terça-feira, 25 de setembro de 2012

MERENDA ESCOLAR E AGRICULTURA FAMILIAR: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL PARA MAIRINQUE

Déia e Dona Ercília, produtora rural do bairro Capuava
Durante a campanha eleitoral há muitas oportunidades de se conversar sobre assuntos que, no decorrer dos anos, não conseguimos discutir com a população.

Como a novidade, de um ano para cá, é a compra de produtos frescos – verduras e legumes – para a merenda escolar. Estou aproveitando para enfatizar junto aos pais o significado dessa medida garantida por lei federal. (veja link abaixo).

De um lado essa compra de verduras e legumes melhora a qualidade da merenda. Do outro lado, garante a compra desses produtos diretamente dos produtores, evitando que atravessadores ganhem em cima deles.

Pergunto aos pais se os filhos estão gostando, se começaram a mudar os hábitos alimentares entre tantas outras indagações. Concluo que é recente a mudança para alterar hábitos, mas é urgente que se integre os pais nessa questão de forma a produzir efeitos positivos com essa medida.

Outro aspecto da questão é o apoio aos produtores da agricultura familiar que, ao contrário do que muitos pensam, temos muitos espalhados pelo município e que podem intensificar a produção e se tornarem fornecedores. Está aí um resultados que precisamos alcançar num futuro breve: mais produtores de alimentos em Mairinque, já que temos muita terra para plantar e uma demanda escolar razoável.

Esses produtores, além do consumo local, podem inclusive ampliar sua produção pois estamos num local privilegiado entre Sorocaba e São Paulo e isso contribui para o escoamento rápido,  e a certeza de bons negócios.

Para conhecer melhor o assunto acesse os links abaixo recomendados. Além disso, nas postagens mais antigas do nosso blog você encontra as quantidades e produtos comprados pela Prefeitura.

Curso de apoio aos agricultores – Ibiúna:

Agricultura familiar veja:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.