sexta-feira, 3 de maio de 2013

DÉIA COMEMORA OS 10 ANOS DE SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA MULHERES




A Secretaria Políticas Publicas para Mulheres(SPM) esta fazendo 10 anos, contabilizamos muitas conquistas e sabemos que muito precisa ser feito. No site WWW.spm.gov.br esta disponível publicações, notícias enfim um vasto material . “ A área da saúde é uma das que muito ainda precisa ser conquistado”, falou a Ministra da SPM, Eleonora Meinicucci às vereadoras, prefeitas e vice prefeitas no encontro nacional que a vereadora Déia participou.

A divulgação, semana passada, de que a cirurgia dereconstrução de mama será efetuada no mesmo momento em que for realizada a cirurgia para retirada do tumor para aquelas mulheres vitimadas de câncer de mama, mulheres de todo Brasil entenderam que se tratava de um avanço.

“A lei federal 12.802/2013 dispõe sobre a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora da mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer. Quando houver condição técnica, a reconstrução será efetuada no mesmo momento em que for realizada a cirurgia para retirada do câncer. No caso de impossibilidade de reconstrução imediata, a paciente será encaminhada para acompanhamento e terá garantida a realização da cirurgia imediatamente após alcançar as condições clínicas requeridas.” Conforme publicado no site da SPM.

Em 2011, o governo federal lançou o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, estratégia para expandir a assistência oncológica em todo o país. Até 2014, a estimativa de investimento é de R$ 4,5 bilhões. Ainda no primeiro semestre de 2013, o Ministério da Saúde implantará um sistema de informação que dará um mapa detalhado da necessidade de ampliação dos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e do colo do útero.

“É importante que todas as mulheres se mantenham informadas sobre essas políticas públicas e também as divulguem – sobre saúde, combate à violência contra a mulher, o Disque 180 sobre atendimento ás mulheres vitimadas de violência - ” finalizou a vereadora Déia.

AGENDA: reunião aberta do Conselho gestor da APA Itupararanga dia 13/5 – 13h na Câmara Mmunicipal

CONTATOS: deiapt@bol.com.br - 4708-2910 ramal 218 ACOMPANHE NOSSO TRABALHO: WWW.vereadoradeia.blogspot.com www.camaramk.com.br (sessão ao vivo)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.