quarta-feira, 28 de abril de 2010

JCC Comprometidos com Meio Ambiente

Fui convidada para dar uma palestra no último dia 20 de abril sobre o Meio Ambiente, especificamente materiais recicláveis e possibilidades de coleta para os alunos das escolas Ignês Blanco Abhreu, Educador Paulo Freire e Escola Estadual Profª Maria Oliveira Lellis Ito, que integram o JCC (Jovens Construindo Cidadania). O convite partiu dos Coordenadores, os Policiais Militares Soldado Justi e Soldado Estevão.
Esse programa, JCC, tem por finalidade auxiliar na educação, cultura e lazer, nos aspectos relacionados à prevenção criminal juvenil, às drogas e à violência, na promoção da cidadania, destinados a colaborar na orientação, estudos, trabalhos e atividades diversas, abrangendo a área criminal e sua respectiva prevenção, no ambiente escolar e na comunidade.
Os estudantes estão informados sobre a necessidade de coleta seletiva, certamente esse tema tem sido tratado nas disciplinas dos cursos que estão fazendo e querem realizar ações concretas nas escolas. Isso é fundamental para o aprendizado.
O projeto (JCC) é desenvolvido no Brasil desde 1999 pela Polícia Militar do Estado e a primeira cidade a aderir a iniciativa foi Bauru, no interior de São Paulo, cujo objetivo é identificar e desenvolver nos jovens lideranças positivas, espírito de cidadania e participação, capacidade de identificação de problemas, habilidade em solucioná-los, além de criar um ambiente seguro para se viver criando comprometimento com a escola e a comunidade. Um dos compromissos dos jovens é com o meio ambiente sustentável, equilibrando uso e reuso para a preservação de nosso ecossistema, ou seja, o planeta como um todo.
Em minha fala ressaltei: “É uma forma de interação do mandato com os alunos das escolas, com a comunidade, e deixei com as professoras e coordenadores (a) um Guia do Lixo desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente para orientar projetos nas escolas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.