sexta-feira, 25 de março de 2011

DIA DA ITUPARARANGA e o DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

No dia 22 de março comemoramos o DIA DA ITUPARARANGA e o DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

O Dia da Itupararanga foi criado através de Projeto de Lei de autoria da vereadora Déia. Esse projeto, aprovado em 2009 instituiu no município de Mairinque o dia 22 de março como o Dia da Itupararanga.


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992.


Quando falamos em comemoração desta data, nos referimos ao exercício de reflexão do que ela representa. Apesar de dois terços de o planeta Terra ser formado por água, somente cerca de 0, 008 %, do total dessa água é potável (própria para o consumo). E como sabemos grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.

No caso de Itupararanga houve enorme degradação sofrida nos últimos 30 anos. Especulação imobiliária desenfreada, desmatamento das margens, agricultura extensiva no seu entorno e conseqüentemente uso de agrotóxico e extração da água para irrigação, estão entre as principais ações que contribuíram e contribuem para sua degradação.

 alunos durante palestras do Dia da Águia e Dia da Itupararanga

A represa de Itupararanga banha os municípios de Cotia, Vargem Grande Paulista, São Roque, Mairinque, Alumínio, Ibiúna, Votorantim e Piedade. Além desses municípios é a principal abastecedora de água para o município de Sorocaba.

Uma lei de 1969 do então prefeito Arganauto Ortolani, instituiu a área da represa como ”zona de turismo e recreação”. Já foi um sinal da preocupação com a preservação da represa, pelo menos nos limites do nosso município.

Porém, durante anos a importância sócio-ambiental da represa foi relegada a um plano de abandono. Os municípios permitiram a degradação da represa sem avaliarem as conseqüências futuras. Só no final da década de 90, com a aprovação da lei que instituiu a área da represa como APA – Área de Proteção Ambiental, as ações para barrar sua degradação foram ganhando força.


Vereadora Déia com alunos da E.M. Gabriel Rocha

No último dia 22 estivemos participando e coordenando várias ações para debater o Dia da Itupararanga e o Dia Mundial da Água. Porém, duas atividades merecem destaques: um evento com alunos da E.M. "Gabriel Rocha", organizado pela escola em parceria com o PLENU – Instituto Plena Cidadania e Fundação Florestal e o ciclo de palestras promovidas pelo CEMEC – Centro Municipal de Educação e Cultura. Nessas duas atividades foi possível dialogar com crianças e jovens estudantes que serão os responsáveis pelo futuro da nossa sociedade.


leia mais: http://apaitupararanga2.blogspot.com/index.html#4778434678986100702

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.