terça-feira, 27 de novembro de 2012

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB):


Melhorando a qualidade da educação




Fechando o ano, sabemos das muitas dificuldades das escolas municipais da nossa cidade, como a insuficiência de salas de aula da Escola da Porta do Sol que faz com que alunos de sexta série – a partir de 10 anos - estudem das 17 às 22 horas, fato altamente negativo para o ensino do município, assim como a questão do material e uniforme escolar, as salas de apoio pedagógico entre outros.


Mas acreditamos que o aspecto que, nesse momento está em evidência é a expectativa sobre os novos dirigentes da educação a partir de 2013.

Um indicador para se atingir metas na educação básica sem dúvida é o IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que foi criado pelo INEP/MEC em 2007 para verificar a qualidade da educação das escolas públicas dos municípios brasileiros a partir de dois aspectos:

1. Fluxo, ou seja, a progressão ao longo dos anos e,
2. Desenvolvimento dos alunos, ou seja, o aprendizado.

Cada escola tem suas metas definidas individualmente pelo INEP e leva em conta o ponto de partida e qual foi o valor inicial.

A escala de pontuação varia de zero a dez e no site do MEC é possível ter acesso a todos os dados. Para o nosso caso o quadro abaixo indica a escola, bairros e respectivas notas, sendo que pela metodologia as notas baixas como 3,80 significa ATENÇÃO e a melhor nota, que foi a da Escola Villaça é nível EXCELÊNCIA. Lembrando que a meta para esse ano era de 6,0 - índice considerado de qualidade pelos países desenvolvidos.

A questão é complexa. Merece atenção e investimentos do governo municipal para que consigamos atingir as metas e com isso dar um ensino de qualidade a todos. Levamos sempre em consideração que educação de qualidade depende muito dos professores, diretores, funcionários da educação, vários outros profissionais atuando na área, além da integração com outras áreas como a cultura, esporte e lazer, com o objetivo de progressivamente aumentarmos efetivamente a qualidade de ensino.


Veja no quadro a pontuação de cada escola do município:


Parabéns à toda equipe da escola Villaça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.