terça-feira, 24 de janeiro de 2012

COMUNIDADE FAZ REIVINDICAÇÃO A SANEAQUA

Em reunião ocorrida dia 19/1 foi solicitado à empresa SANEAQUA, responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, que apresentasse os estudos e projetos realizados no primeiro ano da concessão iniciada em outubro de 2010. A SANEAQUA é uma empresa do consórcio SABESP/Foz do Brasil. É importante lembrar que a prefeitura estabeleceu que não houvesse, no primeiro ano da concessão, investimentos.


A SANEAQUA informou aos presentes sobre as obras realizadas na estação de tratamento de água e nos reservatórios.
Em abril de 2011, presidindo a comissão de Desenvolvimento Industrial, Comércio e Serviços, realizei na Câmara uma Audiência Pública sobre essa concessão e foi apresentado pela empresa as informações de que estava realizando os estudos e projetos. Ficou acertado que assim que concluídos seria elaborado um cronograma de obras e apresentado a população. Esse foi o foco da reunião do dia 19/1, organizada pelo meu mandato.

Moradores e entidades dos bairros Jardim Reneville, Monjolinho, Estrada do Xavier e Dona Catarina puderam se manifestar diretamente à empresa sobre os problemas decorrentes da falta de rede de esgoto ou de água. Para 2012 somente para o Recanto dos Eucaliptos está programada obra de rede de esgoto. Monjolinho, Reneville e Waldez para 2013 e Dona Catarina a partir de 2015.
Reforcei a necessidade de se antecipar essas obras, pois é inconcebível que fiquem mais anos esperando para ter rede de esgoto.

Mesmo tendo sido antecipada para o primeiro ano a obra de ampliação de captação de água para Moreiras/Roseira, o que foi uma conquista para aqueles moradores, parte dos moradores de Roseira reivindicam a extensão da rede para resolver seus problemas de falta de água.

As moradoras da Estrada do Xavier saíram da reunião satisfeitas, pois será feita rede de esgoto nessa rua.

Quanto à canalização de rede de água do centro da cidade, que é antiga e de ferro fundido, a empresa informou que está sendo adicionado à água o anticorrosivo Ortopolifosfato, que corrige esse problema. Evidentemente, cobraremos que seja iniciada a substituição dessa rede. Todos devem se lembrar que a prefeitura ficou anos batendo nessa tecla de que era urgente se trocar a rede de água do centro da cidade, mas se esqueceu deixar pontuado no Edital da Concessão a data certa para esse serviço.

Passamos para a SANEAQUA a reivindicação dos bairros Vila São Camilo, Pouso Alegre e Oriental sobre a rede de água.


Os participantes reclamaram dos buracos que ficam após os serviços da empresa e alguns foram
propositivos no sentido de pedir que seja colocado no site da empresa o balanço financeiro e o cronograma de obras.

Reforcei a necessidade de se antecipar essas obras, pois é inconcebível que fiquem mais anos esperando para ter rede de esgoto.
A participação da comunidade demonstrou o interesse em saber dos serviços realizados pela empresa e foi solicitado que se façam reuniões periódicas para poderem acompanhar o cronograma de obras, principalmente sobre a questão do tratamento de esgoto do município, prevista para 2016.

Avaliei como positiva a reunião e estarei empenhada na mobilização da comunidade para participarem dos próximos encontros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.