quinta-feira, 26 de maio de 2011

POUSO ALEGRE

Esse é um loteamento muito especial!

A topografia de encosta suave, cheia de nascentes, teve parte da vegetação retirada, principalmente, para a construção de ruas e edificação de casas. Mas a região, ainda conserva trechos de APP – Área de Proteção Permanente preservada, tem muitos lotes de vegetação em regeneração e, na sua parte mais alta, tem uma vasta cobertura de mata, além de um o lago da área pública localizado em uma das entrada do loteamento que é maravilhoso.
Mas não é a formalidade de ser aprovado e coisa e tal que o torna especial. É que formou-se uma comunidade, que embora próxima da cidade, preserva caracteríscas da simplicidade acolhedora do meio rural. E curioso é que muitos vieram de São Paulo, porém os pais ou avós "era gente de sítio". A maioria dos proprietários é de Mairinque e cidades vizinhas, portanto, não são donos de chácaras de fins de semana e sim moradores. Muitos têm pequenas plantações de subsistência e se consideram protegidos com os templos de diversas religiões que fazem parte do convívio da comunidade.

 
Enfim, fiz todo esse preâmbulo dizendo dos atributos do Pouso Alegre porque a paisagem enche os olhos dos visitantes e por isso pode até parecer que os moradores de um lugar tão bonito não tem motivos para reclamações. Bem, não foi isso que constatei na última reunião da associação de moradores, na qual estive presente.
A comunidade nos passou as seguintes reivindicações:
1. Correio no bairro – para isso a prefeitura e os moradores precisam se entender com relação aos números das casas para posteriormente o correio iniciar o trabalho;
2. Melhoria das ruas – trabalho a ser realizado em todas as ruas. Algumas, por falta de conservação, o mato esta praticamente sumindo com a rua;
3. Via principal – é urgente que se coloque tubos de drenagem e providencie o cascalhamento para permitir o tráfego da linha de ônibus.
4. Iluminação de vários trechos de ruas – muitos moradores voltam do trabalho ou da escola à noite e ficam sujeitos ao desconforto da escuridão, principalmente pelas ruas serem de terra.
 
Aquele bairro tem tudo de pitoresco para o desenvolvimento turístico. Poderia ter um restaurante, pousadas e outras atividades para acolher visitantes e turistas, já que se localiza nas proximidades de Ibiúna e junto à represa Itupararanga. Penso que a partir de um projeto de desenvolvimento do turismo para o município de Mairinque, implantando pontos de lazer na represa, essa possibilidade tem tudo para dar certo e poderá ser uma fonte de renda para aqueles moradores.
Na minha função de vereadora, encaminhei esses pedidos  exigindo que a prefeitura seja breve no atendimento daquela comunidade. 

Vereadora Déia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.