sexta-feira, 12 de abril de 2013

PROJETO QUALIFICARÁ PROFISSIONAIS PARA RESTAURO DE PATRIMÔNIO

Déia participou de encontro entre a diretoria do Senai e a Prefeitura, com a presença no Diretor do Departamento de Cultura, Maurício Dias, o prefeito Binho e sua esposa Elza e a vice-prefeita Marly.
Com a retomada do crescimento do país a partir de 2003, intensificou-se o transporte ferroviário que estava até então definhando. Nesse novo ciclo econômico, Mairinque aguarda o retorno do trem de passageiros, ligando Sorocaba a São Paulo, com parada em Mairinque. Sabemos que os estudos apontam parada em São Roque, mas entre os horários de pico devemos reivindicar parada em Mairinque.

Mais adiantado está o projeto de implantação do Trem Turístico Sorocabana, do Instituto Chico Mendes, cuja Lei Municipal nº 2.866/2010, instituiu a parceria entre as cidades e o Instituto Chico Mendes, que será o gestor do programa.

Nesse contexto, é importantíssimo o projeto da administração do restauro de bens patrimoniais através da Lei 2.977/2013 que dispõe sobre o Programa de Formação Profissional Cidadão de Ofício. Através do programa, jovens receberão qualificação voltada para o restauro, que é um ofício muito valorizado.

VOCÊ SABIA?

A Estação Ferroviária de Mairinque é de 1906 e foi projetada por Victor Dubugrass, precursor do modernismo no Brasil. Em 2002, o professor Nestor Goulart realizou em Mairinque uma exposição sobre a obra arquitetônica de Dubugrass, parte do trabalho de pesquisa realizado pelo professor. Outra exposição foi realizada em um prédio da Av. Paulista, Capital, no mesmo trecho em que haviam mansões projetadas pelo arquiteto.

O prédio da estação foi tombada pelo Condephaat em 1986 e em 2002 a prefeitura comprou o prédio da Rede Ferroviária Federal por R$ 79.300,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.