sexta-feira, 11 de julho de 2014

PILHAS E BATERIAS DE CELULARES– NÃO JOGUE NO LIXO – CONTAMINAM O SOLO E A ÁGUA - NA CÂMARA E NO DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE TEM RECIPIENTE DE COLETA

           No dia 22 de março é o dia da água e para comemorar a data iniciamos em parceria com a Prefeitura a coleta de pilhas e baterias de celulares encaminhando os materiais adequadamente para a reciclagem. Isto quer dizer o seguinte: orientar as pessoas para não colocarem no lixo comum e, principalmente jogar por aí.
   As pilhas e baterias que usamos nos celulares, rádios, relógios são produtos que contem os elementos zinco-manganês, níquel metal-hidreto (NiMH) que se deixados em locais inadequados podem causar contaminação. Daí a importância de se ter cuidado no manuseio e, principalmente, no descarte das pilhas e baterias usadas. A presença dessas substâncias, metais pesados, no meio ambiente causa poluição e pode afetar a saúde das pessoas, animais, plantas e também as águas. Pequenas porções de substâncias poluentes fazem enormes estragos.

A MENINA MAFALDA JÁ APONTAVA ESSE PROBLEMA HÁ 25 ANOS:



     Assim como a Mafalda, personagem das tirinhas, muitas pessoas não sabem como é realizado o descarte de pilhas e baterias e acabam fazendo de forma incorreta. De acordo com o artigo 33 da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos todos os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pilhas e baterias têm que arcar com a responsabilidade sobre a logística reversa, ou seja, fabricou tem que se responsabilizar em coletar de volta e reciclar. A engenheira ambiental Lays Pompiani Fattori deu palestras para alunos da EE Lellis Ito e está colaborando com a ação. Colocamos um recipiente na Câmara Municipal e no Departamento de Meio Ambiente. A primeira retirada será nos próximos dias, pois já temos mais de 20 kg de material, quantidade exigida para haver retirada pela Associação certificada pelos fabricantes.
Foto: Engª Lays Pompiani Fattori -  Saiba mais www.mma.gov.br


 
ATITUDE CIDADÃ: REPENSE,RECICLE,REUTILIZE E REDUZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.