Essa retomada esta sendo viabilizada após estudos que o Ministério dos Transportes apresentou em Sorocaba há três anos. Sendo que em vários municípios do país este projeto já foi implantado. A idéia era as prefeituras e entidades se prepararem para essa retomada, inclusive atraindo a comunidade para discussões.
Possivelmente, o projeto do trem turístico seja implantado antes do de passageiros. Pelo que observamos o de passageiros esta gerando polêmica. Alguns prefeitos da região entendem que trens de passageiros, percorrendo o eixo capital-interior poderá trazer transtornos a medida em que atraia grandes contingentes populacionais da capital para o interior.
Discordo totalmente, pois grande transtorno é não termos trem de passageiros durante anos. Todos sabem das inquestionáveis e inúmeras vantagens dessa modalidade de transporte e que há interesses econômicos que não admitem a volta do trem para passageiros. Como pegaria mal defenderem o transporte rodoviário se escondem atrás de argumentos infundados.
Outro projeto é o Trem Turístico Sorocabana que será viabilizado por um consórcio. Aprovei na Câmara o projeto que autoriza Mairinque a integrar um Consórcio Intermunicipal visando a implementação do projeto
Trem Turístico Sorocabana, formado pelos municípios de Laranjal Paulista, Pereiras, Jumirim, Iperó, Boituva, Cerquilho, Sorocaba, Votorantim, Mairinque e a Estância turística de São Roque. Também faz parte do consórcio o Instituto Chico Mendes, da Fazenda Ipanema.
Emenda de minha autoria garantiu recurso no orçamento municipal para reformas da estação ferroviária, um dos principais atrativos turísticos desse roteiro.
Minha atuação daqui para frente será no sentido de unir aqueles que querem discutir formas de inserir os segmentos interessados nos projetos e me preparar para a primeira viagem turística é claro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.