quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Cuidar do meio ambiente também é cuidar dos animais

A Prefeitura realizou no final de 2013, na área rural e urbana do município, a vacinação antirrábica de animais domésticos no qual foram aplicadas mais de 6mil vacinas. Essa medida sanitária é muito importante para a proteção dos animais e das pessoas.
O convívio entre animais domésticos e seus donos mudou ao longo dos anos. Isso se deve à melhoria do poder aquisitivo das famílias, mas  principalmente, a conscientização dos cidadãos. Eu mesma tenho procurado mudar meu comportamento ao longo dos anos, porém tenho muito a melhorar.
Na Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada em novembro, no CASM, tomei conhecimento, através de uma veterinária da Secretaria Estadual do Meio Ambiente que  participou  das mesas de trabalho, que é uma “diretiva ambiental” importante, o cuidado com a fauna doméstica. É isso mesmo, entre as diretivas ambientais que tratam da conservação de nascentes, recursos hídricos, tratamento de esgoto e fauna silvestre, foi incluída, também, a fauna doméstica. Essa medida faz todo sentido, já que quase todas as casas, além dos habitantes humanos, há também os animais domésticos. Há casos em que são as únicas companhias para o morador.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente tem programas específicos: a Vigilância Sanitária retomou a vacinação que há anos não era feita com a periodicidade necessária. Nesta gestão, se inicia uma importante estruturação para obter recursos de outras esferas do Governo como: Programa de identificação e registro de propriedade de cães e gatos; Campanha da guarda responsável; Campanha de incentivo a adoção responsável de animais domésticos e Programa  de controle populacional.
É importantíssimo que a sociedade, as ONG's e as associações realizem trabalhos de atendimento e proteção dos animais. Além disso, também há a preocupação com os casos de pessoas que têm muitos animais domésticos, esse fator pode prejudicar a qualidade no atendimento dos bichos. A parceria da sociedade civil com o Poder Público em muitos casos de controle de população, abrigo e posse responsável deve acontecer cada vez mais para inibir essa prática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.