terça-feira, 30 de abril de 2013

 “PRECISAMOS INCLUIR NO PRONATEC SENAI OS JOVENS ”



A prefeitura segue conferindo cadastros e fazendo a busca ativa das famílias que precisam do benefício Bolsa Família. Esse esforço esta sendo feito no Brasil todo para ser atingida a meta de erradicação da pobreza.

Importante lembrar que são exigências do programa a permanência de crianças e jovens na escola e o cuidados com a saúde. Mas, fazer com que os jovens façam cursos e oficinas para que possam buscar o primeiro emprego capacitados é um desafio.

Para quem ainda duvida da positividade do programa Bolsa Família, pesquisa do IPEA constataram que o benefício Bolsa família eleva a taxa de aprovação nas escolas de crianças de famílias atendidas. Leia mais no http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias/2013/03/alunos-com-bolsa-familia-repetem-menos-de-ano

A listagem das famílias atendidas estão na página da Caixa Econômica Federal WWW.caixa.gov.br e no Ministério do Desenvolvimento Social WWW.mds.gov.br , para que uma pessoa ou entidade queira acessar os dados. Claro que sabendo de alguém que necessite desse benefício devemos indicar que a pessoa procure serviço na Secretaria do Bem Estar Social que é a porta de entrada de atendimentos.

Já o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego), parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Plano Brasil Sem Miséria (BSM) coordena a oferta de vagas de qualificação profissional no âmbito do Pronatec. São cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas.

“ Jovens de Mairinque já estão cursando PRONATEC no SENAI e sabemos que o Ministro da Educação ampliará esse programa” esclareceu a vereadora Déia. A oferta é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares.

A execução do programa é desenvolvida junto às prefeituras municipais que se responsabilizam pela mobilização dos beneficiários e pré-matrícula. Os pré-requisitos para participação no PRONATEC/Brasil Sem Miséria são:

- Idade a partir dos 16 anos;

- Estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CADÚNICO (Cadastro Único) mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). “ O candidato interessado nos cursos Pronatec/BSM que não esteja cadastrado no CADÚNICO mas que tenha o perfil para cadastramento, poderá ser matriculado normalmente pelo Pronatec/BSM, desde que também seja encaminhado pela prefeitura que é a responsável pela inclusão de famílias no Cadastro Único.fiquem atentos para as vagas das novas turmas do PRONATEC” finaliza Déia.

DICAS DA SEMANA: - PRESENTEIE SUA MÃE COM ARTESANATO DA BARRACA DA FESTA DE SÃO JOSÉ!



DÉIA(PT) deiapt@bol.com.br ; 4708-2910 ramal 204 ACOMPANHE NOSSO TRABALHO: WWW.vereadoradeia.blogspot.com www.camaramk.com.br (sessão ao vivo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.