sábado, 5 de maio de 2012

COMBATE AO TABAGISMO E O MUNICÍPIO

O fato da Lei que proíbe fumar em estabelecimentos comerciais, prédios públicos, enfim, nos ambientes fechados, tem dificultado o ato de fumar e é certo que contribuiu para muitas pessoas diminuírem e algumas até pararem.


Contundo é ainda muito grande o número de pessoas que fumam. As pesquisas dão conta de que fumantes ativos e fumantes passivos estão expostos a cerca de 4.720 substâncias tóxicas, fazendo com que o tabagismo seja fator causal de aproximadamente 50 doenças diferentes, destacando-se as doenças cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas.
Para essa questão de saúde pública o Ministério da Saúde tem ações que amplia o acesso à abordagem e tratamento do tabagismo para a rede de atenção básica e de média complexidade do SUS, regulamentada na Portaria 422 de 13/8/2004. Em Mairinque o Programa de Abordagem e Tratamento do Tabagismo não está implantado e essa e sem dúvida uma grande necessidade.
Em Mairinque o Programa de Abordagem e Tratamento do Tabagismo não está implantado e essa é sem dúvida uma grande necessidade.


Esse programa tem que ser implantado na rede municipal de saúde. Nos municípios que já contam com esse serviço, os fumantes em tratamento recebem os adesivos medicamentosos transdérmicos de nicotina que fazem parte do tratamento entre outros medicamentos e procedimentos.

Como em Mairinque não se tem banco de dados no Sistema de Saúde também é difícil se ter idéia do recurso necessário para tal atendimento, mas é certo que seria altamente positivo, principalmente, pela satisfação dos não fumantes.

Déia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.