terça-feira, 27 de novembro de 2012


UM AVANÇO PARA A CAUSA FEMININA




 No último dia 30 de outubro, teve início o Programa do Governo Federal/MEC, MULHERES MIL, voltado para o aumento da escolaridade, qualificação profissional e geração de renda, dirigido às mulheres que vivem em condições adversas, em vulnerabilidade social e que não tiveram oportunidade de estudar.


O Programa teve início no Norte e Nordeste do País através dos Institutos Federais. Na nossa região, temos o Instituto Federal – campus São Roque, localizado no bairro Paisagem Colonial.


Após meses de organização, o curso teve início com aproximadamente 100 mulheres de várias localidades da região que irão se qualificar profissionalmente em Preparo e Manuseio de Alimentos.


Mas, o que queremos olhar aqui não é somente essa valiosa oportunidade no campo da qualificação profissional. Queremos olhar a questão de gênero.


Ao conhecermos as mulheres que ali estão, temos dois fatos explicitamente revelados. O primeiro diz respeito ao novo modelo de administração pública construído pelo Partido dos Trabalhadores, representado pela nossa Presidenta Dilma Rousseff e as ações afirmativas, que se configuram em programas e suportes efetivos às questões da mulher.


Sem dúvida, podemos afirmar que o Brasil continua em galopante avanço quando oferece à sua população feminina programas como o Mulheres Mil.


Sabemos que cada mulher que ingressou no curso sairá dele empoderada e qualificada profissionalmente. Sabemos que cada uma se sentirá capacitada para as transformações que se fizerem necessárias na busca de uma sociedade que valoriza a pessoa e corrige injustiças históricas, como a questão da mulher e de outras diversas minorias.


Para saber mais a respeito do programa Mulheres Mil, acesse a página www.mulheresmil.mec.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.