Déia em reunião sobre a instalação do centro de hemodiálise em 2011 |
ENTENDA O CASO
Um convênio firmado em 2001 entre Governo Federal - que disponibilizou 300 mil reais - e a Prefeitura de São Roque com 145 mil reais possibilitou a construção do prédio ao lado da Santa Casa de São Roque, em terreno doado pela mesma.
Como em 2010 o prédio ainda estava sem uso, a vereadora Déia oficiou ao MS para saber dos encaminhamentos para inicio do atendimento e a resposta foi que a Prefeitura de São Roque até aquela data não tinha encaminhado ao MS solicitação de habilitação de serviço de nefrologia e que seria feita vistoria ao prédio cujas obras tinham sido concluídas em 2006. No mesmo ofício o MS reafirmou que a finalidade do prédio não poderia ser alterada. O Núcleo Estadual do Ministério da Saúde – São Paulo – NESP - vistoriou o prédio e em seguida várias reuniões com representantes dos municípios foram organizadas.
Para o funcionamento a Prefeitura de São Roque, a pouco mais de um mês firmou parceria com o ISDEM (Instituto Sulamericano para Promoção da Equidade no Desenvolvimento Sustentável e Multisetorial), para atendimento a pacientes com insuficiência renal e para os que precisam fazer hemodiálise se tornou realidade.
SEGUE A LUTA POR UTI
No entanto, ainda continua a luta pela conquista de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), pois esse tipo de tratamento requer obrigatoriamente uma UTI à disposição. Esse serviço vem sendo suprido temporariamente pela Unimed São Roque.
Muitas pessoas se beneficiarão desse novo serviço. Os pacientes fazem hemodiálise pelo menos três vezes na semana, e, além do cuidado à saúde, um serviço mais perto de casa evitará o desconforto e o tempo de viagem que as pessoas despendem, pois algumas precisam sair de casa de madrugada e voltar somente a noite. Essa unidade conta com mais 60 profissionais
Isso é sem dúvida um marco para a saúde da região visto que atenderá grande parte da população. Mas ainda precisamos de mais! Precisamos conquistar uma UTI para atendimento aos usuários do SUS próxima ao Centro de Nefrologia, pois para que o serviço seja de excelência é necessário uma UTI que atenda os usuários do SUS. Um requerimento já foi enviado ao Dr. João Marcio Garcia, Diretor Regional de Saúde, que muito se esforçou para o inicio do atendimento, para que nos informe quando será implantada a UTI.
Vereadora Déia (PT)
Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.