quinta-feira, 28 de novembro de 2013

REGULARIZAR OS LOTES É A PRIORIDADE DO ORIENTAL E SÃO CAMILO

      Os moradores do Jardim São Camilo e do Jardim Oriental que compreende o Novo Horizonte, Oriental e Kawazoe  tem como prioridade  regularizar esses parcelamentos  que  estão na área urbana, mas que são irregulares perante a legislação.
          A regularização fundiária de interesse social é uma política pública, uma vez implantada concretiza um direito dos cidadãos e cidadãs pela moradia digna, como determina a Constituição Federal, artigos 182 e 183 e no Estatuto das Cidades número 10.251/01, que os regulamentou.
       A vereadora Déia esclarece que essa ação está inserida na discussão da revisão do Plano Diretor. Durante a 5ª Conferência Nacional das Cidades, no Seminário Internacional dos Instrumentos Notáveis de Intervenção Urbana foi possível atualizar o conhecimento a respeito de regularização fundiária.
     Os moradores dos bairros São Camilo e Jardim Oriental formaram comissões e passaram suas demandas à prefeitura. De acordo com a vereadora “O mandato encaminhará indicação para que sejam criadas nas localidades  irregulares zonas de interesse social para se  beneficiarem  da gratuidade de registros entre  outros benefícios previstos na legislação”. 
       Essa organização das comunidades será fundamental para a regularização, bem como, encaminhamento de outras necessidades, tais como, conservação das ruas, acerto de numeração e iluminação.
     A aprovação dos projetos de registros fundiário de interesse social é de competência do município e corresponde ao licenciamento urbanístico e ambiental. Em Mairinque, existe órgão ambiental capacitado e Conselho Municipal do Meio Ambiente que são  fundamentais para viabilizar a regularização fundiária.

     No município, recentemente foi regularizado um parcelamento na Vila Dona Catarina e o proprietário por não ter aprovado o parcelamento  antes da implantação, fez  compensação ao município, doando área, conforme determinado pela  legislação. Outro exemplo de regularização,  foi o da  prefeitura de Osasco em 2010 que implementou o  Auto de Demarcação Urbanística  do Jardim Ivete, junto ao 1º Cartório Oficial de Registro de Imóveis, beneficiando aquela população local. Era um parcelamento de 60 lotes, totalmente consolidado e com vários lotes desdobrados, cujo loteamento foi implantado na década de 60. Déia afirma “precisamos  avançar nas regularizações,pois  traz segurança para os moradores que passam a ter o título do imóvel ”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.