terça-feira, 9 de abril de 2013

ÁGUAS DE MARÇO


Fechamos março com algumas poucas atividades relacionadas ao tema Água e a certeza de precisamos intensificar as ações, porque a coisa não está boa.

O relatório de situação das águas da represa Itupararanga, de onde sai o precioso líquido para abastecer Mairinque, São Roque,Votorantim e a imensa Sorocaba, nos dá conta de que a qualidade daquelas águas decaiu nos últimos anos.

No Conselho Gestor da APA, que é um colegiado formado para a preservação da represa de Itupararanga, participam pessoas das entidades (como no meu caso), representantes das prefeituras e de órgãos do Estado. Os encontros são periódicos e todos podem participar, independentemente de fazer parte do Conselho. No blog http://apaitupararanga2.blogspot.com podem ser acessados estudos e as ações do conselho. Esse é um convite para que mais pessoas se juntem na defesa das nossas águas.

Também pela sociedade civil, farei parte de dois grupos no Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê: Câmara Técnica de Proteção das Águas e Câmara Técnica de Saneamento.

Tão importante quanto proteger as águas de Itupararanga é a proteção das água do Ribeirão Piragibu que corta a região dos barros Dona Catarina, Cristal e Mato Dentro, e a recuperação das águas do Ribeirão Varjão que recebe todo esgoto de Mairinque. Para isso, uma das ações será no sentido de conquistar a antecipação da Estação de Tratamento de Esgoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.