quarta-feira, 4 de junho de 2014

Déia homenageia a parteira "Dona Virginia"

   Dona Virginia Lenci Ribas D’avilla foi homenageada  pela Câmara Municipal de Mairinque com a aprovação da Lei 3102 que denomina a  Estrada do Lago, como Virginia Lenci. Ela foi por muitos anos a parteira de Mairinque. Imaginem  as dificuldades  que as  gestantes da Vila Mairinque tinham quando aqui não havia hospital. Embora já existisse a Santa Casa de São Roque  muitas  mulheres  não tinham acesso e, era a parteira que as atendia, principalmente, as mulheres mais humildes.  
Sua trajetória de vida mostra a luta de uma mulher que com apenas 30 anos ficou viúva e teve que trabalhar muito para criar os filhos. Durante anos, foi merendeira  na Escola Manoel Martins Villaça, além de vender seu famoso pão caseiro para complementar a renda.
              Nos dias de hoje ainda existem muitas Virginias, pois ainda há  milhares de parteiras no país, principalmente no Centro Oeste, Norte e Nordeste do País. Há um Programa Parteiras Tradicionais  para sensibilizar gestores e profissionais de saúde para que reconheçam as parteiras como parceiras na atenção à saúde da comunidade e desenvolvam ações para resgatar, valorizar, apoiar, qualificar e articular o seu trabalho junto ao do Sistema Único de Saúde (SUS) e, dessa maneira, possibilitar a preservação de seus saberes e práticas, bem como promover o encontro desses saberes com o conhecimento técnico-científico respeitando as especificidades étnicas e culturais (indígenas e quilombolas).

              Déia disse da importância de reconhecer  a história de Dona Virginia “é importante que, principalmente, os mais  jovens saibam da história de pessoas  como Dona Virginia e  o que  ela representou para  o município”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.