Penso que é uma oportunidade de tratar o tema Rio + 20 com a comunidade estudantil e que naturalmente vai multiplicar e apurar as informações nos demais cantos da comunidade – trabalho – casa – igreja, etc.
Na próxima quarta feira, dia 6 de junho, às 15h, estaremos socializando essa reflexão. O evento será no CEMEC e com as escolas de segundo grau e todos que queiram participar. Na oportunidade vai acontecer a etapa final do I Concurso “Nosso Meio Ambiente de Cada Dia”.
É fato que nas salas de aula os professores e alunos desenvolvem atividades e estão discutindo a temática Meio Ambiente, mas a Rio+20, infelizmente, é muito menos popular que as Olimpíadas e a Copa. Portanto, esta atividade vai colaborar para essa popularização.
Haverá exposição no hall do CEMEC(Centro Municipal de Educação e Cultura) dos trabalhos – fotos, desenhos e redações – das escolas participantes entre os dias 4 a 6 de junho. Na quarta-feira, 6, a partir das 15h30, acontecerá a premiação dos trabalhos por modalidade e, na mesma ocasião, será proferida a palestra “Mudanças Climáticas e Energias Limpas”, pela consultora ambiental e bióloga do Centro Tecnológico da Marinha(ARAMAR), Alessandra Carla F. E. Machado.
Será uma ação da Agenda 21 – Agir localmente e Pensar Globalmente.
Rio+20
No Rio+20, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 15 a 23 de junho, os debates e deliberações serão no rumo da sustentabilidade: se há fome tem que haver mudança profunda no sistema alimentar e na agricultura mundial .
Hoje, são 925 milhões de famintos e até 2050 – daqui a pouco – serão 2 bilhões de famintos e uma em cada 4 pessoas viverá em país afetado por falta de água. O setor de alimentos e agricultura oferece soluções chave para o desenvolvimento sustentável, e é central para erradicação da fome e da pobreza.
Na Conferência Rio+20 os países participantes, e não só os governantes, as entidades, movimentos e ONG’s vão conferir os acontecimentos, retrocessos e avanços desde a Conferência que aconteceu em 1992 e que ficou conhecida como ECO92. Já se passaram 20 anos e muita coisa aconteceu. Uma infeliz constatação é a de que se não houver mudanças de rumo a fome, a falta de água e os desastres ambientais afetarão a todos.
Os dois temas em foco na Conferência serão: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.
Simultaneamente, às plenárias acontecerão eventos do Forum Social Mundial e da Cúpula dos Povos. A expectativa é de que, nesse processo de preparo e do acontecer da conferência, milhões de pessoas pelo mundo se juntem, principalmente os mais jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.