quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Viva a inclusão


      No dia 21 de setembro comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializada pela Lei nº 11.133 de 2005.
Desde então em todo o país, ficou estabelecido a busca de novos caminhos para garantir a inclusão social, a cidadania e a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
     A luta das pessoas com deficiência por cidadania e equiparação de oportunidades pressupõe a acessibilidade à informação, aos bens e serviços, aos transportes e ao meio físico, independente de suas limitações físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais.
     Portanto, a construção de uma cidade para todos – justa, democrática e inclusiva, passa pelo entendimento da acessibilidade como um componente do direito amplo à cidade, eliminando barreiras físicas e principalmente culturais, que podem restringir a utilização dos espaços e equipamentos urbanos pelas pessoas com deficiência. Para mais informações sobre o tema acesse: htpp://pessoacomdeficiencia.gov.br/app/


     Veja essa dança, chamada de Guanyin de Mil Mãos. Todos os 21 dos dançarinos são completos surdos-mudos. Contando apenas com os sinais dos formadores, nos quatro cantos do palco, estes dançarinos oferecem um espetáculo visual que é ao mesmo tempo complicado e movimentado. Sua estréia internacional foi em Atenas na cerimônia de encerramento da Paraolimpíada de 2004.
    O vídeo foi gravado em Pequim durante o Festival da Primavera deste ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.