quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Saúde da Família do Barreto Alto ajuda pacientes e melhorar qualidade de vida

   Atividades educativas como Caminhada da Saúde, Grupo de Gestantes e Grupo de Alimentação, desenvolvidas por trabalhadores e usuários do Posto de Estratégia da Saúde da Família, no Barreto Alto, mudou o conceito de tratar doenças, prevenção e acolhimento naquela unidade. Cerca de cinquenta pacientes, pelo menos uma vez por semana, reúnem-se no Polo Cultural da Vila Barreto, que fica na Rua Mackenzie, 257, em frente à EE Professor José Pinto do Amaral, na Vila Barreto, em Mairinque.
   Na manhã desta quarta-feira, 27 de agosto, monitorados pela enfermeira da unidade, Pâmela Cristina Rebolo Ribeiro, moradores do bairro praticaram 45 minutos de caminhada nas imediações do Polo. “São todos pacientes que se exercitam para controlar pressão arterial, diabetes, glicemia, ansiedade ou qualquer outro problema de Saúde”, explica Pâmela Cristina.


Qualidade de vida

   Conforme explica a enfermeira, os pacientes já perceberam que o exercício físico, aliado à dieta balanceada e à medicação controlada, melhora a qualidade de vida, o sono e o humor. “Depois da caminhada, todos se reúnem no Polo Cultural para uma sessão de alongamento e descontração. Ao final, duas auxiliares de enfermagem da Estratégia da Saúde da Família aferem a pressão e conversam com o pessoal”.
   A médica da Saúde da Família do Barreto Alto, Camila Quitério de Carvalho, que faz pós-graduação em Medicina da Família custeada pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), complementa que as atividades físicas integradas são importantes para “integrar as pessoas, ampliar os círculos de amizade e, ainda, aproximar as pessoas da unidade de saúde que precisa ser referência para elas”.
            Camila adianta que o Estratégia de Saúde da Família também começará a desenvolver o Programa “Xô Cigarro” no Polo Cultural da Vila Barreto. Ela argumenta que o tabagismo ainda é um dos grandes males que agravam a saúde da população. Segundo ela, o Programa deverá sair do papel nos próximos dias. “O cigarro traz prejuízos aos fumantes e, também, aos fumantes passivos, que são aqueles que convivem com os fumantes e respiram a fumaça. Vamos desenvolver um trabalho de conscientização que mostrará às pessoas as vantagens que elas terão ao abandonar esse vício”, afirma a médica. Fonte: Prefeitura Municipal de Mairinque




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.