segunda-feira, 24 de março de 2014

Impedir que matérias contaminantes sejam jogadas em qualquer lugar é também proteger as águas

       Março, mês da águas se encerra com índices de chuva baixíssimos. Foi um verão atípico e assustador, pois as temperaturas atingiram mais de 30ºC.
      Tudo isso tem haver com o aquecimento global, com a emissão de gases poluentes, com a derrubada de matas e com um monte de outras coisas que afetam a qualidade e a quantidade de água.       Essa situação pede reflexão e mudança de atitude em relação a natureza para que  o meio ambiente  seja preservado e recuperado em muitos dos casos. 
      Em Mairinque, a lei 2798/2009, de minha autoria, instituiu o Dia 22 de março como Dia da Itupararanga. Participamos de um plantio comunitário de árvores e sabemos que  muitas ações ocorreram nas escolas e o desafio segue adiante.Algumas  coisas já estão acontecendo há alguns anos, como é o caso da coleta de pilhas e  baterias  que usamos nos celulares, rádios e relógios. Esses produtos contem os elementos zinco-manganês, níquel metal-hidreto (NiMH),  que se  deixados em local inadequado podem causar  contaminação. Daí a importância de se ter cuidado no manuseio e, principalmente, no descarte das pilhas e baterias usadas. A presença dessas substâncias, metais pesados, no meio ambiente causa poluição e  pode afetar a saúde das pessoas, animais, plantas e também as águas. Pequenas porções de substâncias poluentes fazem enormes estragos. Encaminhando esses produtos para reciclagem estamos cuidando também das águas!

  Assim como a Mafalda, personagem argentina da década de 60, muitas pessoas não sabem como é realizado o descarte de pilhas e baterias e acabam fazendo de forma incorreta. De acordo com o artigo 33 da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos todos os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pilhas e baterias terão que arcar com a responsabilidade sobre a logística reversa. A engenheira ambiental Lays Pompiani Fattori palestrou aos alunos da EE Profº Maria de Oliveira Lellis Ito e está colaborando com a ação. Colocamos  um recipiente na Câmara Municipal e encaminharemos  os resíduos  para a Associação incumbida de dar  o destino correto. Vamos nos juntar ao sistema de coleta e  encaminhar corretamente para reciclagem.
Foto: Engenheira Lays Pompiani Fattori 

 Saiba mais www.mma.gov.br  
ATITUDE CIDADÃ: REPENSE,RECICLE,REUTILIZE E REDUZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.