segunda-feira, 26 de abril de 2010

Muitos são os espaços onde estão acontecendo a discussão das cidades. Um deles foi 5° Fórum Urbano Mundial da Organização das Nações Unidas de 22 a 26 de março último aconteceu no Rio de Janeiro e ao final foi divulgada a Carta do Rio. Em seis pontos, o documento defende a busca por cidades mais justas, democráticas, sustentáveis e humanas. Segundo a carta, o mundo se urbanizou e neste milênio haverá um fluxo de pessoas para as cidades ainda maior do que o já ocorrido.

Essa tendência representa uma oportunidade de mudança, que deve gerar uma nova perspectiva dentro do conceito de direito à cidade, detalhado ao longo do documento. Ele abrange a garantia de que não haja discriminação de gênero, idade, raça, condições de saúde, renda, nacionalidade, etnia, status migratório, orientação política, religião e orientação sexual. Com mais de 20 propostas para melhorar as cidades e ampliar o acesso à moradia em áreas com infraestrutura, a Carta do Rio de Janeiro marca o encerramento do Fórum Social Urbano, evento organizado por movimentos sociais e pesquisadores, que reuniu cerca de 10 mil pessoas durante toda a semana, na capital fluminense.
O documento defende a redução das desigualdades sociais nas cidades, com casas populares em áreas urbanas e próximas ao mercado de trabalho, o fim de remoções e despejos para realização de megaeventos, a regularização de bairros pobres e acesso ao transporte público de qualidade, além da reforma agrária e opções de trabalho. A idéia é que possa ser utilizada na elaboração de políticas públicas em vários países.

A próxima edição do fórum será realizada no Bahrein, em 2012. (fonte Ministério das Cidades)

http://wuf5.cidades.gov.br/pt-BR/Home.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.