado de São Paulo para cassar a nomeação de parentes e pessoas que exerçam cargos em comissão na prefeitura de Mairinque e estão em “flagrante violação à súmula 13 do STF”, que veda o nepotismo na administração pública. Embora não seja uma decisão final, é um importante passo para acabar com essa prática repugnante da administração pública.


Para ter acesso à notícia do STF é só entrar no site http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=197432

Veja reportagem pelo Jornal da Justiça
http://www.youtube.com/watch?v=WCxNIzBLQso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.