segunda-feira, 31 de março de 2014

Nosso lixo de cada dia e a campanha cuide do seu sofá até o final dos dias dele!

              Reduzir a quantidade de lixo, reutilizar ou reciclar o que for possível e repensar o consumo são desafios postos para tod@s nós.  É preciso muita conversa e às vezes ação, pois quando a gente acha que as informações estão chegando pelos meios de comunicação, pela escola e que tod@s estão conscientes de que não se pode jogar lixo por aí, nos deparamos com sofá na calçada ou sendo queimado.
             Temos que ser didáticos e informar à tod@s que um sofá em condições de uso pode ser doado (reutilizado), mas se o estado do sofá for deplorável a ponto de não servir para ninguém, o dono pode desmontá-lo em partes e colocar em sacos de lixo de 60litros ou de 50 kg. Assim a empresa tem obrigação de recolher na porta.
              A Lei Federal de Resíduos Sólidos exige das Prefeituras e Estados planos. Em São Paulo, está aberta até 30/4 a Consulta Pública sobre o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (Lixo). Esse processo é para se chegar a um documento que contenha programas e ações para melhorar a atual situação do lixo e, é conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA. Um Panorama dos Resíduos Sólidos (versão preliminar) está pronta e haverá Estudo de Regionalização e Proposição de Arranjos Intermunicipais, Cenários, Diretrizes e Estratégias para Implementação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.
              Essa consulta pública servirá para colher pareceres, opiniões sobre as informações coletadas e análises feitas pela equipe sobre a situação atual dos resíduos sólidos do Estado de São Paulo.
              O objetivo nesta fase de construção do Plano é enriquecer e dar transparência ao processo de consolidação deste importante instrumento de política pública, ampliando a participação da sociedade na tomada de decisão, fundamental para a finalização do documento, pois, além de complementar dados e oferecer subsídios para a continuidade do trabalho, aprimora a metodologia de elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos – os das casas e serviços (Resíduos sólidos), da construção civil, indústrias entre outros.
              Nesse panorama estão contemplados a versão digital para download e as contribuições podem ser realizadas entre os dias 16 de janeiro a 30 de abril. Segue abaixo o link:


            A partir desse processo e, possivelmente, concomitantemente, no município isso também será tratado. Por enquanto, seguimos em campanha para que as pesso@s não joguem entulho e aquilo que não mais lhes sirvam em qualquer lugar.
            Enquanto isso, aqui e ali jogam sofás e o incrível é que ninguém flagra quem joga. Nunca ouvi alguém dizer que viu alguém jogando um sofá. Parece que eles saem das casas andando!Que pess@s são essas que não estão nem aí com a cidade!


PS: estamos checando e parece que surge na cidade alguém que vai reciclar sofá. UFA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.