terça-feira, 8 de novembro de 2011

IMPORTANTE AGENDA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

QUESTÃO AMBIENTAL NA REGIÃO


Dia 10 de novembro as entidades, órgão do governo do Estado, companhias de água e esgoto e prefeituras se reunirão em Cerquilho para a última plenária de 2011 que reúne 34 cidades entre as quais esta Mairinque que formam a Bacia dos Rios Sorocaba e Médio Tietê. O Comitê é conhecido pela sigla CBHSMT onde são discutidos problemas e projetos relacionados aos recursos hídricos que abastecem indústrias e movimentam empreendimentos agrícolas e de lazer e, portanto, mexe com as cidades.

O GOVERNO DO PSDB EMPURRA PRESÍDIO PARA MAIRINQUE

A questão do presídio será debatida por entidades de Mairinque, Associações de Moradores de Bairros de Sorocaba – Brigadeiro Tobias e Mato Dentro e pelo município de Itu.

Itu tem interesse em captar as águas do Ribeirão Piragibu para complementar a distribuição à sua população.

A nossa luta no CBHSMT tem sido pela recuperação do ribeirão. Na contra mão, o Piragibu será impactado pelo presídio que se somara a grande parte do esgoto de Mairinque e de Alumínio que são descarregados nesse ribeirão sem tratamento. No caso específico do Mato Dentro a importancia dessa água é para agricultura, pesqueiros e recreação.

Desde 2008 apresentamos as nossas argumentações no CBHSTM e continuamos cobrando os encaminhamentos.

DEPUTADA ANA PERUGINI(PT) FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA EM MAIRINQUE PARA DISCUTIR PRESÍDIOS

A Deputada Ana Perugine(PT) presidirá a audiência pública(AP) que se realizará em Mairinque dia 17 de novembro – 19horas na Câmara Municipal.

Se manifestarão autoridades de municípios que já contam com presídio, a exemplo de Hortolândia, e que falarão dos problemas decorrentes dessas instalações.

Cidadãos e cidadãs de Mairinque, Alumínio, Sorocaba e de outros municípios afetados por presídios, assim como trabalhadores da Justiça e Segurança terão nessa AP oportunidade para se colocarem e clarearem essa discussão.

ÁGUA DE IBIÚNA PARA ABASTECER REGIÃO METROPOLITANA?!

Também será apreciado no dia 10/11 o parecer da Câmara técnica do CBHSMT que analisou o pedido da SABESP. Trata-se do Sistema São Lourenço que consistirá na retirada de água da Represa da Fumaça, localizada no sertão de Ibiúna, para ser transportada para ampliar o abastecimento de água das seguintes cidades operadas pela SABESP: Barueri, Santana do Parnaíba, Carapicuíba, Itapevi e Vargem Grande .

Esse projeto tem sido amplamente denunciado por ambientalistas e militantes do setor de recursos hídricos.

O governo do Estado alega estar precisando das águas de regiões distantes para abastecer as cidades da região metropolitana. Caso as metas da despoluição do Tietê tivessem sido atingidas pelos governos SERRA, ALCKMIM, projetos de mais 10 anos, onde foram investidos mais de 1,5 bilhão de dólares, certamente os mananciais da próprias RM dariam conta dessa demanada.

O FRACASSO DA GESTÃO TUCANA

Fica a pergunta: A crescer nos índices atuais quanto de água será necessário para atender essas cidades nos próximos anos?

A CETESB avaliou que mais de 90% dos pontos monitorados no trecho do Tietê na cidade de São Paulo estão em situação pior quando comparados com o início do projeto.

É ou não é um fracasso sócio-ambiental do Estado?. Sem despoluir o Tietê e buscando água cada vez mais longe e em maior quantidade esta estabelecido o caos. O trecho acima da nossa região, ou seja, o trecho do Alto Tietê que cruza a RM poluindo cada vez mais, precisa nesse momento dessa quantidade e quando será o próximo pedido?
A continuar a verticalização e ocupação desses municípios teremos água para todos? Não será a hora de se discutir restrições quanto á ocupação em áreas onde haja baixa oferta de água potável e até que outros manciais sejam recuperados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.