Os mairinquenses esperando que o
Governador do Estado inicie as obras de duplicação da Raposo Tavares que
tantos problemas tem causado, foram surpreendidos com o aumento do
pedágio. São milhares de viagens para Sorocaba
à escola, trabalho, tratamento de saúde que ficaram mais
caros. A CCR Via Oeste
iniciou um recape da pista
e, a intenção é de acalmar a população que
tanto sofre com a situação
da rodovia.
Em 2013, a Via Oeste arrecadou com pedágio R$ 871
milhões, ou seja, R$ 63 milhões a mais que o ano anterior, o que significou um
crescimento de quase 8%. De 2009 até 2012 a receita de pedágio cresceu R$ 338
milhões ou quase 63 %. Para termos ideia do que isto significa foi o
dobro do crescimento da inflação que chegou a 27 %. O crescimento
estupendo da arrecadação com pedágio tem como um de seus pilares o aumento do
tráfego de veículos em quase 70%, especialmente pela cobrança do pedágio na
pista expressa da rodovia Castelo Branco, próximo ao quilometro 20. De 1998 a
2012, a receita do pedágio acumulada é maior que R$ 6,5 bilhões de
reais.
Em 2013, o lucro líquido, livre de
todas as despesas, foi de R$ 314 milhões, ou 31% superior ao de 2012. De 1998 a
2013, o lucro desta empresa foi de R$ 1,35 bilhão. Para termos uma noção da
rentabilidade alcançada dividimos o lucro líquido pelo patrimônio líquido e
teremos uma noção do retorno do investimento feito. As empresas que tem 20% de
lucro sobre o patrimônio já é excelente resultado, como no caso da média dos
bancos brasileiros imagina que em 2010, alcançou 32% e agora em 2013 chegou à
fantástica marca de 88%.
A máquina de arrecadar da Via
Oeste é ótima, mas para gastar são lentos, pois em 2009 a despesa com
construção foi de R$ 211 milhões e no ano passado foi de apenas R$ 35,9
milhões, uma queda de 83%.
Déia
declara: “Os requerimentos que fizemos
não foram respondidos e não foram
enviados projetos da duplicação. Não é falta de recurso, pois todos sabemos que a concessão de rodovias em São Paulo
é um dos negócios mais lucrativos
do País. Há obras em várias cidades, mas, em nosso trecho os números de acidentes são
crescentes devido a falta da duplicação e
apenas o recape não vai melhorar a
situação.” finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.