terça-feira, 29 de março de 2011

PROJETO SAMU CHEGA A MAIRINQUE

Esta vereadora votou a favor e foi aprovado o projeto incluindo Mairinque no sistema SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - cujo atendimento ao cidadão é feito pelo telefone 192.


Em 2010 estive junto com o vereador Teixeira na cidade de Tatuí quando o Governo Federal entregou centenas de ambulâncias para cidades com mais de 100mil habitantes. Meses depois, o Governo Federal anunciou um novo lote e desta vez as cidades do porte de Mairinque foram incluídas.


Vereador Teixeira e vereadora Déia na entrega das ambulância em Tatui

No mês passado foi enviado para a câmara de vereadores o projeto do executivo para a aprovação do convênio para o programa SAMU. Junto com meu voto, os vereadores aprovaram a autorização do convênio. Agora, aguardamos com muita expectativa a implementação do programa.

Obtivemos essa semana a informação de que uma ambulância do SAMU já está a disposição no município, no entanto, aguardamos informações oficiais sobre a situação atual e se vai começar a funcionar em abril desse ano, que é o prazo previsto.

PROGRAMA SAMU

O programa tem entre seus objetivos o de padronizar e dar mais dinâmica ao trabalho de atendimento emergencial na saúde, além de diminuir o custo operacional por parte dos municípios. O sistema de comunicação é por rádio e a padronização no atendimento é fundamental em caso de acidentes de grande gravidade.


O Samu faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, que desde 2003 está funcionando, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública. Com esse programa o governo federal tem conseguido reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro rápido.
O serviço funciona 24 horas, com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Os atendimentos de urgência e de emergência são feitos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. A comunicação é feita por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou quem fez a chamada, sobre as primeiras ações e procedimentos a serem desenvolvidos.

Esse mesmo médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. O médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos, para conseguir reserva de leito para que o atendimento continue.

O Samu-192 de Sorocaba começou a funcionar em 2007, hoje são nove ambulâncias - duas delas com UTI - e tem cerca de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, telefonistas e condutores, todos treinados e capacitados para desenvolver as suas respectivas funções.

Em Mairinque o custo estipulado é de 0,013398 UFESP(Unidade Fiscal do estado de São Paulo) por habitantes que no presente mês é de R$0,23. Então os 43.658 habitantes multiplicado pelo valor unitário dará um total de R$10.041,34 por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.