terça-feira, 6 de setembro de 2011

VEREADORA VISITA DEPENDÊNCIAS DA SANEAQUA

Depois de muita polêmica, audiências públicas e debates, os serviços de água e esgoto de Mairinque foram privatizados pela atual administração.

Nossa posição sempre foi pela constituição de uma autarquia municipal para cuidar desse serviço essencial para a população. Dessa forma os recursos arrecadados seriam investidos na própria autarquia de forma a melhorar os serviços prestados e preservar o patrimônio público.
Por outro lado o prefeito fez todos os esforços para entregar à iniciativa privada. Essa situação, é importante esclarecer, prevê lucros que não são investidos no serviço público e, certamente, pouco circula na economia do município. Aliás, nossa recente história na aventura de privatizar o saneamento foi uma decepção. Começou com a CIÁGUA que terminou se arrastando e deixando dívidas pela cidade, onde até conta de luz não foi paga, e terminou com empresas prestando serviços emergenciais.

Apesar de sair das mãos do poder municipal a vencedora desse processo foi um consórcio envolvendo a estatal SABESP e a empresa privada Foz do Brasil, do grupo ODEBRECHT, que originou a SANEAQUA que operará os serviços em Mairinque. Se não foi o que entendíamos ser melhor para Mairinque, também não foi a entrega desbragada, já que a SABESP apesar de economia mista tem compromissos e é controlada pelo poder público estadual. Enfim, foi um debate que travamos e que entendemos ter sido uma vitória do legislativo de Mairinque e consequentemente da população.

Bem, agora temos que exercer a função para a qual fomos eleitos, que é fiscalizar e acompanhar os serviços prestados pela empresa vencedora, a SANEAQUA. Na semana passada, no dia 29/agosto, estivemos junto com outros vereadores visitando as dependências da empresa SANEAQUA. Pudemos verificar sua estrutura administrativa e operacional, o que nos pareceu estar dentro do esperado para a prestação de um bom serviço. Mas, continuaremos exercendo nosso trabalho de acompanhamento e fiscalização para que não seja um cenário passageiro, aliás, essa é nossa obrigação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.